GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Começaram os estudos para estabilização e revitalização do Rio Juqueriquerê

Já foram iniciados os estudos para implantação do projeto de Estabilização e Revitalização do Rio Juqueriquerê, idealizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. Os estudos são realizados pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e são requisitos necessários para dar início ao projeto de revitalização do rio.

Na tarde de ontem (23/01) a FDTE instalou no mar, em frente à barra do Juqueriquerê, a cerda de oito metros de profundidade, um aparelho perfilador hidroacústico de correntes, conhecido como ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler).


O aparelho ficará no local por 30 dias, realizando a coleta de dados oceanográficos como direção e velocidade das correntes marinhas, dinâmica das ondas e comportamento das marés e correntes marítimas. Esta primeira etapa é feita concomitantemente a exames ecotoxicológicos, que verificam os níveis de contaminação do rio e a batimetria junto a foz do rio.

O resultado de todos esses procedimentos devem ser apresentados em um prazo de 10 meses, acompanhado de uma avaliação de várias alternativas para a obra de enroncamento do rio. Os estudos envolvem cerca de 12 profissionais entre oceanógrafos, biólogos, geólogos, físicos, entre outros.
Segundo Moyses Gonsalez Tessler, perito em oceanografia geológica, todo o estudo atende exigências da legislação ambiental para obtenção de licença para a obra. “São os estudos que apontarão o tamanho, o comprimento, a largura e o posicionamento que deve ter enroncamento para que não haja assoreamento. Esses mesmos estudos mostram de onde vem, o que traz, por quê fica ali e por quê não sai a areia que provoca o assoreamento”.
A obra
O prefeito Aguilar Junior destaca diversos motivos para a implantação do projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê. Um deles são as frequentes enchentes e alagamentos no Morro do Algodão e bairros adjacentes, localizados na região de maior expansão urbana em Caraguatatuba. Historicamente, é a área que mais sofre nos períodos de chuva.
Outro ponto destacado por Aguilar Junior é a necessidade de criar melhores condições para o desenvolvimento pleno do setor pesqueiro que explora o rio. Atualmente, os pescadores só têm condições de adentrar o rio nos períodos de maré alta. Um dos resultados da implantação do projeto será o desassoreamento permanente do rio, que oferecerá a possibilidade de operação contínua da atividade pesqueira.
Mais um aspecto que justifica o projeto é o incremento da atividade náutica, que hoje possui um grande potencial de expansão e de geração de empregos, possibilitando o crescimento da atividade econômica. O aumento do calado para a navegação torna possível o tráfego livre das embarcações e favorece as cerca de 25 marinas e garagens náuticas localizadas na região.

Nenhum comentário: