GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 10 de março de 2017

4º Caminhada do Dia Internacional reúne centenas de mulheres

A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), com apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, realizou na noite da quarta-feira (08/3) a 4º Caminhada do Dia Internacional da Mulher.

O prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar participaram do evento, juntamente com os secretários Ricardo de Lima Ribeiro (Educação), Amauri Toledo (Saúde), Cristian Bota (Turismo) e Marcos Fleire (Chefe de Gabinete). Estavam presentes também o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Sthenio Pierrotti, e o presidente do Contur (Conselho Municipal do Turismo), Rodrigo Tavano.  

Durante o evento foram arrecadados 450 pacotes de fraldas geriátricas que serão doados para entidades da cidade.

Além disso, o Fundo Social de Solidariedade se juntou a Associação Comercial e arrecadou roupas para recém nascidos, que irão compor kits para gestantes e mulheres referenciadas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

As doações de roupinhas ainda podem ser feitas no gabinete do Paço Municipal ou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi).

A cada 10 peças de roupa (body, macacão ou mijão), a pessoa ganha um ingresso para o cinema, em parceria com a Rádio Antena 1.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carolina Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

XV de Caraguatatuba estreia contra Bragantino na Copa Ouro Sub-20 neste sábado

O E.C XV de Novembro de Caraguatatuba estreia contra o Clube Atlético Bragantino pela Copa Ouro categoria Sub-20. O Alviverde do Litoral Norte joga em casa, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), neste sábado, às 15h.

No Sub-15 e Sub-17, o XV de Caraguatatuba enfrenta o SEV Hortolândia pela 3ª rodada da Copa Ouro 2017, nesta sexta-feira, (10/03).  

O Leão do Litoral Norte vai até Campinas, no Estádio S. E Barril Estoril para buscar reabilitação após derrota contra o São Paulo na categoria Sub 15, por 2 a 0  e Sub 17, por 2 a 1, no último sábado (04/03).

A partida contra o Hortolândia na Categoria sub 15 será às 14h e o Sub 17 será às 15h45.

A Copa Ouro é organizada pela Associação Paulista de Futebol e reúne times da categoria de Base do Estado de São Paulo.  A associação tem como objetivo promover o Fair Play (Jogo Justo/Jogo Limpo) entre as entidades e os garotos das faixas etárias propostas, incentivar a prática esportiva, revelar novos valores integrando Entidades esportivas em novos modelos de competição e aprimoramento educativo, estimulando o aproveitamento escolar através da prática do esporte.

Conselho Municipal de Esportes de Caraguatatuba tem reunião na próxima quarta-feira

O Conselho Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba se reunirá na próxima quarta-feira (15), às 10h, na Secretaria de Esportes, no Jardim Britânia.

Os membros irão deliberar sobre diversos assuntos pertinentes ao setor, incluindo a seleção dos currículos esportivos aprovados para o recebimento de bolsa-atleta durante o ano de 2017.  O benefício é fornecido pelo Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) de Caraguatatuba. 

Os atletas bolsistas representam a cidade em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Os currículos dos atletas foram entregues entre os dias 26 de janeiro e 15 de fevereiro.

Na semana passada, 87 projetos foram selecionados para o FIDA, nos segmentos: Esporte Educativo com Metodologia Lúdica (4 a 5 anos), Esporte Educacional (6 a 17 anos), Esporte de Participação (acima de 17 anos) e Esporte de Rendimento (competição), para serem aplicados nos núcleos esportivos.

A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200. 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Vagas esgotadas para o curso gratuito de Italiano

A Secretaria de Educação e a Federação das Entidades Culturais Ítalo Brasileiras do Estado de São Paulo (Fecibesp) informam que as inscrições para o curso de Italiano, gratuito, foram encerradas na quarta-feira (08/03).

Foram oferecidas 300 vagas para professores da rede municipal, servidores e a população. Como o número de inscrições foi acima das vagas disponíveis, os excedentes foram colocados em lista de espera, caso haja desistência.

Os alunos serão divididos em três turmas: às sextas, de 19h às 22h, e aos sábados, de 9 às 12h e outra das 14h às 17h. As aulas terão início nesta sexta e sábado (10 e 11), na Secretaria Municipal de Educação, Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá.

Os interessados em entrar na lista de espera podem encaminhar seus dados para o email: italiano.caraguatatuba@gmail.com.

O curso é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Caraguá, a Fecibesp e o Consulado Geral da Itália.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moyses (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Prefeitura faz contenção do Rio Guaxinduba

Estão em andamento as obras de contenção do rio Guaxinduba, na avenida Fioravante Paschoalim, no entroncamento com a rua Ingá, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba.

O trabalho, realizado por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), visa corrigir a encosta do rio, que desbarrancou recentemente com as fortes chuvas, afundando a pavimentação da avenida.

Estão no local oito funcionários com o apoio de uma retroescavadeira e um caminhão munck. Ao término da parede de contenção, a equipe fará o reassentamento das guias, sarjeta e bloquetes, que ficaram desnivelados.

A previsão para a entrega da obra é de duas semanas, caso as chuvas não atrasem o andamento.     

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Caraguá promove 1ª Plenária Municipal da Saúde das Mulheres

Com a temática “Desafio para a integralidade com equidade”, a 1ª Plenária Municipal da Saúde das Mulheres acontece no Auditório do Centro Universitário Módulo (Centro) das 14h às 18h no dia 17 de março.

Promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus), a plenária será aberta ao público e discutirá temas que contemplam o eixo principal da Conferência Nacional da Saúde das Mulheres relacionados à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e às políticas de equidade.

Entre os principais temas estão tópicos relacionados à população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional; a população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social); a população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos) e a população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

O eixo principal da discussão será a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e será dividido em quatro eixos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;

II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;

III- Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres;

IV- Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Ao final da plenária serão elencadas 20 propostas e eleitos oito delegados que irão levar estas proposituras à Etapa Regional em Taubaté e, após, serão levadas à 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.

Entre os delegados, deverão ser eleitos quatro usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); dois profissionais da Saúde e dois representantes do poder público. Destes eleitos, 60% deverão ser do gênero feminino.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmailo.com)
Jornalista

Aguilar Junior sanciona lei que cria “Comenda Thomaz Camanis Filho”, o radioamador da catástrofe de 67

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sancionou a lei aprovada pela Câmara nesta semana que institui a comenda Thomaz Camanis Filho.

O propósito do projeto é homenagear o radioamador em reconhecimento a sua decisiva e importante participação na história de Caraguatatuba, durante a catástrofe de 18 de março de 1967.

Thomaz Camanis Filho fez a comunicação das pessoas sobre  a tragédia que ocorria na cidade, a pedido dos delegados da época, Celestino Joaquim e David Salamene.

No próximo dia 18 de março, Caraguatatuba completa 50 anos da catástrofe que vitimou oficialmente 436 pessoas  após uma tromba d’água que provocou o deslizamento de parte da Serra do Mar sobre a cidade. 

Depois da tromba d’água, somente uma parte da população permaneceu na cidade, apostando em sua reconstrução. Um dos fatos que demonstram a gravidade da tragédia foi que em função do episódio se criou a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Homenagens

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) preparou uma programação especial para homenagear as vítimas da tragédia. O tema da homenagem será: “Caraguatatuba, a cidade que recusou-se a morrer”.

O evento ocorre no dia 17 de março (sexta-feira), às 19h. Haverá exposição de fotos da época e a entrega da “Comenda Thomaz Camanis Filho”, lançamento da pedra fundamental do monumento em homenagem às vitimas e haverá ainda culto ecumênico e honras militares. Este evento ocorre no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que fica na Praça Cândido Motta, 72, no Centro.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Prefeitura firmará parceria com Senai para cursos de qualificação em Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/03) representantes do Senai de São José dos Campos para estabelecer parcerias na realização de cursos na cidade.
 
Participaram do encontro o diretor Carlos Ortunho Serra e a coordenadora de Relacionamento com a Indústria, Ana Lúcia Cursino.

A ideia é a promoção de cursos na área de construção civil e também na linha de vestuários para mulheres.

O Senai montará um plano de ação para Caraguatatuba que inclui as carretas (cursos rápidos) e locais fixos (cursos mais complexos).

Segundo Carlos Ortunho Serra, o Senai estará a disposição da cidade para realização dos cursos e atendimento das demandas. “Vamos identificar quais áreas carecem uma atenção especial em relação a qualificação”, citou.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Aguilar Junior assina convênio com Módulo para a bolsa munícipe

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na tarde desta quinta-feira (09/03) o termo de parceria com o Centro Universitário Módulo para fornecimento da bolsa munícipe aos estudantes de ensino superior.

A lei que instituiu o benefício é 2006 e o prazo de validade era de 10 anos, encerrado em 2016. Porém, a antiga gestão não iniciou o processo de renovação do convênio.

A bolsa a ser concedida ao estudante é de até 50%, desde que atendam os critérios estabelecidos pela lei, como por exemplo: renda familiar mensal de até três salários mínimos nacional; ter o estudante cursado e/ou concluído o ensino médio na rede pública; não possuir antecedentes criminais; ser residente no município há pelo menos cinco anos; e estar matriculado na Instituição de Ensino Superior conveniada com a Prefeitura.

Vale ressaltar que um dos critérios estabelecidos pela lei é a contrapartida do estudante bolsista. Ele tem de prestar gratuitamente serviços sociais à municipalidade sempre que requisitado.

Entre as ações previstas estão campanhas de combate à dengue, ações sociais, eventos esportivos, entre outros. O artigo 9º da lei prevê que o beneficiado ficará compromissado em prestar serviços de forma gratuita na quantidade de 100 horas ao ano.

Perde o direito ao benefício o estudante que for reprovado no curso, que trancar a matrícula, residir outro município ou ter renda familiar “per capita” superior ao exigido na lei (três salários mínimos).

“Estamos dando oportunidade de forma igualitária a todos os estudantes, conforme estabelece a legislação. Vamos ampliar ainda este ano o número de beneficiados pela bolsa”, disse o prefeito Aguilar Junior.

O prazo de vigência do termo de parceria é de 10 anos, renovável mediante assinatura de aditivo contratual entre as partes.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista