Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o título de eleitor não é o documento mais importante para quem quiser votar nas eleições municipais de hoje (2).
Uma eleitora de 65 anos acordou cedo e foi uma das primeiras a chegar em sua zona eleitoral em São Vicente, no litoral de São Paulo.
Porém, não conseguiu votar porque levou apenas o título de eleitor e não tinha documento com foto. Irritada, a idosa foi embora, conformada com a ideia de que terá que justificar o voto.
Segundo informações do TSE, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto para poder participar. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.
Certidões como de casamento ou de nascimento não são aceitas.
O título de eleitor é opcional e não substitui a necessariedade de algum dos documentos acima. Mesmo assim, é aconselhável que o eleitor o leve para consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde irá votar.
Esses dados também podem ser acessados no site do TSE. Basta entrar na página e clicar no canto superior esquerdo, na opção “eleitor”, depois em “serviços” e por último em “título e local de votação”.
Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral, não é permitida a entrada de cachorros e outros animais de estimação na seção eleitoral. Assim, o eleitor não pode aproveitar o momento do voto para levar seu pet para passear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário