quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Altamir diz no Senado que há descompasso entre oferta e demanda

BRASÍLIA - Indicado a diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes disse há pouco que o Brasil enfrenta "descompasso" entre oferta e demanda e que a inflação não é só por pressão das commodities. Segundo ele, os serviços também já pressionam.
Durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, junto com o também funcionário do BC e indicado ao cargo de Diretor de Liquidações, Sidnei Corrêa Marques, Lopes foi questionado sobre as causas que levaram a autoridade monetária a retomar a trajetória de alta dão juro básico, Selic.
Ele respondeu ao senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que o aperto monetário se justifica em função das pressões inflacionárias. "O aumento da Selic é para corrigir distorções, por exemplo, em serviços", disse.
Segundo Altamir, o setor de serviços já acumula uma alta de preços em torno de 7%, em 12 meses.
Ele explicou que parte da inflação provém de alta internacional nos preços de commodities (matérias-primas), em especial alimentícias. Internamente, a pressão das commodities fica mais forte por causa de quebra de safras "e de especulações no setor".
A sabatina está sendo conduzida pelo vice-presidente da CAE, senador Lobão Filho (PMDB-MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por você deixar o seu comentário e não esqueça de deixar um contato.