As declarações de Joey Barton sobre Neymar e o Brasil após a vitória da Inglaterra sobre a seleção verde-amarela por 2 a 1, na quarta-feira, podem parecer polêmicas. Porém, considerando a carreira do meio-campista, elas estão muito longe de serem a maior controvérsia dele.
Depois do jogo em Wembley, o atleta do Olympique de Marselha usou o Twitter para falar que Neymar é superestimado e que não pagaria 40 ou 50 milhões de euros pelo santista. No dia seguinte, falou para o atacante deixar a "liga da selva", em claro insulto ao Brasil. Além disso, ele se mostrou contra as orações feitas pelos jogadores e argumentou de que, se é permitido que cristãos demonstrem a fé dentro do gramado, seguidores do satanismo poderiam sacrificar animais em campo.
Leia também:
Meia inglês sugere que Neymar deixe a "Liga da Selva" para conhece-lo
Para muitos jogadores, isso se tornaria uma grande polêmica, talvez a maior na carreira. Porém, este não é o caso de Joey Barton, um atleta que já foi preso após briga em um bar, que agrediu adversários no gramado e ainda colocou um cigarro aceso no olho de um ex-companheiro.
Formado pelo Manchester City, o meia viveu algumas histórias conturbadas no clube. Na festa de Natal de 2004, ele colocou um cigarro aceso no olho do seu então companheiro de equipe James Tandy e acabou multado com a perda de seis semanas de salário pelo ocorrido.
No ano seguinte, ele foi expulso da viagem de pré-temporada do clube na Tailândia depois de encarar um torcedor de 15 anos do Everton. O meio-campista precisou ser separado pelo então capitão Richard Dunne, que acabou sofrendo um corte no dedo. Resultado: multa equivalente a dois meses de salário.
A saída de Barton dos Citizens acabou ocorrendo por conta de uma nova polêmica. Em um treino em maio de 2007, ele brigou com o companheiro de time Ousmane Dabo. Na ocasião, o atleta francês sofreu um descolamento de retina e dissera ter perdido a consciência. Assim, levou o caso ao tribunal, e o inglês foi condenado a quatro meses de prisão com sursis.
Um ano antes, ele havia se envolvido em outra controvérsia. Depois de um empate entre o Manchester City e o Everton, em Goodison Park, ele abaixou o shorts e mostrou o bumbum para a torcida do time da casa.
Nova casa e problemas antigos. Foi assim no Newcastle. Em dezembro de 2007, ele se envolveu em uma briga de bar, na qual deu 20 socos em um homem e quebrou o dente de um jovem de 16 anos. Devido à nova confusão, acabou condenado a seis meses de prisão em maio de 2008.
Ele também mostrou ser bom com os punhos dentro do gramado. Em novembro de 2010, Barton deu um soco no estômago de Pedersen, do Blackburn Rovers, em novembro de 2010. No Queens Park Rangers (clube com o qual assinou após criticar o Newcastle publicamente no Twitter), a história se repetiu.
Em maio de 2012, na última rodada do Inglês, ele enfrentava o City, seu ex-time que acabaria sendo campeão -, quando acertou Tevez com o cotovelo e recebeu o cartão vermelho direto. Já expulso, deu um soco em Agüero. Por tudo isso, recebeu 12 jogos de gancho.
Hoje, o meio-campista, que já chegou a ser comparado a Eric Cantona pelo perfil polêmico, atua na França, pelo Olympique de Marselha, por empréstimo. Aos 30 anos, ele se afastou da Inglaterra, onde colecionou problemas ao longo da carreira. Mas, falando de Joey Barton, uma confusão pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário