GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Caraguá já vacinou mais de cinco mil animais Meta da Campanha é de imunizar 22 mil cães e três mil gatos.

Caraguá já imunizou 4.696 cães e 1.040 gatos, atingindo um total de 5.736 vacinados nas duas primeiras semanas da Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. Desde o dia 1º de agosto, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem todos os bairros da cidade, a partir da região norte, para vacinar os animais domésticos. A estimativa é imunizar 22 mil cães e três mil gatos.
Para facilitar o atendimento, o dono deve apresentar a carteira de vacinação do animal e levá-lo com coleira e guia. Já os gatos devem estar em gaiolas e os cães ferozes com focinheira. Caso ocorra chuva no dia agendado, uma nova data será divulgada, sempre que necessário.
A Secretaria de Saúde informa que a vacina é o único meio de prevenção da doença; pois, além de proteger cães e gatos, evita a transmissão do vírus da raiva aos seres humanos. Haverá carros de som nos bairros para informar sobre os locais e dias da vacina.
Neste ano, o CCZ conta com 30 profissionais entre agentes de controle de zoonoses, fiscais de saúde pública, médicos veterinários e agentes administrativos.
Programação
3ª SEMANA
15/08 Segunda-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Jaraguazinho
Próximo ao Posto de Saúde
8h às 12h - Ponte Seca
Centro Comunitário / E. E. Mario Trombini
8h às 12h - Jaraguazinho
Rua Sebastião M. César (praça)
13h30 às 17h - Jaraguazinho / Rio do Ouro
Próx. Rua José Poloni (antiga R. Projetada)
13h30 às 17h - Jardim Jaqueira Praça Terminal Rodoviário
16/08 Terça-feira
8h às 12h - Indaiá
Atrás do Poupatempo
8h às 12h – Indaiá / Aruan
Próximo ao Quiosque 32 / 33
13h30 às 17h - Indaiá
Ao lado da Escola Colônia dos Pescadores
13h30 às 17h - Indaiá
Diretoria Regional de Ensino (Antiga Sudelpa)
17/08 Quarta-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Tinga
Praça Antigo Centro Odontológico (R. Elvira Peupeta)
8h às 12h – 13h30 às 17h - Tinga
Em frente ao Posto de Saúde
8h às 12h – Jardim Itaúna
Ponto Final do ônibus
13h30 às 17h - Tinga / Jd. Jaqueira
Final da Av. Brasília / Esq. Quadra de esportes
18/08 Quinta-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Jd. Gaivotas
Rua Uirapuru (esquina Av. Garça)
8h às 12h – Jd. Gaivotas
Rua Cardeal esq. c/a Rua Tico-Tico (Bar do Toninho)
13h30 às 17h - Jd. Gaivotas / Tinga
Rua Pica-Pau (próximo a torre de rádio)
13h30 às 17h - Fazenda Serramar
Volante
19/08 Sexta-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Poiares
Centro Comunitário
8h às 12h – Jd. Aruan
SESEP /Pref
13h30 às 17h - Praia da Lagoa / Jd. Britânia
Próximo ao Bar Renascer
8h às 12h - 13h30 às 17h – CCZ
Av. Ministro Dilson Funaro e Volante
4ª SEMANA
22/08 Segunda-feira
8h às 12h – Pontal Stª Marina
Posto Asa Delta
8h às 12h – Pontal Stª Marina
Rua do Contorno (praça)
13h30 às 17h - Bal. Golfinho
Próx. Mercado Fortaleza / Volante
13h30 às 17h - Bal. Golfinho
R. BB (em frente ao bar do Alemão)
13h30 às 17h - Bal. Golfinho
Al. Golfinhos Azuis esquina com a Rua K (Al. Sépias)
 23/08 Terça-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h – Morro do Algodão
Praça do Cruzeiro
8h às 12h – 13h30 às 17h – Morro do Algodão
Ilha Morena
8h às 12h – 13h30 às 17h – Morro do Algodão
Próx. CIEF – CEI
13h30 às 17h – Morro do Algodão
Praça dos Aposentados
 24/08 Quarta-feira
8h às 12h – Jardim Britânia
Av. Ivo G. Relva esq. c/ Rua 20 (próx. Almoxarifado Saúde)
8h às 12h – Praia das Palmeiras
Em frente à Estriaço
13h30 às 17h – Praia das Palmeiras
Rua São Jorge esq. c/ Av. da Praia (Sabesp)
13h30 às 17h – Jd. Palmeiras / Morro Algodão
Av. José Herculano (ao lado Imobiliária Rokita)
 25/08 Quinta-feira
8h às 12h – Porto Novo
Praça Isaias de Souza (torre Sabesp)
8h às 12h – Porto Novo
Rua Ernesto Albuquerque (próximo à Padaria da Praia)
8h às 12h – Porto Novo
Av. José Herculano (ao lado da Madeireira Porto Novo)
13h30 às 17h – Jd. Sindicato
CIEF Porto Novo (Av. 1° de Maio)
13h30 às 17h – Jd. Sindicato
Rua Isabel F. Nardi esq. Isamira Pinto Santana (próximo ao mercado N. Sra. Aparecida)
13h30 às 17h – Jd. Parnaso Av. da Praia ( Pça. Eventos-turismo) – Volante Boca da Barra
 26/08 Sexta-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h – Barranco Alto
Em frente ao CIEF
8h às 12h – 13h30 às 17h – Barranco Alto
Av. Ismael Iglesias esq. Av. Manoel Severino de Castro
8h às 12h – Barranco Alto
Pça. Manoel Graciano Ferreira (lado Posto Saúde - rodovia)
 5ª SEMANA
29/08 Segunda-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Travessão
Praça do Travessão
8h às 12h – 13h30 às 17h - Travessão
Av. José da Costa P. Junior (próx. Escola Ângelo A. Barros)
8h às 12h – Travessão
Em frente ao CIASE / Casas Populares
13h30 às 17h - Travessão
Próx. Supermercado Piratininga / Volante
 30/08 Terça-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Perequê Mirim
CIDE (Casas Populares)
8h às 12h – 13h30 às 17h - Perequê Mirim
Supermercado São Pedro
8h às 12h – 13h30 às 17h - Perequê Mirim
Praça
 31/08 Quarta-feira
8h às 12h – 13h30 às 17h - Divisa
Rua Odisseu (rua da divisa)
8h às 12h e volante - Vapapesca / Perequê Mirim
Rua Izidro P. Ferreira (em frente Fábrica de Blocos)
8h às 12h e volante - Perequê Mirim
Rua da Alta Tensão esquina c/ Gov. Valadares
13h30 às 17h e volante - Perequê Mirim
Próximo Centro Comunitário (antiga UBS)
 SETEMBRO
 01/09 Quinta-feira
8h às 12h e volante - Pegorelli
Av. José Geraldo Fernandes Silva Filho esq. c/ Estr. Pássaros
8h às 12h e volante - Pegorelli
Próximo ao Centro Reciclagem / Casas Populares
13h30 às 17h e volante - Pegorelli
EMEI/EMEF Masako Sone
8h às 12h – 13h30 às 17h - Equipes Volantes
Estrada dos Pássaros / Porteira Preta / Aba de Dentro /Aba de Fora / Barreira Pegorelli
 02/09 Sexta-feira
8h às 14h - Poço da Anta / Rio Claro
Volante 8h às 14h - Pirassununga
Volante
9h às 13h - Porto Novo
Subprefeitura / Plantão
9h às 13h - Massaguaçu
Subprefeitura / Plantão
9h às 16h30 - CCZ / Jd. Britania
Plantão
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Rua Ministro Dilson Funaro, 115 – Jardim Britânia
Tel: (12) 3887- 6888.
                               
                                          Secretaria de Comunicação Social 

Centro de Controle de Zoonoses fará encaminhamentos no Massaguaçu - Serão encaminhados animais para castração, microchipagem e vacinação.

A Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará no bairro Massaguaçu, na Praça do Skate, neste sábado, 20, para realizar encaminhamentos de animais do bairro à castração, microchipagem e vacinação. Na ocasião, serão microchipados 50 animais, entre cães e gatos. Interessados devem comparecer ao local das 9h às 13h.
Podem participar munícipes moradores do bairro Massaguaçu, que comprovem recebimento de até três salários mínimos por mês. Será cobrada uma taxa de R$15,15 para cada animal que será microchipado.
Animais de pequeno porte devem ser transportados dentro de uma caixa e todos devem ser levados com guia e coleira.
Documentos necessários - Uma cópia do CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de renda (até três salários mínimos).
                                                                                                                       
Secretaria de Comunicação Social

Câmara realiza solenidades nesta semana

O Poder Legislativo de Caraguatatuba realizará duas sessões solenes nesta semana para entregas de títulos de cidadãos caraguatatubenses. Na quinta-feira, às 19h30 haverá a solenidade em homenagem ao Senhor Henrique Lourivaldo de Oliveira (Henrique Rinco), pelos relevantes serviços prestados ao município. Na sexta-feira, no mesmo horário, é a vez do Senhor José Maria Silva receber a honraria.
Henrique Lourivaldo de Oliveira receberá a honraria por meio do Decreto Legislativo nº 314, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Wenceslau de Souza Neto (Lelau). Henrique Rinco, como é conhecido, é prefeito da cidade de Caçapava, onde mora há quase 40 anos. Nascido em Rio Novo, Minas Gerais, é casado com Horacélia de Fátima Trindade Oliveira, com quem teve três filhos: Cristiane, Viviane e Lucas. 
Por mais de 24 anos, Rinco trabalhou na Eletropaulo (atual EDP Bandeirante), além de ser comerciante. Sua primeira experiência político-partidária foi em 2004, quando se candidatou pela primeira vez a vereador de Caçapava. Obteve 837 votos (quarto colocado na votação geral), mas o partido não conseguiu o quociente eleitoral e, Rinco não foi eleito. Em 2008, no entanto, com 1.167 votos, foi eleito em primeiro lugar em sua coligação e o terceiro na votação geral.
Exerceu com desenvoltura e independência as funções de vereador (legislar e fiscalizar os atos da administração e da própria Câmara). É autor de várias leis, entre elas: a da ficha limpa municipal; a que determina tempo máximo de cinco minutos de passagem de trem na região central da cidade; as de proteção ambiental (arborização em condomínio fechado e em loteamentos e a criação do calendário anual para plantio de árvores na cidade).
Foi eleito prefeito em 2012, com 20.156 votos (42,22%). Já no primeiro dia de seu governo, Rinco deixou claro que a ética, a transparência, a gerência dos gastos públicos com responsabilidade e a modernização da gestão seriam as principais marcas do seu governo. Em  2014 foi agraciado com o Selo “Prefeito Empreendedor”. No mesmo ano conquistou a mais alta condecoração do Exercito Brasileiro, a “Medalha da Ordem do Mérito Militar no Grau Oficial” e a “Medalha Marechal Nesol Melo” do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve).
Suas ações foram reconhecidas e Caçapava foi apontada pela FIRJAN (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) em primeiro lugar no Vale do Paraíba, com alto grau de desenvolvimento em 2013, logo em seu primeiro ano de governo.
Na sexta-feira será entregue o título a José Maria da Silva, através do Decreto Legislativo 313, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Suplente Eugênio de Campos Junior.
Natural de Resende, no Rio de Janeiro, José Maria da Silva é subtenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde ingressou em 27 de maio de 1988.
O novo cidadão caraguatatubense chegou em Caraguá aos 11 anos e passou a ajudar seu pai nas atividades comerciais. Sua escola de formação de soldados foi realizada em Registro -SP. Posteriormente, serviu em várias unidades na cidade de São Paulo tais como, trânsito, diretoria de sistemas, diretoria de logística e motomecanização.
Em 1997 passou a trabalhar em Caraguatatuba, no Policiamento Ambiental, com o objetivo de desenvolver um sistema informatizado de controle das atividades do policiamento ambiental.  Deste serviço nasceu o Sistema de Administração Ambiental.
A partir do ano 2000, o sistema desenvolvido pelo subtenente Silva foi implantado em todo o Estado de São Paulo. Atualmente esse sistema, concebido em Caraguatatuba, leva o nome desta cidade a todos os demais sistemas de controle ambiental do país sendo amplamente utilizado e reconhecido pela Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
José Maria também desenvolve atividades sociais e é o primeiro Secretário do Clube Atlético Fortaleza, por meio do qual são desenvolvidas várias ações sociais, especialmente voltadas as crianças da região Sul de Caraguatatuba.
O subtenente é casado desde 1992 com a Adriana Brito Silva, com a qual possui dois filhos: Victor, que é Catete do Exército Brasileiro e Thays Brito Silva, que está cursando o 3º ano de Medicina na UNITAU.

EE Ismael Iglesias fatura medalhas de prata e bronze no Circuito de Vôlei de Praia de Ilhabela

As equipes da EE Ismael Iglesias do Barranco Alto, em Caraguá, foram vice-campeãs e 3º lugar na 3ª etapa do 4º Circuito de Vôlei de Praia de Ilhabela. Os times competiram nas categorias Feminino e Misto 4x4 até 16 anos, na Praia Grande, no Sul da Ilha.

Os atletas Sérgio Souza, Laysla Santos, Ariadne Botelho e Vitória Alves obtiveram a medalha de prata, após perderem a final para São Sebastião por 18 a 14. No Feminino, as jogadoras Laíza Alves, Maria Eduarda e Marcela Capalbo ficaram com a medalha de bronze. Os alunos são treinados pelo professor Leandro Pereira.

Caraguá a Gosto com muito sabor e música Nova banda de jazz é formada em Caraguá

O Caraguá a Gosto continua até o dia 4 de setembro, com muito sabor nos 30 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, bares, quiosques e pizzarias. Para participar, basta saborear o prato de um dos concorrentes e votar.

O evento vem integrando moradores e turistas desde o primeiro fim de semana de agosto, com o Jazz e Vinhos Festival e as diversas bandas de jazz que tocaram para o público estimado em mais de 5 mil pessoas.

As bandas de jazz tocaram no Caraguá Praia Shopping e Shopping Serramar, na Feira do Rolo e por diversas ruas no centro da cidade, dando oportunidade a todos de conhecerem um pouco da música que já inspirou o mundo inteiro e agora inspira chefs e cozinheiros em Caraguá.

E o clima musical continua, com música ao vivo em diversas casas participantes. O evento já incentivou a formação da Caraguá Combo Jazz, com os músicos Bartolomeu Vaz (piano), Daniel Carlota (guitarra), Estevão Forcioli (bateria), Roberto Beleza (contrabaixo), Vinícius Andrade (sax alto), Rildo Ramos (sax tenor), Dudu Quirino (trompete) e Davi Oliveira (trombone).

Para o coordenador de música da Fundação Cultural de Caraguatatuba, Bartolomeu Vaz, o evento fez uma ligação positiva da música com a gastronomia. “Movimentou a cidade e também fomentou grupos deste estilo musical. Este novo grupo é formado por músicos que tocam na Banda Municipal. O evento foi importante para o fortalecimento deste estilo de linguagem musical e a criação de novos espaços para os músicos de nossa cidade”, comentou.

Serial Funkers declara que sempre quis tocar em Caraguá

A banda Serial Funkers, semifinalista do SuperStar fez o público dançar no sábado, com sucessos dos anos 80, 90 e atuais da banda. O vocalista Regis, ficou feliz com o convite. “Já estávamos esperando por isso faz tempo, vários amigos fizeram show aqui e falaram bem da cidade”, disse. O baterista Luguta disse que já tocou há 12 anos em Caraguá.

Regis contou sobre a participação no programa SuperStar. “Quando entramos no Superstar, já com 9 anos de estrada, éramos uma banda regional, tocávamos na capital paulista, Vale do Paraíba e interior paulista de um modo geral. Com o Superstar, viajamos o Brasil todo. Fomos a lugares que jamais imaginávamos conhecer – Maranhão, Pará, Espírito Santo, Goiás, Região Sul do Brasil”, contou.

Sobre o estilo musical para Luguta, “A pessoa não precisa gostar do estilo em si. Ela gosta de boa música, de cantar, ela quer se divertir. Esse é o propósito. E a gente se diverte também. No palco damos risada, dançamos... porque é o que a gente quer fazer ali, e o povo vem com a gente.

Secretaria de Comunicação

4ª Etapa da Corrida e Caminhada Adrena Run aguarda 720 atletas em Caraguá

A largada da 4ª Etapa da Corrida e Caminhada será no próximo sábado (20), às 20h, na Alameda José Francesconi, próximo ao Centro de Eventos do Litoral Norte, no Porto Novo, em Caraguatatuba. Ao todo, 720 atletas se inscreveram na prova. A corrida terá percursos de 12 Km e 6 Km de distância nas orlas do Porto Novo e Indaiá, além da prova Kids e 3km de caminhada.
Os atletas de ambos os sexos disputam nas categorias 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e acima de 60 anos. A garotada compete nas categorias 1 a 3 anos, 4 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e de 14 a 15 anos, com trajetos de 50m, 100m, 300m, 500m e 800m, respectivamente.  O trajeto da caminhada é composto por 3 Km de distância.
Os kits serão entregues na sexta-feira (19), das 16h às 19h, na Academia Asec; e no sábado (20), das 15h às 18h, na Nice Calçados, localizadas no Centro. A Academia Asec fica na Rua São Benedito 900 – Centro. O endereço da Nice Calçados é Rua Santa Cruz, 241 – Centro. 
As 1ª, 2ª e 3ª etapas do circuito ocorreram nos dias 5 de março, 23 de abril e 19 de junho. As 4ª, 5ª e 6ª etapas dos outras serão realizadas nos dias 20 de agosto, 15 de outubro e 17 de dezembro.  O Circuito Adrena Run é formado por seis etapas.  
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail adrenarun.caragua@gmail.com ou na Fanpagewww.facebook.com/adrenarun13.
Programação da 4ª Corrida e Caminhada Adrena Run
Dia 20 de agosto (sábado)
16h às 19h – Guarda-volume e montagem das tendas
19h – Largada Adrena Run kids 
19h45 – Aquecimento
20h  Largada da prova de 12 Km
20h10 – Largada da prova de 6 km e caminhada de 3 km
21h45  Premiação
23h – Encerramento     
Local: Alameda José Francesconi – Porto Novo (próximo ao Centro de Eventos do Litoral Norte)
*Programação sujeita a alterações


Secretaria de Comunicação Social

PAT de Caraguá divulga vagas para esta terça

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.

Carpinteiro, Cartazista, Churrasqueiro, Confeiteiro, Contínuo, Costureira, Cozinheiro geral, Estagiário de corretor de imóveis, Eletricista, Encanador, Esteticista, Farmacêutico, Laboratorista de concreto, Mecânico de refrigeração, Motorista carreteiro, Operador de central de concreto, Operador de retro-escavadeira, Padeiro, Passadeira, Pizzaiolo, Serralheiro, Técnico em celular, Técnico em manutenção eletrônica e Técnico em nutrição.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Secretaria de Comunicação

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Propaganda eleitoral

Propaganda eleitoral é aquela em que os candidatos e partidos políticos expõem as metas e os projetos de trabalho com a intenção de conseguir a simpatia e o voto dos eleitores. Esse tipo de propaganda só é permitido a partir de 6 de julho do ano da eleição (art. 36 da Lei no 9.504/1997). Feita antes dessa data é considerada propaganda antecipada e está sujeita a multa no valor de R$5.000,00 a R$25.000,00, ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

A legislação eleitoral estabelece regras para a realização de propaganda, das  quais se destacam as principais proibições e permissões relacionadas abaixo.
É proibido:
  • fazer propaganda, de qualquer natureza (pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados), em bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum (cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada), inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos;
  • fazer propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em área pública, em muros, cercas e tapumes, ainda que não cause estragos;
  • promover, durante a campanha eleitoral, a confecção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam gerar vantagem ao eleitor;
  • realizar showmício e evento assemelhado para promover candidatos, bem como fazer apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral;
  • fazer propaganda eleitoral por meio de outdoors;
  • utilizar trios elétricos em campanhas eleitorais, exceto para a sonorização de comícios;
  • fazer propaganda eleitoral antecipada.
É permitido:
  • fazer propaganda eleitoral (faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições), independentemente de licença municipal e de permissão da Justiça Eleitoral, em bens particulares, desde que não ultrapassem 4m² e não se oponham à legislação eleitoral, o que acarretará multa para o infrator;
  • colocar mesas para distribuição de material de campanha e utilizar bandeiras ao longo de vias públicas, desde que sejam móveis e não atrapalhem a circulação de pessoas e veículos (os objetos deverão ser colocados entre as 6 e as 22 horas);
Observação: Para as eleições de 2014, ainda prevalece a redação do art. 37, § 6o, da Lei no 9.504/1997: É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.
  • ligar alto-falantes ou amplificadores de som entre as 8h e as 22h;
Observação: É proibida a instalação dos mencionados aparelhos em distância inferior a 200 metros:
- das sedes dos poderes Executivo e Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios;
- das sedes dos tribunais judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares;
- dos hospitais e das casas de saúde;
- das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e dos teatros, quando em funcionamento (art. 39, § 3o, da Lei no 9.504/1997);
  • distribuir folhetos, volantes e outros impressos (desde que editados sob a responsabilidade de partido político, coligação ou candidato);
  • realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa entre as 8h e as 24h;
  • fazer propaganda eleitoral na Internet:
- em site do candidato, do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado em provedor estabelecido no país;
- por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, pelo partido ou pela coligação;
- por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural;
  • manifestar (o eleitor), individualmente e de forma silenciosa, sua preferência por partido, coligação ou candidato, no dia da eleição, porém isso deve ser feito exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Observação: Na Internet, é proibido veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga; divulgar propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O que acontece após o registro de candidaturas

Depois que os pedidos de registro de candidatos forem entregues, o TRE ou o TSE, no caso de pedido de registro de candidato a presidente e vice-presidente da República, tomará as seguintes medidas:
  • emitirá recibo (um para o candidato e outro para ser inserido nos autos) comprovando a leitura e o recolhimento dos arquivos digitais gerados pelo Sistema CANDex, com os dados constantes dos formulários Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) e Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap);
  • providenciará a publicação de edital contendo os pedidos de registro, para ciência dos interessados, no Diário da Justiça Eletrônico.
É importante ressaltar que, após a confirmação da leitura dos dados dos candidatos, as informações serão encaminhadas automaticamente à Receita Federal do Brasil, por meio do próprio sistema de candidaturas, para geração do número de registro no CNPJ. Tal procedimento é necessário para que o candidato tenha como prestar contas à Justiça Eleitoral de possíveis doações recebidas, gastos com serviços contratados durante o período eleitoral, etc.