GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Trabalhos da Ouvidoria Municipal são esclarecidos na Integração FM

Na manhã de ontem (21/03) a Ouvidora Municipal, Cilce Fabretti, concedeu uma entrevista na Rádio Integração FM, para esclarecer à população os trabalhos e serviços que a Ouvidoria da Prefeitura de Caraguatatuba realiza.

A Ouvidoria é um setor onde a população pode ser ouvida diretamente, e não para resolver problemas. “A Ouvidoria é o caminho mais curto entre o munícipe e a Secretaria a qual o serviço está sendo solicitado. Uma vez que a reclamação, a sugestão, a denúncia ou até mesmo um elogio é feito aqui. Temos um prazo de 20 a 30 dias para encaminharmos a solicitação a Secretaria em questão e cobrarmos uma posição para passarmos ao munícipe”, esclareceu a ouvidora.

“É muito fácil entrar em contato. No próprio site da Prefeitura, onde estão publicadas as notícias, no lado esquerdo da página, fica o nosso ‘Canal Direto’, Ouvidoria Geral. Atendemos pelo telefone: 0800-770-0678, pelo link ou pelo e-mail: ouvidoria@caraguatatuba.sp.gov.br”, explicou.

Pela internet ou pelo 0800, o munícipe irá preencher um formulário que será encaminhado a Secretaria solicitada e num prazo de até 30 dias. A resposta chegará à Ouvidoria, que imediatamente entra em contato com o munícipe e repassa o que foi apurado.

“Aproveito para ressaltar que a Secretaria de Saúde tem uma Ouvidoria própria e atende pelo 0800-779-4545”, informou Cilce Fabretti.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Ottini (clauttini@hotmail.com)
Jornalista

UBS Tinga passa por melhorias na informatização

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que a UBS Tinga passará por trabalhos no cabeamento da Rede de Internet de 22 a 24/3 para informatizar a unidade com o objetivo de melhor atender ao usuário. Devido a este trabalho, podem ocorrer alguns ruídos no local durante o dia, mas o fluxo de atendimento seguirá normalmente.


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba terá sala de educação ambiental e gincana ecológica

No Dia Mundial da Água, Caraguatatuba inaugura sala para Educação Ambiental. O espaço, criada como exigência para o selo de Município Verde Azul, estava instalado na Secretaria de Educação e ganha, a partir de amanhã (22), um ambiente alfabetizador, na biblioteca Municipal Afonso Schmidt, Centro.

“Os alunos e população poderão realizar visitas, participar de vivências, oficinas retirar e emprestar materiais sobre Meio Ambiente”, ressaltou a responsável pela área de Educação Ambiental, do setor de projetos, Telma Guadagnini França.

Na oportunidade será lançado o projeto “Escola+Sustentável”, com várias ações nas escolas e parcerias com Sabesp, EDP/Bandeirantes e a Empresa Vital Reciclagem. “Durante seis meses as escolas terão como metas reduzir, em pelo menos 10%, o gasto de água e luz e arrecadar óleo usado”, explicou Telma. Ao todo 49 escolas vão participar do projeto.

A inauguração da nova sala será às 10h, no prédio da Fundacc, na rua Santa Cruz, 396, no Centro.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

CBH-LN realizará posse da gestão 2017-2019 Evento será realizado dia 24, a partir das 9h30, em Ubatuba

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizará cerimônia de posse dos representantes da nova gestão 2017-2019, no próximo dia 24, sexta-feira, a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, na Avenida Plínio de França, 378, bairro Saco da Ribeira.

Na ocasião serão empossados representantes da sociedade civil organizada, assim como do Estado, dos quatros municípios do Litoral Norte, além da presidência do CBH-LN, vice-presidente, secretário executivo e secretário adjunto.

Formados por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, a composição do CBH-LN é tripartite.

No dia 10 deste mês, em Caraguatatuba as instituições da sociedade civil do Litoral Norte se apresentaram para participar da reunião de eleição das 12 entidades titulares e 12 suplentes que irão representar este segmento no CBH-LN.

Já as indicações do segmento Estado foram feitas pelos titulares de cada pasta e dos municípios pelos quatro prefeitos municipais.

Demandas de trabalho
Entre as principais demandas do CBH-LN, ao longo deste ano, estão elaboração da revisão (prognóstico) do Plano de Bacias Hidrográficas, a implementação da Cobrança pelo Uso da Água, proposta a ser remetida ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, além do segundo ano do projeto Vertente Litorânea Paulista, que abrange CBH-LN, CBH-BS (Baixada Santista) e CBH-RB (Ribeira de Iguape).

Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba

O desassoreamento do rio Guaxinduba é um dos trabalhos mais importantes que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando atualmente. Uma escavadeira PC de grande porte faz a retirada da areia, no trecho da avenida Fioravante Paschoalim, entroncamento com a rua Ingá, bairro Martim de Sá, nas proximidades da praia. O secretário da Sesep, Roberti Costa, acredita que os trabalhos devem ser encerrados em 10 dias.

Ele explica que a limpeza do Guaxinduba é essencial para o escoamento das chuvas. “Com esse rio desassoreado, a drenagem dos bairros Cantagalo, Serraria, Cidade Jardim e Martim de Sá aumenta, evitando transbordamentos”.

Outros dois rios que estão em processo de dragagam são o rio da Paca, na região do bairro do Tinga, e o Juqueriquerê, no Porto Novo. Escavadeiras hidráulicas trabalham nas margens fazendo a limpeza para evitar novas enchentes.

Limpeza geral em diversos bairros
Diversos bairros da cidade passam por uma limpeza geral, com serviços de capina, roçada, varrição e retirada de detritos. Nas ruas do bairro Indaiá,  equipes da Sesep se concentram hoje (21) nas avenidas Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná e rua Aristides Anísio.  

Ruas dos bairros Morro do Algodão, Martim de Sá, Olaria e Casa Branca  também recebem serviços de limpeza. Na praia do Centro, um caminhão pipa, desde ontem, faz a limpeza da ciclovia, atingida pela lama trazida pelas chuvas.

No bairro Cidade Jardim, próximo ao Cantagalo, a Praça da Avenida José Abel Galvão, esquina com Alameda das Seringueiras, foi totalmente roçada e as guias da avenida estão sendo pintadas.

Roberti Costa explica que a Secretaria está trabalhando de forma acelerada não só na recuperação dos bairros atingidos pelas chuvas, como também fazendo um trabalho geral de prevenção. “Pouco a pouco, retomamos nossa rotina de trabalho, fazendo o melhor por nossa cidade”.      

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Marcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba permanece situação de emergência devido às chuvas

A Defesa Civil de Caraguatatuba continua em estado de alerta em relação aos escorregamentos de terra, inundações e quedas de árvores, conforme determina o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Equipes da Defesa Civil seguem com as vistorias em diversas áreas de risco para identificação dos imóveis com problemas e remoção de pessoas. O prefeito Aguilar Júnior decretou situação de emergência em decorrência dos estragos provocados pelas as chuvas, entre os dias 15 e 19 de março, no município. 

De acordo com a Defesa Civil, os pontos mais são Jaraguazinho, Benfica, Cantagalo, Jardim Francis, Rio do Ouro, Casablanca, Olaria, Tinga e Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate). 

Dados atualizados apontam que 47 pessoas foram removidas de suas casas após as chuvas que atingiram a cidade de Caraguatatuba e estão em um abrigo da Prefeitura no bairro do Porto Novo. Além disso, mais 50 pessoas foram para casa de amigos e parentes.
O telefone da Defesa Civil de Caraguatatuba é o (12) 3882-1055. O atendimento é das 7h às 19h. O número do plantão 24 horas é 199.  

PPDC – O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) continua até o dia 31 de março.

O Plano inclui monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela redução de riscos com a remoção das pessoas residentes nessas áreas para abrigos da Prefeitura.

São 19 áreas com risco de escorregamentos, além de pontos de inundação nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Pontal Santa Marina, Golfinho, Jetuba, Capricórnio, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate). 

Previsão do Tempo 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Caraguatatuba, a quarta-feira (22/03) será parcialmente nublada, com o predomínio do sol. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima de 29ºC.  Na quinta-feira (23), o dia segue estável com 20ºC e 29ºC, com apenas 5% de probabilidade de chuva.

A sexta-feira (24) começa ensolarada com possibilidade de chuva à tarde. A temperatura varia entre 22ºC e 28ºC. 

O mar subirá um pouco, segundo a tábua de marés da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil. Na quarta-feira (22/03), a maré deve atingir 1 m 23h56. A partir de quinta-feira (23/3), o mar subirá 1 m às 12h09 do volume normal. Durante a sexta-feira (24), a maré mais alta registrada será 1,1 m às 0h36 e às 12h51. 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Aguilar Junior se reúne com chefe da Casa Civil e relata problema das chuvas na cidade

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na tarde desta segunda-feira (20/3) com o chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, e o deputado estadual Jorge Caruso (PMDB), para apresentar um balanço das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. No encontro, o prefeito levou o decreto de situação de emergência.

Obras emergenciais serão necessárias em bairros que foram atingidos, como pontes, passarelas e vias públicas. Além disso, serão necessários projetos de drenagem para vários bairros que sofrem com alagamentos.

Por conta das chuvas, a ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado enviou mantimentos e materiais para as vítimas.

“As chuvas deram uma trégua e temos que ter preocupações com as encostas. Mas também não podemos fazer vista grossa para o problema antigo de alagamento nos bairros. Não vamos medir esforços para solucionar esse problema o quanto antes. Quero agradecer toda a receptividade do chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, em ouvir nossos anseios”, destacou o prefeito.

Por meio do deputado Jorge Caruso (PMDB), o governo federal também deverá enviar ajuda a Caraguatatuba. As tratativas serão feitas pelo deputado federal Baleia Rossi (PMDB).

Pedido conjunto
Outro pedido feito ao chefe da Casa Civil foi em relação à estrada principal de acesso ao Pouso Alto.

Sobre este assunto, a solicitação foi feita por três prefeitos: Maria de Lourdes de Oliveira Carvalho (Natividade da Serra), Victor de Cássio Miranda (Paraibuna) e Aguilar Junior (Caraguatatuba).

A via de acesso ao Pouso Alto, não recebe qualquer tipo de manutenção há anos e parte do trecho está na cidade de Caraguatatuba, outra em Paraibuna e o terceiro, em Natividade da Serra.

“Muitas pessoas reclamam desta importante estrada que corta os três municípios. Precisamos dar um retorno para a população”, salientou.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Eleitos representantes para I Conferência Estadual da Saúde das Mulheres

Nesta sexta-feira (17/3), Caraguatatuba realizou a 1ª Plenária Municipal da Saúde das Mulheres, por meio da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) no Auditório do Centro Universitário Módulo (Centro).

Com a temática “Desafio para a integralidade com equidade”, a plenária elegeu oito delegados representantes de Caraguatatuba na Etapa Macrorregional da I Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, que acontece em Campos de Jordão nos dias 28 e 29 de março.

Entre os eleitos, estão como representantes do poder público Graciete de Souza Saraiva e Sheila Cristina Barbosa Araújo; como profissionais de Saúde, Bruna Gabriela Picker de Lima e Renato Cézar Portes; e como usuários do Sistema Único de Saúde, Iasmin de Oliveira Candeia Lopes de Moura, Cilmara Oliveira dos Santos, Samuel de Brito Fernandes Martins e Ilson Vitório de Souza.

Aberta ao público, a plenária discutiu temas que contemplam o eixo principal da Conferência Nacional da Saúde das Mulheres relacionados à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e às políticas de equidade.

Entre os principais temas, estavam tópicos relacionados à população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional; à população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social); à população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos) e à população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

O eixo principal da discussão foi a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, dividido em quatro eixos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
III- Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres;
IV- Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Ao final da plenária foram elencadas 20 propostas que estão sendo compiladas pela Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Comus e, em breve, serão divulgadas.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba participa da Feira de Turismo BTL em Lisboa

Caraguatatuba foi representada pela primeira vez na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras de turismo do mundo, que realizou sua 29ª edição entre os dias 15 e 19 de março, em Lisboa, capital do Portugal.

Esta feira contou com três pavilhões com estandes de companhias aéreas, cruzeiros marítimos e agencias de viagens do mundo inteiro.

A BTL é uma Feira Internacional de Turismo, ponto de encontro dos profissionais ligados a esta área e ao espaço de aplicação das últimas tendências deste mercado.
O evento conta também com uma ampla programação de reuniões e oportunidades de entrar em contato com grandes empresários do ramo e manter relação com outras culturas.
A equipe que representou o Município, formada pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Rodrigo Tavano, e o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, montou um estande para expor materiais sobre a cidade e atender os empresários e visitantes da feira.

Eles também fizeram visitas técnicas no Oceanário e ao Teleférico de Lisboa, com o intuito de analisar e pensar em ideias para futuros projetos que podem ser aplicados em Caraguatatuba.

Rodrigo Tavano falou sobre a experiência adquirida. “Foi espetacular. O fato de poder divulgar Caraguatatuba para o turista estrangeiro é muito impactante. Conversamos com diversas empresas e pretendemos fechar várias parcerias. Outro aspecto importante foi a relação que tivemos com o Ministério do Turismo, com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e com outras cidades que estavam presentes na feira. Isso fortalece a sequencia do nosso trabalho” explicou o presidente do Contur.

Ele aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos: “Sou muito grato ao apoio do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o secretário de Turismo Cristian Bota, os membros do Conselho Municipal de Turismo e da Associação dos Hotéis e Pousadas por esta oportunidade de estar representando a Cidade nesta feira e pelo empenho neste projeto de divulgar nosso município para os turistas estrangeiros. Formos convidados para participar de outras feiras e congressos de Turismo, e isso é muito gratificante” afirmou Tavano.

Além disso, foi firmada uma parceria com a Embaixada do Brasil em Portugal, para que outros materiais sobre Caraguatatuba sejam distribuídos ao público nos próximos eventos que estão programados no país.

Para o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo, Marcelo Suckow, foi muito importante a participação de Caraguatatuba na BTL. “Penso que podemos usar um principio da publicidade para explicar a importância deste evento. Quem não se mostra não fica conhecido. Então é muito importante promover a cidade e a região do Litoral Norte. E também é muito importante estreitar os laços com o Ministério do Turismo. Os contatos que fizemos em Portugal foram fundamentais para o futuro do turismo em Caraguatatuba” explicou Suckow.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Moradores de áreas de risco recebem orientações da Defesa Civil de Caraguatatuba

Dados atualizados apontam que 47 pessoas foram removidas de suas casas após as chuvas que atingiram a cidade de Caraguatatuba e estão em um abrigo da Prefeitura no bairro do Porto Novo. Além disso, mais 50 pessoas foram para casa de amigos e parentes.

O trabalho de prevenção da Defesa Civil continua sendo feito nos bairros afetados pelas. As equipes constituídas por técnicos de meio ambiente, assistentes sociais, funcionários da Diretoria de Habitação e técnicos da Defesa Civil vistoriaram as casas das famílias que se encontram em áreas de risco. A Polícia Militar acompanhou os trabalhos, pois durante as visitas, as equipes ainda encontram resistência de alguns moradores em entender o estado de atenção.

A ideia é alertar sobre os perigos em casos de fortes chuvas. “Choveu 130 milímetros neste final de semana. Hoje saiu um sol, mas isso não quer dizer que os perigos acabaram. É preciso convencer as pessoas que estão nestes locais de risco eminente a saírem de suas casas, em caráter temporário, pois mesmo que a chuva pare, as águas continuam se movimentando embaixo do solo”, explicou o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior.

A Defesa Civil monitora 19 áreas nos bairros Cocanha, Sertão dos Tourinhos, Portal da Fazendinha, Jardim Santa Rosa, Olaria, Casa Branca, Martin de Sá, Cantagalo, Serraria, Prainha, Sumaré, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Caputera, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Tinga e Cidade Jardim.

Previsão
De acordo com a equipe do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), existe a probabilidade de chuvas esparsas no decorrer desta terça (21/03).

Na quarta e quinta e sexta-feira, há poucas chances de chover. No sábado (25), há expectativa de chuvas e no domingo (26), o tempo volta a firmar.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Ottini (clauttini@gmail.com)
Claudia Moyses (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Após servir de abrigo, Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves retoma atividades

As atividades do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) estão sendo retomadas nesta segunda-feira (20/03).

Desde a última quarta-feira (15/03), as aulas estavam suspensas devido às fortes chuvas em Caraguatatuba. O Cemug foi temporariamente utilizado como abrigo para as pessoas que tiveram que abandonar as casas que ficavam em locais de risco.

Os polos do Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (Ciase) também tiveram suas atividades retomadas.

Para mais informações, ligue para a Secretaria de Esportes e Recreação, através do telefone (12) 3885-2200.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Doações às vítimas das chuvas podem ser feitas no prédio da antiga Secretaria de Turismo

A partir desta segunda-feira (20/03), as doações para as vítimas das chuvas em Caraguatatuba podem ser feitas no antigo prédio da Secretaria de Turismo - Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) está com a triagem dos últimos produtos doados pela comunidade, que serão encaminhados paras as famílias.
Porém, a ideia é que o espaço onde funciona o Centro Integrado de Atenção com Deficiência e a Pessoa esteja liberado para o retorno das atividades até o fim da semana.
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba prioriza, neste momento, doações de colchões, eletrodomésticos, móveis e utensílios de cozinha.
A pessoa que quiser realizar doações, pode pedir o recolhimento através do telefone 0800 774 7055 ou pelo (12) 3886-3073.
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira (20/03).
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carolina Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

Após chuvas, obras emergenciais são iniciadas e limpeza de bairros é intensificada

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba deu início em duas importantes obras, em caráter de urgência, para aumentar a drenagem de águas pluviais, evitando alagamentos nas regiões mais críticas da cidade.

As obras estão sendo realizadas nos bairros Cantagalo, região central, e Jetuba, região Norte da cidade.

No Cantagalo, oito aduelas de concreto estão sendo instaladas na rua Antonio Francisco Pascoal,  para dar vazão à chuva. Uma escavadeira e um caminhão trucado estão em operação e a previsão é de que, até amanhã, a via esteja liberada para passagem de veículos. 

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella explica que o ritmo da obra está acelerado para que, em caso de chuvas fortes, não haja danos às casas da região.

“Até amanhã, o canal já estará pronto para receber um fluxo maior de águas e a via será liberada. Depois, faremos o acabamento com a aplicação de asfalto, entre outros detalhes. O importante é que a área esteja a salvo de alagamentos”.

No bairro Jetuba, foi instalado um extravasor de águas na entrada do bairro. Borella conta que esteve no local, acompanhado por uma equipe de topógrafos. “Decidimos iniciar a obra rapidamente, também como uma medida emergencial”, explica.

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) enviou funcionários e maquinário ao local e já finalizaram a instalação. 

Recuperação da cidade
Para somar à frota de maquinários e caminhões da Sesep, o prefeito Aguilar Júnior autorizou a contratação (por conta do decreto da situação de emergência) de mais máquinas para ajudar no socorro às famílias atingidas pelas chuvas. Todo esse maquinário prossegue agora na limpeza e recuperação das ruas.

Um dos bairros da região central da cidade que foi tomado pela lama, o Sumaré, recebeu hoje (20) pela manhã equipes da Sesep, acompanhadas de retroescavadeiras e caminhões trucados.
As equipes estiveram nas ruas Lucas Nogueira Garcez, Horácio Valério dos Santos e Benedito Alves. No período da tarde, caminhões pipa fizeram a lavagem das vias.

Na região Norte, a principal atividade é o desassoreamento de valas.  No Condomínio Jetuba, o desassoreamento de dois quilômetros de vala mobiliza parte da equipe da Regional Norte da Sesep, para evitar alagamentos na área. Também estão sendo desassoreados o rio Gracuí, no bairro Massaguaçu, e parte do rio Capricórnio.

Na região Sul, o rio da Paca também está sendo desassoreado. Bairros como Gaivotas, Tinga, Pontal Santamarina, Porto Novo e Morro do Algodão estão recebendo serviços de limpeza geral e operação Bota Fora.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Marcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista