GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MULHER GRÁVIDA PODE PEGAR PESADO NA MALHAÇÃO?

gravidamalhacao

A fisiculturista norte-americana, Lea-Ann Ellison, grávida de oito meses, postou fotos em seu Instagram levantando peso pesado, o que gerou a dúvida: mulher grávida pode malhar desse jeito?

A gravidez não é impedimento para a mulher malhar. E a atividade física só traz benefícios para as futuras mamães: melhora a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura, fortalece a musculatura abdominal, diminui as dores lombares e facilita a recuperação pós-parto.

Mas será que existe um limite de esforço físico para a gestante? Esse questionamento foi evidenciado depois da imagem divulgada pela fisiculturista, que gerou uma série de comentários elogiando e condenando a atitude da mulher, que já é mãe de outras duas crianças.

A professora Camilla Oliveira, da Bodytech, unidade Eldorado, diz que Lea-Ann é uma fisiculturista e que seu corpo está acostumado a treinos intensos. Por conta disso, não pode servir como parâmetros para atividade física para gestantes.

Mas acredita que, mesmo assim, o exercício pode ser arriscado.
"As mudanças hormonais provocam frouxidão ligamentar, por exemplo, o que durante a execução dos exercícios pode ocasionar lesões articulares. Realizar exercícios intensos também pode elevar a frequência cardíaca (que não devem ultrapassar 140/150 BPM), levando a um possível quadro de sofrimento fetal", explica.

A Bodytech tem um programa específico para as gestantes, o Mãe Ativa. E, segundo Camila, a futura mamãe pode malhar até horas antes do parto. As exceções são gestantes com risco de parto prematuro, sangramento persistente entre o segundo e terceiro trimestre, placenta prévia e pré-eclampsia. Por isso, antes de entrar numa academia, peça a liberação para o médico.

"As grávidas podem realizar todos os exercícios de musculação, desde que tomem cuidado com a execução do movimento e a amplitude também. Elas devem evitar apenas a posição deitada, porque algumas mulheres não se sentem confortáveis", diz Camila. O exercício deve ser regular, de três a cinco dias por semana.

Algumas atividades aeróbicas também estão liberadas. A professora diz que a melhor para as gestantes é a hidroginástica. A água diminui o impacto, alivia o peso corporal e auxilia na circulação linfática, promovendo o relaxamento da musculatura. "Outras atividades indicadas são natação, pilates, yoga e caminhada", diz a professora da Bodytech.

gravidamalhacao

Nenhum comentário: