GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos

 A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.

A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.

De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.

Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.

A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.

Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.

O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.

A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.

Nenhum comentário: