A menos de dois meses das eleições gerais de 2022, as Edições Câmara publicam três livros dedicados ao tema. Durante o lançamento nesta quarta-feira (3), autores, organizadores e servidores responsáveis destacaram a importância de ter os volumes como ferramentas de fortalecimento da democracia e do exercício da cidadania.
Um dos livros reúne artigos acadêmicos feitos pelos consultores da Câmara sobre temas relacionados às eleições, como fake news, racismo estrutural e mandatos coletivos. É o quinto volume da coleção Agenda Brasileira.
O segundo livro, intitulado 170 termos para entender eleições, é um glossário que tenta simplificar termos como “democracia representativa” e “fragmentação partidária”. E a terceira publicação é Legislação Eleitoral e Partidária, uma compilação que inclui, entre outros, o Código Eleitoral e a Lei da Ficha Limpa.
Presente à cerimônia de lançamento, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) salientou o grande alcance dos livros.
“A Câmara dos Deputados, através das Edições Câmara, presta um relevante serviço ao Brasil de publicar obras de qualidade, obras de profundidade, obras de grande alcance filosófico, sociológico, político, que talvez não tivessem uma atratividade editorial e comercial, mas que são de grande importância para estudiosos, para pesquisadores e para formuladores de políticas públicas”, disse.
O diretor da Consultoria Legislativa, Geraldo Leite, explicou o objetivo das publicações.
“Transformar o conteúdo dos estudos que são produzidos pela consultoria por solicitação dos deputados em um produto mais amplo, de interesse de outros órgãos da casa, de outros parlamentares, das lideranças e bancadas partidárias e também da comunidade acadêmica e da sociedade”, observou.
Versão eletrônica
A diretora do Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi), Maria Raquel Melo, destacou a oportunidade de lançar os três volumes nesse cenário de processo eleitoral. Ela lembrou que os livros físicos serão vendidos pelo preço de custo. Já as edições online têm download gratuito.
A diretora das Edições Câmara, Ana Lígia Mendes, ressalta o sucesso da distribuição das publicações da editora nas plataformas digitais e a aproximação com a sociedade.
“O que a gente tem notícia é que os livros são usados em sala de aula, já viraram bibliografia de concursos públicos, são usados por operadores de Direito, por professores, por estudantes”, explicou.
As versões impressas dos livros custam entre R$ 13 e R$ 40 e podem ser compradas pelo site da Livraria da Câmara. No mesmo lugar é possível fazer o download gratuito das versões online.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
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