Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada anualmente de 1º a 07 de agosto, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e Banco de Leite Humano (BLH) da Secretaria de Saúde realizou na segunda-feira (8) o 4º Fórum de Aleitamento Materno.
O evento contou com diversas palestras e possibilitou o fomento de ações que façam o apoio à mulher que amamenta. “Em meio a tanta pressão para desmamar precocemente, o encontro reforçou o desejo e anseio de motivar ações sociais que viabilizam a amamentação para todas as realidades das mulheres em seus contextos culturais, sociais e religiosos”, destacou a enfermeira responsável pelo CEAMI/BLH, Ana Cláudia Tripac.
Além disso, Ana Claudia expôs que o Fórum foi convidativo a todos os profissionais, familiares e gestores para fomentarem ações eficazes que contribuam para prevenção da saúde do binômio mãe/bebê. “A participação da sociedade junto dos profissionais de saúde de todos os setores trouxe uma riqueza de conhecimento, possibilidades e desafios a serem encarados como propósito de política pública de saúde”, concluiu Ana Cláudia.
O prefeito Aguilar Junior relembrou os projetos voltados à mulher e que hoje são realidade, como Pró-Mulher, Ceami e o Banco de Leite. “É gratificante ver um projeto que começou em 2018 sendo continuado com muito sucesso e trabalhado o ano inteiro. No mês de agosto fomentamos o assunto através da Campanha, mas o trabalho é realizado com excelência, mostrando e esclarecendo sobre o incentivo ao aleitamento materno todos os dias do ano”, destacou.
Na ocasião, o Rotary Club Poiares entregou 30 frascos de vidro, sendo 20 de 500 ml e 10 de 250 ml que serão utilizados no processo de pasteurização dos leites doados ao Banco de Leite Humano; além de 50 bolsas térmicas para transporte do leite entregues pelo Lions Clube.
O Fórum também contou com a presença do secretário de Saúde, Gustavo Boher; da secretária de Educação, Márcia Paiva; da secretária Adjunta de Saúde, Derci Andolfo; do membro do departamento científico de aleitamento materno da Sociedade Paulista de Pediatria e membro do comitê de aleitamento materno do Ministério da Saúde, Moises Chencinski, além de profissionais da saúde e apoiadores da causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário