Comendador é o nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoração honorífica de ordem militar, política ou eclesiástica; alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício.
Atualmente, o termo Comendador é utilizado apenas como um título distintivo de honra, oferecido por algum tipo de autoridade às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, econômicas e políticas, por exemplo.
No entanto, antigamente as comendas eram entregues aos eclesiásticos (membros da igreja) ou cavaleiros militares, podendo ser tanto uma quantia de dinheiro, como uma porção de terra que era ofertada oficialmente para quem demonstrasse serviços em benefício dos interesses da autoridade que lhe concedeu o título, como por exemplo o governo, a monarquia, a igreja e etc.
A tradição de conceder comendas e títulos de comendador começou na Europa e existiu durante muitos séculos como uma estratégia de assegurar e preservar a conquista das terras e incentivo a expansão territorial. A terra doada deveria ser obrigatoriamente defendida pelo comendador do ataque de invasores e inimigos.
Em Portugal, a distribuição de comendas foi uma importante ferramenta para que os monarcas portugueses conseguissem mais serviços e vassalagem. As chamadas "comendas militares" eram ofertadas por três principais Ordens: de Cristo, de São Bento de Avis e de Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário