Há 1 ano, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal. Primeiro negro a presidir a Corte, ficou conhecido por sua postura rígida e frases polêmicas. Confira a seguir alguns de seus comentários.
'Só não aplica a lei juiz comprometido, medroso ou engajado' - Em evento realizado em setembro, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, criticou a influência política que há sobre os juízes brasileiros. Barbosa pediu que o próximo presidente da República busque simplicidade no sistema jurídico do País.
'Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre' - A frase foi dita em março deste ano para Felipe Recondo, repórter do Estadão, que, ao lado de outros jornalistas, aguardava a saída do presidente do STF de uma sessão do Conselho Nacional de Justiça, também presidido por Barbosa.
Eu acredito que a nação não aguenta mais este julgamento. Está na hora de acabar, está na hora. Como diriam os ingleses, let's move on (vamos em frente)' - Em dezembro de 2012, Barbosa cobrou mais rapidez no julgamento da Ação Penal 470, que havia começado três meses antes e até então havia se arrastado por 51 sessões plenárias da Corte.
'Justiça que tarda não é Justiça' - O comentário foi feito pelo presidente do STF no dia 21 de agosto, quando repercutiu a discussão da sessão anterior, em que houve um bate-boca entre ele e o ministro Ricardo Lewandowski. Os dois discutiram sobre a lei usada para a pena aplicada a Bispo Rodrigues, um dos réus do mensalão. Barbosa cobrava dos ministros mais celeridade com o julgamento.
'Eu tenho um temperamento que não se adapta bem à política. Isso porque eu falo o que eu penso', disse Barbosa. 'Não sou candidato a nada' - Em perfil publicado no The New York Times, em 24 de agosto, o presidente do STF descartou a possibilidade de migrar para a política.
'Lamento muito que estejamos diante desse impasse constitucional absurdo' - Barbosa queixou-se após a Câmara dos Deputados rejeitar a proposta de cassação do mandato do deputado Natan Donadon, condenado a mais de 13 anos de prisão depois de ser acusado de desviar mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.
'Nós queremos fazer nosso trabalho, e não chicana' - Em um bate-boca entre Barbosa e Lewandoski, no dia 15 de agosto, o presidente da Suprema Corte acusou o ministro de tentar adiar o julgamento do mensalão.
'Comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a esses politiqueiros' - Em agosto, Joaquim Barbosa falou que não devia explicações a ninguém sobre a compra de um imóvel em Miami. 'Sou um homem correto', afirmou.
'Mas a maioria dos advogados não acorda lá pelas 11 horas da manhã mesmo?' - Em maio, Barbosa ironizou a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de atender os advogados somente a partir das 11h.
Há muitos (juízes) para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras' - Joaquim Barbosa afirmou, em março deste ano, que muitos juízes deveriam perder seus cargos. O comentário foi feito durante julgamento que determinou a aposentadoria compulsória de um juiz do Piauí, que foi acusado de beneficiar advogados.
'A mentalidade dos juízes brasileiros é mais conservadora, pró status quo, pró impunidade' - A declaração de Barbosa foi dada a correspondentes estrangeiros em março deste ano. Ele também falou que a mentalidade dos membros do Ministério Público é 'contra status quo'.
'A debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo' - Declaração foi dada em maio, em Brasília, durante palestra para universitários. André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, criticou o ministro e falou que ele não estava à altura de presidir a Suprema Corte.
'Nosso sistema penal é muito frouxo. É um sistema totalmente pró-réu, pró-criminalidade' - Em março, o presidente do STF afirmou que as penas dos condenados no julgamento do mensalão deveriam começar a ser cumpridas até julho deste ano. Na ocasião, afirmou que os condenados passariam menos de dois anos na prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário