Promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus), a plenária será aberta ao público e discutirá temas que contemplam o eixo principal da Conferência Nacional da Saúde das Mulheres relacionados à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e às políticas de equidade.
Entre os principais temas estão tópicos relacionados à população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional; a população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social); a população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos) e a população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).
O eixo principal da discussão será a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e será dividido em quatro eixos:
I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
III- Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres;
IV- Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Ao final da plenária serão elencadas 20 propostas e eleitos oito delegados que irão levar estas proposituras à Etapa Regional em Taubaté e, após, serão levadas à 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.
Entre os delegados, deverão ser eleitos quatro usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); dois profissionais da Saúde e dois representantes do poder público. Destes eleitos, 60% deverão ser do gênero feminino.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmailo.com)
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário