GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Enchentes: "é preciso utilizar o hipoclorito de sódio antes de consumir", orienta o Ministério da Saúde.



Com as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro, muitas pessoas que perderam suas casas estão em abrigos. Nestes locais, é preciso ter alguns cuidados para evitar doenças. O principal deles é com a água a ser ingerida e utilizada. O Ministério da Saúde conta com uma série de orientações nesse sentido. Em primeiro lugar, é preciso evitar o contato com a água da enchente e não consumir alimentos que também tenham sido contaminados. Já com a água para beber, é preciso utilizar o hipoclorito de sódio antes de consumir. A substância faz o tratamento da água e a torna própria para o consumo. A técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde, Mariley Daniel, explica como o hipoclorito de sódio deve ser usado.

 "Deve ser colocado duas gotas do conteúdo do frasco em cada litro de água. Caso a água esteja com bastante lama, bastante material em suspensão, deve ser filtrada antes de colocar as duas gotas do hipoclorito. Basta pegar um coador de café, pode ser de pano ou de papel, e passar a água por esse coador. Caso não tenha um coador, pode ser um pano bem limpinho, e passar a água por esse pano. É importante que a água contaminada, depois de ser potabilizada, ela seja armazenada em um recipiente limpo para ela não se contaminar novamente."

O consumo de água contaminada pode causar uma série de doenças, como conta a técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde, Mariley Daniel.

"É a diarreia, a hepatite A, doenças relacionadas aos protozoários, e pode, a partir daí, ter alguns problemas gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreias. E se for crianças, idosos pode ser até fatal. Outro problema é o contato com a água contaminada e ter leptospirose, então, é água de ingestão, mas só o contato com a pele você pode ter a leptospirose que é outra doença gravíssima."  

O hipoclorito de sódio está disponível nas unidades de saúde em todo o país em qualquer época do ano.

Nenhum comentário: