GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 5 de novembro de 2011

Transporte Coletivo‏

Olá!

Ai vai uma contribuição para o Blog e pro debate

Um abraço do João Rocha.



TRANSPORTE COLETIVOE E MOBILIDADE SOCIAL

No Brasil, das tímidas iniciativas dos governos municípios, prevalecem o descaso às políticas de mobilidade social. Trinta e sete milhões de brasileiros estão excluídos do sistema de transporte público Não há uma vontade política dos governantes em relação aos problemas do transporte urbano, no tocante ao barateamento e a qualidade. Os governos municipais precisam implantar sistema de mobilidade urbana que garanta a autonomia individual e coletiva.

Os altos custos do sistema de transporte público nas cidades aumentam a exclusão porque a população de baixa renda perde cada vez mais a sua autonomia de mobilidade social. É atribuição do poder público garantir acesso ao transporte coletivo com qualidade, e preço justo, inclusive aos que não podem pagar. E, deve considerar o transporte público como uma necessidade essencial, a exemplo da educação e da saúde.

Em Caraguatatuba, são grandes os reclamos e a indignação da população que depende do Transporte Coletivo, em relação ao preço da passagem, a qualidade dos serviços. A tarifa, uma das mais caras do Brasil, (para vencer pequenas distâncias). A não gratuidade para as pessoas acima de 60 anos, o Estatuto do Idoso determina acima de 65 anos, mas, com vontade política o prefeito consegue negociar com a concessionária, na região  em várias cidades foi negociado. A sobrecarga ao motorista que precisa cobrar a passagem, o estresse que é submetido compromete a qualidade do serviço e aumenta o risco dos acidentes. É incoerente em uma cidade que tem problema de desemprego foi excluída a função do cobrador de ônibus, etc.

É urgente que as entidades e organizações da sociedade civil ligadas às lutas pelos direitos da população: Sindicatos, ONGs, Associações e outros, se organizem, se articulem e mostre a cara na luta pública pela melhoria do transporte e mobilidade social. O povo não tem para quem reclamar, a não ser nos meios de comunicação, notadamente o rádio.

Nenhum comentário: