GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

'Obrigado pela amizade e pelo afeto', diz papa ao se despedir de fiéis em Castelgandolfo


Em seu último dia como chefe da Igreja Católica, após quase oito anos no cargo, o papa Bento XVI se despediu nesta quinta-feira, 28, dos fiéis no palácio de verão da Santa Sé em Castelgandolfo, 30 km ao sul do Vaticano. Da varanda, ele saudou os peregrinos, que lotaram a praça, e reafirmou sua intenção de continuar colaborando com a Igreja. "Obrigado pela amizade e pelo afeto", disse, lembrando que em algumas horas, após 7 anos, 10 meses e 9 dias no posto, não seria mais o líder dos católicos. Nesta sexta-feira, os cardeais começarão a determinar a data do conclave para a escolha de um novo líder, que muitos já apontam que começaria no dia 10. O anúncio oficial deve ser feito apenas no dia 4.
Na manhã desta quinta-feira, Bento XVI participou de uma cerimônia de despedida dos cardeais, realizada na sala Clementina, no Vaticano. Bento XVI foi cumprimentado pelos religiosos e prometeu respeito às orientações do próximo papa."Desde hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse o pontífice, no início do ritual conhecido como "beija-mão". O encontro começou às 7h do horário de Brasília na sala Clementina (11h de Roma) e durou cerca de uma hora.
Protocolo. No final desta tarde, o sinal que anunciará que o alemão já não é mais papa será dado quando a Guarda Suíça, que o acompanha, deixar Castelgandolfo. No momento em que Bento XVI deixar o papado, o anel do pescador, usado por ele na mão direita, será destruído, como ocorre quando um pontífice morre.
Praça São Pedro. Nessa quarta-feira, o papa se despediu dos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, onde tradicionalmente são concedidas as bênçãos aos domingos. Cerca de 150 mil pessoas de diversas partes do mundo compareceram ao local e saudaram o pontífice, que discursou em diversos idiomas - incluindo o português. "Foi um trecho do caminho da Igreja em que houve momentos de alegria e de luz, mas também momentos difíceis", afirmou na sua última aparição como papa na sede da Igreja Católica.

Nenhum comentário: