Por Fabíola Lago
Escritora convidada do Blog do Guilherme Araújo
A busca por um emprego no mercado formal sempre gerou muitas dúvidas entre os profissionais, especialmente aquelas relativas à quais informações devem ser priorizadas na elaboração do currículo. A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou a 5ª. edição da sua pesquisa de layout de currículo, realizada a cada três anos. Nessa última pesquisa, realizada com parceiros – headhunters e Executives Searches, foram destacadas objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações como os principais itens a serem destacados neste documento profissional.
Ao iniciar um currículo, o profissional deve pensar no número de páginas onde constará todas as informações. Segundo pesquisa da Right, entre maio e junho de 2010, o número de páginas mais indicado para a construção de um bom currículo é de duas páginas. Na elaboração de um currículo, 79% dos avaliadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos. No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo que ele almeja, quanto a área de atuação que está buscando no mercado.
Já na primeira página, o profissional deve citar a formação acadêmica, especialmente os cursos de graduação e especializações, na opinião de 85,3% dos entrevistados. Cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior a metade da grade currícular, podem ser citados no documento. Os cursos complementares também devem ser citados, pois é um indicativo que a pessoa é interessada no autodesenvolvimento. Os consultores da Right ressaltam, entretanto, que o profissional deve ficar atento a pertinência da informação, levando em consideração que os cursos mais recentes realizados nós últimos quatro anos devem ser citados.
Informações como data de nascimento e estado civil têm grande grau de importância, assim como destacar as realizações e resultados expressivos, segundo 54,9% dos consultores entrevistados. A maioria dos avaliadores (80%) disse que o texto dividido em itens é o formato ideal da redação de um currículo.
Para a Consultora Sênior de Transição de Carreira da Right Management , Telma Guido, o profissional deve optar em escrever o texto em formato de tópicos. “O especialista em avaliação de currículo tem que ficar estimulado em ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos trinta segundos” explica Telma.
A consultora explica que este tipo de análise consiste no primeiro contato do avaliador com o currículo. “Neste momento é preciso encontrar as informações relevantes à vaga e compreender quem é o candidato”, explica a consultora. Segundo ela, somente num segundo momento será feita a leitura com mais atenção. Outra dica sobre o texto em tópico é que o formato favorece uma linha de raciocínio coerente tanto na construção das informações quanto na leitura do avaliador.
Realizações e resultados também são itens fundamentais e merecem ser mencionados
no currículo, mas o profissional deve ficar atento a conjunção verbal a ser usada na escrita do documento. “O correto é utilizar o verbo substantivado, por exemplo, “desenvolvimento de algo ou implantação de algo” e não “eu desenvolvi ou eu implantei”, aconselha Telma Guido.
O processo de elaboração do documento é importante, pois nesse momento o profissional faz reflexão da sua trajetória profissional, seu histórico, realizações e cargos, indicando para o mercado a sua experiência. “O documento deve ser elaborado de forma que consiga retratar exatamente o candidato, ou seja, o mesmo tamanho do profissional” comenta.
Outros itens apontados na pesquisa da Right:
• 73% preferem a apresentação do idioma por nível (fluente/avançado/intermediário/básico);
• 96% disseram que a ordem para apresentação do histórico e experiência profissional devem ser apresentadas do último para o primeiro emprego;
• 96% preferem que as datas de admissão e de desligamento devem ser menciondas por mês e ano;
• 56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;
• 69% divulgaram que somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser mencionadas no histórico profissional;
A pesquisa de curriculo é realizada pela Right desde 2001 a cada três anos. A consultoria seleciona parceiros seniores em executive search e headhunters para opinar sobre a construção da ferramenta currículo. Ao todo, responderam ao questionário 76 profissioanais entre proprietários, diretores, consultores e partners, que ao longo das vinte e seis questões, puderam avaliar os itens de maior relevância na produção do currículo.