Fiquei sabendo que a Fédération Internationale de Football Association(FIFA) aprovou duas tecnologias que vão confirmar se os gols são gols de verdade.
Segundo informações do "Discovery", os dois sistemas são denominados GoalRef e Hawk-Eye. O primeiro é um sistema de antenas embutidas ao redor do perímetro do gol, que geram um campo magnético fraco. Quando a bola passa pelas traves, elas criam um sinal que é enviado a um dispositivo semelhante a um relógio de pulso, usado pelo juiz.
O Hawk-Eye (Olho de falcão) usa entre seis e oito câmeras de alta velocidade, cada uma instalada em um ângulo diferente para calcular a posição exata da bola. Os dados das câmeras são então enviados a um software de vídeo, que gera uma imagem tridimensional da trajetória da bola. Os juízes levarão um segundo para confirmar um gol.
A International Football Association Board (IFAB), que preside as regras do esporte, aprovou os novos sistemas, que passarão por vários testes antes de ser empregados em jogo de futebol “de verdade”.
Parece tecnologia demais para solucionar um problema tão trivial (determinar se a bola passou pela linha do gol), mas os erros de alguns juízes são vergonhosos. Durante a Copa do Mundo de 2010, em uma partida entre Inglaterra e Alemanha, um gol britânico que empataria o placar em 2 a 2 foi anulado pelo juiz: a bola bateu na trave e atravessou a linha do gol antes de cair nas mãos do goleiro (um gol que não teria feito muita diferença, já que a Alemanha ganhou de 4 a 1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário