GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Conselho Municipal de Esportes de Caraguatatuba se reúne nesta quarta-feira

O Conselho Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba se reunirá na próxima quarta-feira (15), às 10h, na Secretaria de Esportes, no Jardim Britânia. Os membros irão deliberar sobre diversos assuntos pertinentes ao setor, incluindo a seleção dos currículos esportivos aprovados para o recebimento de bolsa-atleta durante o ano de 2017.  O benefício é fornecido pelo Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) de Caraguatatuba. 

Os atletas bolsistas representam a cidade em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Os currículos dos atletas foram entregues entre os dias 26 de janeiro e 15 de fevereiro.

No começo de março, a secretaria divulgou os 87 projetos selecionados para o recebimento da bolsa-auxílio de R$ 1,5 mil mensais do FIDA. As propostas integram os segmentos Esporte Educativo com Metodologia Lúdica (4 a 5 anos), Esporte Educacional (6 a 17 anos), Esporte de Participação (acima de 17 anos) e Esporte de Rendimento (competição), e são desenvolvidas nos núcleos esportivos.

A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200.  

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Associação de Clubes de Futebol Amador de Caraguatatuba elege diretoria nesta terça (14)

As eleições para compor a diretoria da Associação de Clubes de Futebol Amador de Caraguatatuba (ACFAC) serão nesta terça-feira, 14 de março, às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. Ao todo, representantes de 56 equipes participarão da eleição de fundação da entidade, que tem a função de representar, fortalecer e dirigir a prática da modalidade no município. 

Os cargos definidos na eleição da diretoria da ACFAC serão presidente, vice-presidente, secretário geral, 1° secretario, 2° secretario, 1° tesoureiro, 2° tesoureiro e diretor de Esportes. 

Após o pleito, a assembléia geral da associação ocorrerá anualmente, em janeiro, para discutir relatório e balanço geral das atividades administrativas e financeiras do exercício anterior, apresentados pela Diretoria, juntamente com o parecer do Conselho Fiscal; aprovar a proposta orçamentária para o exercício financeiro seguinte; e conhecer o relatório da Comissão Disciplinar.

As eleições serão realizadas de dois em dois anos, em dezembro, para eleger presidente e vice-presidente, seis membros efetivos e seis suplentes do Conselho Deliberativo; quatro auditores efetivos e os dois substitutos da Comissão Disciplinar; e três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal. 

O Instrumento Particular de Estatuto Social da ACFAC está disponível para consulta no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/

A Secretaria de Esportes fica na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.  

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Jogando fora de casa, o E.C XV de Novembro de Caraguatatuba empatou as partidas da categoria Sub-15 e Sub-17 contra o SEV Hortolândia, válidas pela 3ª rodada da Copa Ouro. Os jogos foram realizados na ultima sexta-feira, (10/03), no Estádio S.E Barril Estoril, em Campinas. Na categoria Sub-15, o XV de Caraguatatuba ficou no empate sem gols. Mas no Sub-17, o Leão do Litoral norte empatou com o Hortolândia por 1 a 1. Sub 20 – A categoria Sub-20 do Alviverde do Litoral Norte também entrou em campo, mas mesmo jogando em casa, não conseguiu um resultado positivo. Derrota para o Bragantino, por 1 a 0, em partida disputada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (11). Próxima rodada – Vivo na busca pela classificação para a fase seguinte, a equipe Sub-15 e 17 do XV de Caraguatatuba enfrenta o Grêmio Barueri, fora de casa, em Nova Odessa, em confronto válido pela 4ª rodada da Copa Ouro, no próximo sábado (18), a partir das 9h. Já o time Sub 20 do XV de Caraguatatuba, busca reabilitação em partida fora de casa, contra o União Mogi F.C, no campo do São Francisco, em Mogi das Cruzes, às 15h. A Copa Ouro é organizada pela Associação Paulista de Futebol e reúne times da categoria de Base do Estado de São Paulo. A associação tem como objetivo promover o Fair Play (Jogo Justo/Jogo Limpo) entre as entidades e os garotos das faixas etárias propostas, incentivar a prática esportiva, revelar novos valores integrando entidades esportivas em novos modelos de competição e aprimoramento educativo, estimulando o aproveitamento escolar através da prática do esporte.

A segunda rodada do Torneio Início Aniversário da Cidade de Futebol de Campo, foi marcada por muitos gols e uma decisão nos pênaltis. Sete jogos agitaram os campos do Morro do Algodão, Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e no Estádio Toca do Leão, no Centro no último domingo (12). Vinte e dois gols foram anotados.

O jogo mais equilibrado da rodada foi entre Força Jovem F.C e Pedrinho F.C, no Campo do E.C. Estrela do Morro, no Morro do Algodão. No tempo normal, Clayton marcou para o Força Jovem F.C e Paulo empatou para o Pedrinho F.C. Após o empate, a partida seguiu para o pênaltis e foi vencida pelo Força Jovem por 2 a 0.

Outros dois jogos movimentaram o Morro do Algodão, O A.E Grêmio venceu o E.C Tarumã por 2 a 1, com gols de Ricardo e Douglas. Reginaldo descontou para a equipe do E.C Tarumã. Já o C.A União Colonial goleou o A.A.B Travessão por 4 a 1, com destaque para Diego, que marcou um hat-trick (três gols). Alessandro completou a goleada e Lucas diminuiu para o A.A.B Travessão.

O Cemug recebeu três partidas. Destaque para a vitória do C.A Fortaleza, para cima do Beira Mar, por 4 a 1. Dodô, Anderson e Fabinho, fizeram duas vezes, os gols do C.A Fortaleza. Alex anotou para o Beira-Mar. O Cirrose F & S venceu o G.R Jaraguazinho por 3 a 0, com gols de Marcel, Reinaldo Keké e um gol contra. Encerrando a rodada no Centro Esportivo, o E.C Estrela do Morro derrotou o E.C Índaia por 2 a 0, gols de Ricardo e Jeferson.

No estádio Toca do Leão, o Morro do Chocolate F.C ganhou do E.C Juventus por 2 a 1, em partida equilibrada. Ivan e Ed Carlos marcaram para a equipe vencedora. Francieldo fez o único gol do Juventus.

Realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, com o intuito de comemorar o aniversário de 160 de Caraguatatuba, o Torneio Início Aniversário da Cidade, de futebol de campo, chega a sua 3ª rodada.

XV de Caraguatatuba empata fora de casa contra Hortolândia no Sub-15 e 17

Jogando fora de casa, o E.C XV de Novembro de Caraguatatuba empatou as partidas da categoria Sub-15 e Sub-17 contra o SEV Hortolândia, válidas pela 3ª rodada da Copa Ouro. Os jogos foram realizados na ultima sexta-feira, (10/03), no Estádio S.E Barril Estoril, em Campinas.

Na categoria Sub-15, o XV de Caraguatatuba ficou no empate sem gols. Mas no Sub-17, o Leão do Litoral norte empatou com o Hortolândia por 1 a 1.

Sub 20  A categoria Sub-20 do Alviverde do Litoral Norte também entrou em campo, mas mesmo jogando em casa, não conseguiu um resultado positivo. Derrota para o Bragantino, por 1 a 0, em partida disputada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (11).

Próxima rodada – Vivo na busca pela classificação para a fase seguinte, a equipe Sub-15 e 17 do XV de Caraguatatuba enfrenta o Grêmio Barueri, fora de casa, em Nova Odessa, em confronto válido pela 4ª rodada da Copa Ouro, no próximo sábado (18), a partir das 9h.

Já o time Sub 20 do XV de Caraguatatuba, busca reabilitação em partida fora de casa, contra o União Mogi F.C, no campo do São Francisco, em Mogi das Cruzes, às 15h.

A Copa Ouro é organizada pela Associação Paulista de Futebol e reúne times da categoria de Base do Estado de São Paulo. A associação tem como objetivo promover o Fair Play (Jogo Justo/Jogo Limpo) entre as entidades e os garotos das faixas etárias propostas, incentivar a prática esportiva, revelar novos valores integrando entidades esportivas em novos modelos de competição e aprimoramento educativo, estimulando o aproveitamento escolar através da prática do esporte.

Secretaria de Esportes seleciona jogadores para Beach Soccer

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba promove uma avaliação técnica para formar o time de beach soccer nesta terça-feira (14), às 15h, na Arena Indaiá (ao lado da pista de bicicross).

A seletiva masculina é direcionada aos atletas das Categorias Sub-17 e Sub-15 (nascidos em 2000 e 2002). Os selecionados defenderão o município no Campeonato Paulista de Beach Soccer, que será disputado no mês de abril, em Caraguatatuba, e em outras competições. Os jogadores serão avaliados pelo coordenador técnico, Thiago Augusto (Thiago Futevôlei).

A Arena Indaiá fica na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, s/n– Indaiá (ao lado da i. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200/2166 ou pelo WhatsApp (12) 99250-3936.  

Futebol Feminino 

A seletiva para o time de futebol feminino de campo será nesta quarta (15/3), às 19h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. O teste é voltado para as jogadoras da categoria Sub-21. As aprovadas integrarão a equipe de futebol feminino do município. A peneira será realizada pela Secretaria de Esportes e Recreação.

A triagem estava programada para a última quarta (8), mas devido ao clima chuvoso, foi cancelada, para que nenhuma atleta fosse prejudicada e para preservar o gramado, que receberá várias partidas neste final de semana.

As interessadas devem comparecer ao local, munidas do RG original. As candidatas serão observadas pelos professores Pérsio Monteiro e Ivan Leonel.

O Cemug fica na Avenida José Herculano, 50, bairro Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200/2166.  

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Caraguatatuba celebra o Dia do Consumidor na próxima quinta-feira

O Dia Mundial do Consumidor será comemorado na próxima quinta-feira (15/3) em reconhecimento ao seu importante papel na sociedade. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Assuntos Jurídicos e Comunicação Social e o Procon de Caraguatatuba, com o apoio do Centro Universitário Módulo, celebrará o dia com programação diferenciada em homenagem a todos os consumidores do município e região. Palestras, informações e orientações ao público sobre os direitos e deveres dos consumidores estão na programação.

Não haverá funcionamento no Procon Municipal no dia da realização do evento.
Serviço:
Palestras - Dia Mundial do Consumidor
Local: Auditório do Centro Universitário Módulo (Campus Centro)
Avenida Frei Pacifico Vagner, nº 653 – Centro
Programação
15/3
8h - Abertura do evento com a presença do secretario de Assuntos Jurídicos, Sandro Magalhães Reis Albok e Prefeito Aguilar Jr.
8h30 – Palestra
Tema: Direitos do Consumidor / Juizado Especial Civel
Palestrante: Juiz de Direito, Fabio Bernades de Oliveira Filho.

10h – Palestra
Tema: Relações de Consumo Eletrônico
Palestrante: Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Módulo, Prof. Dr. Marcelino Matsuda
O evento retorna às 18h com mais uma série de palestras e segue até as 22h.

18h30 - Presença do secretário de Assuntos Jurídicos, Sandro Magalhães Reis Albok e Tato Aguilar, presidente da Câmara de Caraguatatuba.

19h00 – Palestra
Tema: O PROCON seu papel frente à Defesa Do Consumidor/Fiscalização
Palestrante: Maria Augusta, coordenadora do PROCON Regional de SJ.
20h30 - Palestra
Tema: Órgãos de Proteção Do Consumidor/Novo Sistema De Soluções De Conflitos
Palestrante: presidente da 65ª Subseção da OAB/SP, Dr. Carlos Felipe Tobias.
22h - Encerramento.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carolina Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

Fundo Social visita instituições de Caraguatatuba

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, deu início a uma série de visitas a instituições da cidade. Na última quinta-feira (9) a visita foi a Casa Luz do Caminho e no Projeto Luz do Caminho.

A visita foi acompanhada pelas equipes técnicas que apresentaram a dinâmica das casas e suas necessidades mais urgentes.

A Casa do Caminho é uma das instituições que tem acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, onde moradores de rua e/ou dependentes químicos recebem assistência como banho, acolhida para serem reinserido na sociedade, e caso aceitem, recebem até tratamento de reabilitação. Atualmente, a casa mantém 43 homens e cinco mulheres e recebe uma demanda mensal transitória de 120 pessoas.

O Projeto Luz do Caminho funciona na casa de recuperação, onde essas pessoas recebem o tratamento de reabilitação. O projeto é instalado no bairro do Rio Claro onde estão internadas 44 pessoas, sendo 36 mantidas pelo convênio municipal.

A responsável pelos dois espaços, Maria Lucia, apresentou alguns pedidos à presidente do Fundo de Solidariedade, que serão analisados e atendidos de acordo com as possibilidades.

“Estas visitas são de suma importância para que a ação do Fundo Social possa contribuir com um atendimento humanizado”, disse Samara Aguilar.

A Associação de Combate ao Câncer e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) já receberam a visita do Fundo Social. As próximas serão o Lar São Francisco e a Comunidade Divina Providência.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carolina Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

Alunos do CIDE Sul fazem oficina no Teatro Mário Covas

Os alunos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, do Perequê-Mirim, tiveram a oportunidade de aprender técnicas e exercícios teatrais com atores profissionais. O grupo Trapo, de São Paulo, ministrou a oficina.

As crianças participaram de exercícios e jogos teatrais utilizados no processo criativo dos atores. Ao todo 40 crianças, de 11 a 15 anos, participaram da atividade pela primeira vez. Alguns deles sequer tinham estado no Teatro Mario Covas antes.

 “Eu não conhecia, gostei de tudo, principalmente das brincadeiras”, revela a aluna do 9º ano, Solene da Silva Santos, 13 anos. “Os atores são extraordinários, eles dão inspiração e nos motivam sermos iguais a eles”, contou Vínícius Landin, 14 anos, também do nono ano.

Segundo a diretora da escola, Salete Aparecida da Silva Santos, esta é uma chance dos alunos conhecerem outras realidades, além das salas de aulas. “A unidade fica numa região periférica e o acesso à cultura é fundamental”, disse.

O Grupo Trapo, por meio da ONG Inforedes, leva oficinas de teatro gratuitamente pelo interior de São Paulo. “O trabalho do grupo é social, mas sempre com a visão artística”, explicou o diretor teatral, Muriel Vitória. O projeto é aprovado pelo Conselho Nacional do Direito da Criança e Adolescente (CONANDA) e teve apoio da Fundacc e da Secretaria de Educação.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Canal da Avenida Brasil recebe serviços de limpeza

A Avenida Brasil, no Sumaré, está recebendo hoje (13) diversos serviços de limpeza, entre eles, a roçada e varrição dos canteiros centrais da avenida. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), responsável pela ação, enviou ao local uma equipe de funcionários, acompanhada de uma máquina carregadeira Bobcat e uma retroescavadeira para fazer a limpeza do canal, que tem cerca de três quilômetros de extensão.

Obras no Rio Guaxinduba
As obras de contenção das margens do rio Guaxinduba prosseguem esta semana. Os funcionários trabalham na região da Avenida Fioravante Paschoalim, na Martim de Sá, no entroncamento com a Rua Ingá, corrigindo a encosta do rio. Ao término da parede de contenção, a equipe fará o reassentamento das guias, sarjetas e bloquetes, que ficaram desnivelados. A entrega da obra será feita até o final da semana caso as chuvas não atrasem o andamento. Na mesma avenida, a equipe também faz o reassentamento de guias para corrigir o escoamento de águas pluviais nas bocas-de-lobo.          

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

TV Record visita Programa Praia Acessível em Caraguá

A TV Record marcou presença sábado (11/03), no Programa Praia Acessível em Caraguatatuba. Paratletas da cidade e de outros municípios também acompanharam a gravação da reportagem. As imagens irão ao ar no Programa ‘Balanço Geral’, e depois ficarão disponíveis no site da emissora.

A repórter e apresentadora Francine Padilha, e o cinegrafista Matheus, registraram a importância do programa para o lazer e bem-estar das pessoas com deficiência. “Frequento a Praia Acessível nos fins de semana há quatro anos. Sou paratleta e aqui é também meu ponto de encontro com pessoas que tem as mesmas necessidades que eu”, comenta Ellen Cristina Dias Braga, 31 anos.

Já o paratleta Clodoaldo Massardi, 46, de Uberlândia/ MG, nunca havido participado das atividades desse projeto. “Já estive em outras praias brasileiras e de outros países, mas neste Programa estou vindo pela primeira. Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Caraguatatuba e a Sepedi pelo carinho e dedicação com que fui recebido”.

O Praia Acessível ocorre todas as sextas, sábados e domingos, das 8h30 às 16h30, na Praia do Centro. Além das seis cadeiras anfíbias doadas pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2011, o Praia Acessível disponibiliza: duas handbikes (bicicleta pedalada com as mãos), uma thunder bike (bicicleta de duas pessoas para deficientes visuais), prancha de stand up paddle, um caiaque duplo, tabuleiro de xadrez e damas, peteca, frescobol, frisbee (disco),  bolas de futebol e vôlei e, coletes salva-vidas, ducha e dois banheiros adaptados (feminino e masculino).

“Temos toda uma estrutura montada, na Praia do Centro, para atendermos a todos. A Sepedi disponibiliza também funcionários aptos a cuidar e atender as pessoas com deficiência seus amigos e familiares. O Programa Praia Acessível vem se fortalecendo cada vez mais em nossa cidade”, explica o coordenador, Luis Eduardo Amador Bueno.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Ottini (clauttini@hotmail.com)
Jornalista

Canal da Avenida Brasil recebe serviços de limpeza

A Avenida Brasil, no Sumaré, está recebendo hoje (13) diversos serviços de limpeza, entre eles, a roçada e varrição dos canteiros centrais da avenida. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), responsável pela ação, enviou ao local uma equipe de funcionários, acompanhada de uma máquina carregadeira Bobcat e uma retroescavadeira para fazer a limpeza do canal, que tem cerca de três quilômetros de extensão.

Obras no Rio Guaxinduba
As obras de contenção das margens do rio Guaxinduba prosseguem esta semana. Os funcionários trabalham na região da Avenida Fioravante Paschoalim, na Martim de Sá, no entroncamento com a Rua Ingá, corrigindo a encosta do rio. Ao término da parede de contenção, a equipe fará o reassentamento das guias, sarjetas e bloquetes, que ficaram desnivelados. A entrega da obra será feita até o final da semana caso as chuvas não atrasem o andamento. Na mesma avenida, a equipe também faz o reassentamento de guias para corrigir o escoamento de águas pluviais nas bocas-de-lobo.          

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Canal da Avenida Brasil recebe serviços de limpeza

A Avenida Brasil, no Sumaré, está recebendo hoje (13) diversos serviços de limpeza, entre eles, a roçada e varrição dos canteiros centrais da avenida. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), responsável pela ação, enviou ao local uma equipe de funcionários, acompanhada de uma máquina carregadeira Bobcat e uma retroescavadeira para fazer a limpeza do canal, que tem cerca de três quilômetros de extensão.

Obras no Rio Guaxinduba
As obras de contenção das margens do rio Guaxinduba prosseguem esta semana. Os funcionários trabalham na região da Avenida Fioravante Paschoalim, na Martim de Sá, no entroncamento com a Rua Ingá, corrigindo a encosta do rio. Ao término da parede de contenção, a equipe fará o reassentamento das guias, sarjetas e bloquetes, que ficaram desnivelados. A entrega da obra será feita até o final da semana caso as chuvas não atrasem o andamento. Na mesma avenida, a equipe também faz o reassentamento de guias para corrigir o escoamento de águas pluviais nas bocas-de-lobo.          

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

UBS Perequê-Mirim interrompe atendimento nesta segunda (13) por vandalismo

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que a UBS Perequê-Mirim interrompeu o atendimento nesta segunda-feira (13/03), em decorrência da ação de vândalos que entraram no local e cortaram o fornecimento de água.

Desta vez, estouraram o encanamento da entrada de água. Na última terça-feira (07/03), furtaram a bomba d’água.  A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba já tomou as providências e o atendimento foi normalizado ainda na tarde desta segunda (13).

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl@gmail.com)
Jornalista

Comércio local mantém índice de faturamento satisfatório nesta temporada

O saldo de faturamento desta temporada de verão foi satisfatório para os comerciantes de Caraguatatuba, conforme dados fornecidos pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE).

 “Não tivemos um grande aumento, mas mantivemos o índice satisfatório da temporada de verão do ano passado”, comenta Sthenio Pierrotti, presidente da ACE Caraguatatuba. “Dentre os vários segmentos do comércio como: bares, lojas, farmácias, restaurantes, vestuário, entre outros, o setor de alimentação, sem dúvida, foi o que mais cresceu em relação à temporada passada”, completou.

“O comércio de Caraguatatuba está em crescimento. Hoje em dia, não depende exclusivamente do turismo, temos vida própria com um comércio forte e competitivo”, ressalta Sthênio.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cristian Bota, 1,2 milhão de turistas estiveram em Caraguatatuba aquecendo o verão e o comércio local nesta temporada.

A ACE
Aproximadamente 1.300 comerciantes fazem parte do quadro de associados da ACE Caraguatatuba. “Sendo um associado da ACE o empresário além de fazer parte da maior entidade de classe do município ainda pode utilizar de todos os serviços prestados pela entidade. Qualquer pessoa jurídica pode se associar desde que esteja regularizada e pessoa física, se for autônomo ou profissional liberal com comprovação”, explica Pierrotti.

Dentre os serviços oferecidos pela ACE o mais utilizado é o SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o plano de saúde Unimed. “A ACE trabalha diretamente para os associados, mas alguns serviços podem ser utilizados também pelos que não são, só que com valores maiores do que para os associados. Já para a população em geral o principal serviço é a consulta ao SCPC”, finaliza o presidente.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Ottini (clauttini@hotmail.com)
Jornalista

Pais e familiares participam de curso sobre autismo na Sepedi

O Núcleo de Atenção ao Espectro Autista (Natea), de São Sebastião, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) iniciou no sábado (11), o curso de Introdução ao Autismo, voltado aos pais e familiares de crianças autistas de Caraguatatuba.

O curso tem 30 horas e é dividido em duas aulas presenciais e o restante em aulas à distância. No primeiro encontro, o professor doutor em Educação e pós-doutorando em Educação Especial, Lucelmo Lacerda, abordou os seguintes temas: O que é autismo; Diagnóstico e intervenção; Inclusão social; e Inclusão escolar. Na próxima reunião, que será dia 25 deste mês, também na Sepedi, o educador explanará sobre como os autistas aprendem.

Um dos participantes do curso, Renan Borges do Prado, 44 anos, tem uma enteada de oito anos com autismo moderado. Há dois anos morando em Caraguatatuba, ele conta que a afilhada, que antes não falava, agora já pronuncia algumas frases, desde que ingressou na rede pública municipal.

“Em São Paulo, não conseguimos uma escola regular que aceitasse nossa menina. Aqui, ela está na EMEI/EMEF Profª Antonia Ribeiro e percebemos claramente a evolução no comportamento dela”, disse. Para ele, o curso será importante para aumentar o conhecimento sobre o assunto e trocar ideias com outros pais. “Para mim podia ser um encontro de 15 em 15 dias ou uma vez por mês”.

Já Vera Lúcia Gonzales Meireles da Silva, 60 anos, tem um filho de 33 anos com autismo severo, que mora em uma casa de permanência para tratamento adequado. Sua experiência rendeu dois livros: “Autismo – Mundo Paralelo” e “Mundo Paralelo – Trajetória de uma mãe”.

“Há 30 anos, estava sozinha, sem entender o que acontecia com meu filho. Hoje são várias pessoas estudando o assunto, se comunicando, trocando informações sobre diagnóstico e novos tratamentos com profissionais de várias áreas. Vim para contar minha história e aprender com pessoas que passam pelo mesmo problema. É reconfortante saber que minha luta não foi em vão”, afirmou.

Para a secretária da Sepedi, Giovana Pacelli Capucho, é sempre bom colocar discussão um tema que afeta muitas famílias como o autismo. “É muito importante que pais e familiares entendam o papel fundamental que exercem na inclusão de uma pessoa autista na sociedade”, disse.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moyses (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista