O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
sábado, 22 de julho de 2023
GCM é acusado de matar cachorro de morador de rua com tiro em Caraguatatuba
Um agente da
Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acusado de atirar e matar um
cachorro de um morador de rua, no bairro Indaiá. Ele ainda teria mandado o dono
enterrar o animal e não contar a ninguém. O crime teria ocorrido na manhã de
domingo (4), por volta das 11h, mas só foi registrado nesta quarta-feira (6).
O homem, de
36 anos, identificado como JC, contou à polícia que estava debaixo da ponte
onde vive, dormindo com sua companheira e seus dois cães, quando oito agentes
chegaram em 02 (duas) viaturas para uma abordagem em busca de drogas. Ele
informou que não tinha nada e, quando o acusado tentou entrar no local de
maneira rude, o cachorro Pintado começou a latir.
A vítima chegou a dizer que ele poderia entrar sem problemas, pois o animal
estava amarrado e era manso. Neste momento, o policial teria sacado a arma e
atirado contra o vira-latas.
O suspeito ainda teria apontado contra o outro cão, mas desta vez seu dono entrou na frente para impedir o disparo.
JC disse que
depois foi obrigado a enterrar o bicho e ameaçado de ser o próximo a morrer,
caso falasse para alguém do ocorrido. Os colegas do agente também se mostraram
indignados. “Enquanto cavava a cova, ouvi os GCMs dizerem: você é louco, não
precisava disso”, contou a vítima no boletim de ocorrência.
A companheira
de JC ficou tão assustada com a situação que foi embora e nunca mais voltou.
Após o
registro da ocorrência, a polícia civil e a equipe de zoonoses estiveram no
local e encontraram o corpo do cachorro. A perícia desenterrou e fez exames que
comprovaram a morte por disparo de arma de fogo.
Os
investigadores ainda mostraram fotos dos funcionários e a vítima reconheceu o
agente autor do crime e decidiu abrir processo contra ele pelo crime de ameaça.
Pintado
recebeu esse nome do dono por ser branco com manchas pretas. O pet vivia na
rua, mas recebia cuidados e ração da ONG Anjo de Patas. Ele tinha acompanhamento
veterinário, era vacinado e castrado.
A
Corregedoria da Guarda Civil Municipal abriu sindicância interna para apurar as
informações e identificou o profissional. Ele foi afastado das suas funções e
seu armamento foi recolhido. A entidade reitera que repudia qualquer tipo de
agressão, principalmente contra animais.
Senhor Promotor como legislador do município, peço providências de Vossa Senhoria sobre o caso, o texto acima foi um relato do jornal Nova Imprensa, Vale lembrar que foi registrado um boletim de ocorrência segundo a matéria.
Link da publicação:
Governador Tarcísio de Freitas anuncia a construção de mais 286 apartamentos no bairro Topolândia
Em visita à Vila de Passagem da Topolândia, nesta sexta-feira (21), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a construção de 286 unidades habitacionais no bairro, para atender famílias abrigadas no local e moradores vítimas do evento climático ocorrido no dia 19 de fevereiro.
O governador também realizou visita técnica às obras de construção de apartamentos na Costa Sul, onde estão sendo erguidas 704 unidades habitacionais nos bairros Maresias (186) e Baleia Verde (518).
O anúncio das novas unidades habitacionais foi feito pelo governador durante a visita à Vila de Passagem, onde foi recepcionado pelo vice-prefeito, Reinaldinho Moreira. Ele conversou com os moradores e conheceu algumas casas. No local, há 58 famílias abrigadas, sendo um total de 195 pessoas. “Quem está aqui vai receber o seu apartamento. Vamos iniciar na Topolândia a construção de mais 286 apartamentos”, destacou Freitas.
O governador também falou que a Vila de Passagem poderá ser utilizada após a entrega das moradias em construção às famílias afetadas pela calamidade. “Fica para novas necessidades”, destacou Tarcísio, que também visitou a Creche Municipal Maria Fernanda Moraes Mendes, no mesmo bairro.
Os moradores que conversaram com o governador dentro de suas moradias, falaram do encontro. Heleonora Maria Barcelos e o marido, Tiago Santos Barcelos, abrigados com a família, elogiaram o encontro e disseram que pediram lazer para as crianças e controle na entrada da Vila, que já possui câmeras de segurança. “Os pedidos vão ser atendidos, colocando um parquinho, além de tela de alambrado e fechamento de duas das três entradas”, explicou Heleonora.
Já a família que vive nas casas 40 e 41, do casal Zuleide Pereira Alves e Fábio da Silva Ferreira, que moram com mais quatro crianças, disseram que conversaram com o governador sobre as casas definitivas. “O governador falou que construirá moradias, assim como está fazendo na Costa Sul. Ele disse que todos sairão daqui para as suas casas definitivas”, afirmou Zuleide.
Baleia Verde
Após a visita à Vila de Passagem, o governador Tarcísio, acompanhado do prefeito Felipe Augusto, acompanhou a colocação do telhado do terceiro bloco de apartamentos e visitou as obras em andamento na Baleia Verde.
Ele voltou a falar que uma parte já será entregue em outubro, e todo o residencial, com 518 das unidades, até o final de dezembro deste ano.
"Nosso projeto é entregar as casas para as famílias atingidas antes das próximas chuvas de verão", disse Freitas.
Ele ainda acrescentou que essas unidades atenderão as famílias que perderam suas casas e estão em abrigos temporários e, posteriormente, àquelas que estão em áreas vermelhas.
Já o prefeito Felipe Augusto reforçou que, paralelamente, serão feitas as obras de drenagem e pavimentação da Rua Joaquim Manoel Macedo. "Estamos em estudos com o DER para ver a colocação de tubos por baixo da rodovia para resolver os problemas de alagamento. Estamos em tratativas com o governo do Estado para definir o início das obras".
Lula assina novo decreto de armas no Brasil e realiza investimento bilionário.
As expectativas em torno do assunto surgiram ao longo dos últimos dias, e foram fortalecidas diante das novas atualizações dadas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Com o apoio dos estados e municípios, ovos projetos de lei e decretos serão incrementados para o PRONASCI 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
“O PAS é a marca que passa a sintetizar a nossa luta por PAZ para todos”, explicou o também senador, através do Twitter. Além disto, serão anunciados por Lula a liberação de recursos do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).
Em entrevista à BandNews, Dino anunciou que o presidente fará um investimento adicional de R$ 2,5 bilhões na área de Segurança Pública. O texto possui como objetivo a quantidade de diminuir a quantidade de munições em circulação no país.
“Não haverá eliminação do porte de armas, as pessoas vão poder continuar a procurar as instituições policiais para obter porte de armas, mas não pode ser um ‘liberou geral’ em que a pessoa finge que é colecionador, finge que é atirador esportivo, finge que é caçador e sai comprando fuzil”, disse o ministro do governo Lula.