Objetivo é contribuir para se alcançar diretrizes básicas do SUS
Desde o dia 24, Caraguá recebe pesquisadores e representantes da Secretaria de Saúde do Estado para produção de um diagnóstico abrangente da rede de serviços de cinco regiões do Estado de São Paulo que darão sustentabilidade ao processo de regionalização, conduzido pela pasta. Serão investigadas as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo e outras quatro regiões do estado: Metrolitana de Campinas, o Vale do Ribeira, Itapeva e o Vale do Jurumirim dentro da Pesquisa Regional e Redes – Estratégias.
A pesquisa é promovida pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG). De acordo com o instituto, essas regiões de saúde englobam 70 municípios que, convenientemente, possuem perfis heterogêneos em termos de porte populacional, condições socioeconômicas e de complexidade de serviços de saúde.
O trabalho, coordenado pelo CEALAG, integra o Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde. O objetivo é que o processo de conformação das regiões e redes possa contribuir efetivamente para se alcançar diretrizes básicas do SUS: acesso universal, integralidade das ações e equidade no atendimento.
Por meio do diagnóstico quantitativo e qualitativo proposto, a pesquisa pretende identificar os fatores intervenientes e condicionantes do processo de regionalização em curso nas cinco regiões de saúde selecionadas, além de aferir o grau de implantação das Redes de Assistência à Saúde (RAS).
As investigações serão conduzidas por equipes organizadas nas seguintes dimensões: Atenção Primária em Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Governança Regional, Contratualização, Gestão Clínica e Recursos Humanos.
Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário