quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto de Lei




O deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou à Câmara projeto de lei que visa à dispensa de revista dos portadores de marca-passo ou aparelho similar em portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes, bastando para isso apresentar documento que comprove a sua situação.

O projeto é baseado no PL 2791/2000, lamentavelmente arquivado e sem prosseguimento. A ideia é contemplar aproximadamente 540 mil pessoas portadoras de marca-passo, com aumento de 15 mil novos casos todos os anos.

O marca-passo, utilizado por pessoas que sofrem de problemas cardíacos, é um aparelho movido à bateria que regula as batidas do coração, ajudando-o a pulsar no ritmo certo. Quando exposto a um campo gerador de ondas eletromagnéticas (portas detectoras de metais e aparelhos antifurto), o marca-passo pode ser desligado temporariamente, pois as ondas emitidas são semelhantes às do coração e às vezes enganam o aparelho, inibindo algumas batidas do coração. Isso pode ocasionar desmaio ou ter consequências ainda mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por você deixar o seu comentário e não esqueça de deixar um contato.