Uma pedra preciosa de jade, pesando 174 toneladas e avaliada em 170 milhões de dólares (cerca de 532 milhões de reais), deverá permanecer onde foi encontrada, em uma montanha na região norte de Mianmar. Os proprietários que encontraram a jade de 5,8 metros de comprimento na semana passada, por enquanto, não têm os equipamentos necessários para extraí-la. A falta de uma estrada adequada nesta área também prejudica a operação.
Mianmar produz a maioria das pedras de jade de boa qualidade do mundo – cerca de 70%. Em 2014, a venda do produto para o mercado mundial foi de 31 bilhões de dólares (aproximadamente 97,3 bilhões de reais). Segundo a ONG Global Witness, a produção é equivalente a quase a metade do PIB do país, um dos mais pobres do sudeste asiático.
Existem dois tipos de pedra de jade no mundo: a jadeíta e a nefrita. As composições químicas e físicas são as propriedades que as diferem. Ambas são usadas para fins ornamentais, em joias e ou estão presentes em obras de arte.
A rocha mais conhecida é a chamada ‘Jade Imperial’, do tipo jadeíta e que apresenta um tom de verde mais intenso, chamado de verde-esmeralda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário