O governo do Estado de São Paulo determinou à nova direção do Porto de São Sebastião que as obras de ampliação do terminal comecem em 2012, com os projetos executivos finalizados neste ano, depois de mais de dois anos de atraso.
A meta assumida pelo novo presidente da Companhia Docas de São Sebastião, o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho, é conduzir o processo de ampliação do porto, que coloca em campos opostos empresários e ambientalistas.
Em entrevista logo depois que assumiu o cargo, em janeiro, Carvalho disse que seu propósito é dar continuidade ao projeto de ampliação do Porto de São Sebastião, com alternativas para o translado de contêineres e um empenho da gestão ambiental do porto, além de dar celeridade ao processo.
O VALE apurou junto a membros do conselho do porto que a determinação de dar rapidez ao processo partiu do gabinete do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que assumiu o compromisso de completar a expansão do porto durante a campanha eleitoral, no ano passado.
Obras. A meta da administração é completar o projeto executivo de duas obras incluídas no programa de expansão: a de um novo píer para atracação de navios e a pavimentação de uma área de 200 mil metros quadrados para a movimentação de contêineres. Se o projeto ficar pronto neste ano, as obras poderão ser licitadas e iniciadas em 2012.
Ambas as obras poderiam triplicar a capacidade operativa do Porto de São Sebastião, que fechou 2010 com 664 mil toneladas de carga movimentada por 47 embarcações, aumento de 26% em comparação com 2009, segundo dados da Companhia Docas. O governo do Estado pretende investir mais de R$ 5 milhões nas obras de ampliação do porto.
Com isso, segundo a avaliação de especialistas, o porto poderia ampliar a recepção de navios de 10 a 15 embarcações por mês para mais de 30, incluindo navios de 150 metros de comprimento e 150 mil toneladas de carga.
Para tanto, está incluído processo de drenagem do fundo do porto, em fase de conclusão, que deixará o local de atracação de navios com 12 metros de profundidade.
O PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) do terminal de São Sebastião está na segunda fase de licenciamento ambiental, que começou em novembro de 2008.
À ocasião, a direção do porto recebeu o Termo de Referencia Preliminar por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Em julho de 2009, recebeu o termo final e, em setembro, foi protocolado junto ao Ibama, em Brasília, o Eia/Rima.
Atualmente, o projeto de expansão aguarda a segunda fase de licenciamentos, com a aprovação da instalação dos novos equipamentos. Só depois poderá pedir a licença de operação.
Otimismo. Consultor do setor de logística e membro do conselho do porto, José Geraldo Vantine está otimista com a nova fase do complexo. Para ele, existe “elevado entusiasmo” com a postura do novo gestor. “Ele demonstra seguir uma diretriz dada pelo governador. Deve-se investir nas obras com rapidez.”
SAIBA MAIS
Expansão do porto
O processo de licenciamento das obras de expansão do Porto de São Sebastião ocorre desde novembro de 2008, quando a Cia. Docas recebeu o licenciamento preliminar. Em julho de 2009, chegou o termo final e, em setembro, foi protocolado junto ao Ibama, em Brasília, o Eia/Rima
O processo de licenciamento das obras de expansão do Porto de São Sebastião ocorre desde novembro de 2008, quando a Cia. Docas recebeu o licenciamento preliminar. Em julho de 2009, chegou o termo final e, em setembro, foi protocolado junto ao Ibama, em Brasília, o Eia/Rima
Obras
Estão previstas a construção de mais um píer para atracação de navios e a pavimentação de área para contêineres, ambas para 2012.
Estão previstas a construção de mais um píer para atracação de navios e a pavimentação de área para contêineres, ambas para 2012.
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