Caros amigos,
A batalha pelo fim do voto secreto no Senado está chegando ao seu ponto alto – a votação acontecerá em plenário na próxima quarta-feira. O resultado será decidido por uma margem mínima de votos e por isso a pressão pública pode fazer toda a diferença. Nossa campanha foi fundamental nessa batalha e agora não podemos deixar a peteca cair.
Por décadas, o voto secreto pautou o trabalho do Congresso, permitindo o crescimento da corrupção e acordos políticos por debaixo dos panos. Mas agora isso pode acabar – falta apenas o plenário do Senado endossar a decisão da Câmara para tornar todos os votos abertos e transparentes. O primeiro turno de votação vai acontecer na quarta-feira e nós precisamos de 49 votos para garantir que a proposta irá para a segunda e decisiva rodada. Se não conseguirmos esses votos, todo o nosso trabalho pelo voto aberto será perdido.
Sabemos que 15 senadores estão "em cima do muro". Se eles sentirem que a suas reputações dependem do voto "sim" ou "não" para o voto aberto, podem ser convencidos a votar SIM. Clique abaixo para os enchermos de telefonemas e mensagens pedindo que ouçam o povo brasileiro e se tornem exemplos e não sabotadores da democracia.
Nossa Constituição contém dispositivos que sobrevivem há muito tempo mas que não têm mais razão de ser: são artigos que permitem aos parlamentares conduzirem algumas sessões deliberativas por meio do voto secreto. Já vimos esse sistema ser colocado em prática para proteger criminosos, blindar os parlamentares da transparência e afastar ainda mais a opinião pública. Foi o voto secreto que elegeu Renan Calheiros presidente do Senado e que permitiu que Natan Donadon mantivesse o mandato mesmo estando condenado e preso.
Mas finalmente podemos acabar com esse sistema corrupto. Por mais de um ano, nossa comunidade tem estado à frente da campanha pelo voto aberto, uma proposta de emenda constitucional que tornará todas as votações do Congresso abertas e transparentes ao público. Em todo o país, centenas de milhares de brasileiros assinamos petições, telefonamos e mandamos mensagens via Twitter e Facebook para os parlamentares para que a proposta avançasse. E conseguimos!
Mas ainda não acabou. Clique aqui para relembrar nossos senadores que os olhos do povo estão sobre eles esta semana. Se vencermos essa batalha, nunca mais nossos parlamentares vão poder votar secretamente em pessoas como Renan Calheiros e depois mentir para os cidadãos e para a imprensa. Vamos continuar a pressão:
Recentemente a comunidade da Avaaz no Brasil atingiu 5 milhões de pessoas -- cinco milhões! Já ajudamos a aprovar a Ficha Limpa para manter os corruptos fora das eleições e afastar as serras-elétricas lutando contra mudanças críticas no Código Florestal. Nossa comunidade exerce um papel fundamental na história do nosso país. E estamos apenas começando.
Com esperança e determinação,
Michael, Carol, Nádia, Luis, Ricken e toda a equipe da Avaaz.
Mais informações:
CCJ do Senado aprova fim do voto secreto (Estado de S. Paulo)
'Povo quer o fim do voto secreto no Legislativo', afirma relator (Agência Senado )
OAB celebra aprovação de fim do voto secreto na CCJ do Senado (OAB)
Parlamentares são recebidos no aeroporto com protesto pelo voto aberto (Correio Braziliense)
Avaaz cria petição por aprovação de PEC do voto aberto (O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário