Vettel renasce no Bahrein, volta a vencer e já assume a liderança do Mundial

O bicampeão está de volta. Largando na pole, Sebastian Vettel não deu chances aos carros de McLaren e Mercedes, resistiu às tentativas de um inspirado Kimi Raikkonen e venceu o GP do Bahrein, quarta etapa da temporada de 2012 da Fórmula 1.

A vitória é 22ª da carreira de Vettel, a primeira desde o GP da Índia do ano passado, e recoloca o alemão com toda a força na lista de candidatos ao título mundial ­ ele torna-se o líder o campeonato, com 53 pontos.

A segunda colocação ficou com o finlandês Kimi Raikkonen. Em sua melhor corrida desde a conquista do título mundial de 2007, ele chegou a brigar pela vitória, mas acabou perdendo rendimento nos metros finais. Para completar a grande prova da Lotus, Romain Grosjean fechou o pódio em terceiro lugar.
A corrida - Na largada, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton mantiveram as primeiras posições. Logo atrás, Mark Webber teve de segurar o francês Romain Grosjean, que teve um ótimo início de prova. Fernando Alonso, que saiu em nono, pulou para quinto. Os brasileiros também foram bem ­ Felipe Massa pulou de 14º para nono, e Bruno Senna ganhou cinco posições, de 15º para décimo.

As primeiras voltas foram marcadas por várias ultrapassagens, incluindo uma de Massa sobre Kimi Raikkonen no fim da reta, com o troco do finlandês duas voltas depois. Enquanto isso, Grosjean, na outra Lotus, escalava o pelotão com ultrapassagens.

O ritmo de disputas por posições só diminuiu após a primeira rodada de paradas nos boxes. Então, quando as estratégias de corrida começaram a se mostrar, surgiu um novo candidato à vitória. Kimi Raikkonen, campeão de 2007, poupou pneus macios nos treinos para usá-los na corrida.

A tática levou o finlandês à segunda colocação e, no início da 36ª volta, o piloto da Lotus tentou a ultrapassagem pela primeira vez. O alemão reagiu à investida e manteve-se na ponta, resistindo a novas tentativas durante toda a volta. Com Raikkonen menos impetuoso, o piloto da Red Bull conseguiu segurar o rival até que ambos foram para os boxes.

Depois da terceira rodada de pit stops, já com pneus médios, Raikkonen não conseguiu manter o ritmo. Por mais que a equipe tentasse incentivá-lo pelo rádio, o finlandês ficou para trás e teve de se contentar com o segundo posto.

Entre os brasileiros, Felipe Massa marcou os primeiros pontos da temporada, em nono; Bruno Senna, com problemas durante todo o fim de semana, abandonou no fim com problemas no freio e ficou a três voltas do vencedor, na 22ª colocação.

GP do Bahrein, resultado final1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 57 voltas em 1h35min10s990
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 3s300
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 10s100
4) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 38.700
5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 55s400
6) Paul di Resta (GBR/F orce India-Mercedes), a 57s500
7) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 57s800
8) Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes), a 58s900
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min04s90010) Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min11s400
11) Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min12s700
12) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1min16s500
13) Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1min30s300
14) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min33s700
15) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
17) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
18) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes), a 1 volta
19) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 2 voltas
20) Pedro de la Rosa (ESP/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
21) Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
22) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 3 voltas
Não completaram/número de voltasPastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 26 voltas
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 25 voltas