GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

05/12/14 – MPF em Caraguatatuba instaura inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no ambulatório de saúde mental do município

Procedimento foi motivado por denúncia de ausência de psicólogos, falta de medicamentos e inadequação da estrutura do local
O Ministério Público Federal em Caraguatatuba, no litoral norte paulista, instaurou inquérito civil público para acompanhar, fiscalizar e apurar eventuais irregularidades no ambulatório de saúde mental do município. O procedimento foi motivado pela denúncia de um membro do Conselho do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que informou ausência de psicólogos, falta de medicamentos e inadequação da estrutura do local.

O MPF tem atuado a favor da inserção social e familiar de pacientes psiquiátricos. Na região de Sorocaba, por exemplo, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) propõe oferecer uma nova forma de tratamento a pessoas com transtornos mentais. O acordo prevê que esses pacientes passem a viver em residências terapêuticas ou junto de suas famílias, de acordo com plano de ação apresentado pelo poder público.

O TAC, firmado em 2012, estabelece ainda que, em até três anos, todos os pacientes atendidos pelos hospitais psiquiátricos privados da região, que recebem verba do SUS, sejam transferidos para a Rede de Atenção Psicossocial, gerida pelo poder público. Com o termo, o MPF está entre os 18 finalistas do Prêmio Innovare 2014, concorrendo na categoria Ministério Público. O resultado final será divulgado durante a cerimônia de premiação, no dia 16 de dezembro em Brasília.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068 / 5170 / 5368
prsp-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_sp

Nenhum comentário: