GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Nova Fan Page da prefeitura de Caraguatatuba tem outro olhar e preocupação com a informação

Está no ar desde segunda (30) a nova página da prefeitura de Caraguatatuba no Facebook. A Fan Page, que tem como principais objetivos a transparência e a proximidade com os munícipes, mal começou a funcionar e já conta com mais de 2.300 curtidas, isso em 24 horas de “vida”.

Imagem inline 3As responsáveis pela página, Mayara Peixoto e Marielle Fernandes, da Secretaria de Comunicação, contam que a ideia é que a Fan Page seja bastante informativa, mas que ao mesmo tempo traga isso de forma leve e divertida. “Nós trabalhamos com alegria, e é isso que queremos transmitir! Queremos receber feedback, conversar com as pessoas, trocar sempre”, diz Mayara.

antiga página, que tinha mais de 60 mil curtidores, foi desativada pela gestão anterior após a posse do prefeito Aguilar Júnior, mas a equipe está confiante. “Nossa meta é superar o número de curtidas da Fan Page anterior e realizar esse trabalho da melhor maneira possível. Nós queremos recuperar o público, para que eles continuem tendo acesso às notícias da cidade e, junto a isso, conquistar outros seguidores, gerando visibilidade”, conclui Marielle.

A página está a todo o vapor com informações, imagens e vídeos. Tudo isso pode ser conferido acessando facebook.com/prefeituradecaraguatatuba.

Em votação democrática, professores aprovam calendário de 2017

No evento de abertura do ano letivo no Teatro Mário Covas, os professores escolheram em assembleia o calendário anual da rede municipal de ensino.

Imagem inline 2Presente na cerimônia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, defendeu decisões democráticas na sua gestão. “Vamos criar uma comissão paritária com representantes dos servidores e da Prefeitura, para que possamos tomar as decisões em conjunto”.

Aguilar Junior anunciou ainda a realização de uma audiência pública para devolver o direito às faltas abonadas aos servidores. “Pedi ao presidente da Câmara que marque a audiência em horário acessível para que todos possam participar. Nosso governo será pautado na democracia”, ressaltou.

O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, reforçou o discurso de decisões democráticas e informou que o funcionário da Educação poderá optar pela data de recebimento de suas férias. “O recesso será em julho e as férias de dezembro a janeiro. O professor pode escolher quando quer receber o dinheiro”, explicou.

A hora de estudo à distância (HEAD) também sofreu alterações. “Este tempo ficou para o professor preparar suas aulas, vamos oferecer cursos presenciais e eles serão opcionais”, disse.

Na área educacional, o prefeito anunciou que o reforço escolar será ampliado aos alunos dos primeiros anos.

O evento de abertura do ano letivo contou com uma apresentação de dança oferecida pelo grupo de balé jovem da Fundacc e a leitura do texto “Ciclos”, de Paulo Coelho, pelo professor da formação continuada, Carlos Eduardo Reis.

Caraguatatuba inicia Campanha de Combate à Hanseníase

Nesta terça-feira (31/1), Caraguatatuba reforçou as ações de combate à hanseníase no município.

No Dia Nacional de Combate à Hanseníase, profissionais da Secretaria de Saúde, em parceria com o Colégio Tableau, montaram uma tenda para entrega de panfletos informativos sobre a doença e aferição de pressão para ressaltar a importância da identificação precoce de sintomas e sinais da doença.

Imagem inline 1Durante todo o ano, a prevenção e exames para detectar a doença já são oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) das 7h às 17h.

Segundo o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença transmissível que acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos.

A enfermidade pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Em geral, os primeiros sintomas demoram de dois a sete anos para aparecer.

Ainda de acordo com o Ministério, a doença pode causar deformidades físicas. Mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato com um coquetel de antibióticos.
                    
Transmissão – A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias (tosse, espirro). A transmissão ocorre por meio de uma pessoa doente e sem tratamento.  A doença não passa por abraço, aperto de mão ou carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, pratos, talheres e os copos.

A Secretaria de Saúde de Caraguá informa que, em 2016, nove pacientes iniciaram tratamento contra hanseníase. Neste ano, ainda não houve nenhum caso novo.

Todas as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnóstico da doença devem ser examinadas nos serviços de saúde. A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito.

Fique atento aos sintomas:

- Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato;

- Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos, avermelhados e doloridos;

- Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés;

- Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

- Engrossamento do nervo que passa pelo cotovelo, levando à perda da sensibilidade ou diminuição da força do 5º dedo;

- Cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

Partidas do Masculino do Campeonato de Streetball continuam no domingo (5) em Caraguatatuba

Os jogos do Masculino Livre e Sub-17 do Campeonato de Streetball (Basquete de Rua 3x3) dos Jogos de Verão 2017 seguem no próximo domingo (5), às 14h, na quadra da Praça Ton Ferreira, no Centro, em Caraguatatuba. Os confrontos ocorreriam no último domingo (29), mas foram interrompidos devido à chuva. As competições do Feminino Livre, Melhor Arremesso de 3 pontos e Melhor Enterrada movimentaram o primeiro dia do torneio. 

As equipes do Feminino Livre disputaram no regime de todos contra todos. O time Goiaba Bichada conquistaram o título da categoria. As sebastianenses Amanda Oliveira, Shaine Maciel, Tamires Rodrigues e Isadora Peres integram o grupo. O Canta Galo Clube de Caraguatatuba foi vice-campeão, com as jogadoras Carla Lourenço, Carina Lourenço, Débora Silva e Carol Micheletto; seguido pela Joggada de São Sebastião, em 3º lugar. As atletas Giovanna Cardoso, Danise Elio, Gabriela Santana e Joyce Reis formam o elenco.  

O prêmio de Melhor Enterrada foi para Paulo Junior da equipe do Alex Sushi; seguido Igor José, do Bem-Bolado, na 2ª colocação. Os dois são de Caraguatatuba. A jogadora do Goiaba Bichada, Isadora Peres, conquistou o 1º lugar no Arremesso de 3 pontos. O caraguatatubense, Rafael Paiva de Sá, faturou o título do Masculino.

Finais – O título do Livre Masculino será decidido no próximo domingo, a partir das 14h, na Praça Ton Ferreira. Os trios do Bem-Bolado e Os Caiçaras de Ilhabela disputam o 3º lugar no primeiro jogo. Em seguida, Alex Sushi e Aborígenes de Ubatuba fazem a final da categoria. O Sub-17 Masculino continua com as quartas de final. A tabela será postada na página do Facebook da Associação de Basquetebol de Caraguatatuba. 

Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 98147-2669, na FanPage da ABASC Caraguatatuba, no Facebook,  ou pelo telefone (12) 3885-2200. A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia.

O Campeonato de Streetball dos Jogos de Verão 2017 é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e conta o patrocínio Grupo Destaque (Concessionária de veículos Fiat e Hyundai) e apoio da Associação de Basquetebol de Caraguatatuba (ABASC). 



Confira o Resultado do Campeonato de Streetball (Basquete de Rua 3x3) dos Jogos de Verão 2017

Livre Feminino 
1° Lugar – Goiaba Bichada de São Sebastião – Amanda Oliveira, Shaine Maciel, Tamires Rodrigues e Isadora Peres

2° Lugar – Canta Galo Clube de Caraguatatuba – Carla Lourenço, Carina Lourenço, Débora Silva e Carol Micheletto 

3º Lugar – Joggada de São Sebastião – Giovanna Cardoso, Danise Elio, Gabriela Santana e Joyce Reis

4º Lugar – HJM de Caraguatatuba – Juliane Santos, Mariana Oliva, Natália Cardoso e Heloísa Almeida 

5º Lugar – Mozão de Caraguatatuba – Mariah Dias, Thaís Cardozo, Javiera Acosta e Tamires Lima

Melhor Enterrada –  Paulo Junior/ Alex Sushi de Caraguatatuba – 2º Igor José/ Bem-Bolado de Caraguatatuba

Melhor Arremesso de 3 pontos – 1ª Isadora Peres/Goiaba Bichada – 1º Rafael Paiva de Sá  

Campeonato Skate de Verão reuniu 48 skatistas no Centro de Caraguatatuba

A ASC Associação de Skate de Caraguatatuba em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, realizou no último domingo, (29/01), o campeonato Skate de Verão que contou com 48 skatistas em quatro categorias. O evento foi realizado na Praça Ton Ferreira, no Centro e está integrado no calendário dos Jogos de Verão 2017.

No feminino, a campeã foi a skatista Thais Oliveira de São José dos Campos. O 2º lugar ficou com a caraguatatubense Kyane Oliveira e o 3º lugar ficou com Juliana Souza, de São Sebastião.

Na categoria mirim, o vencedor foi Xandler Mendes, de Boiçucanga. José Fábio, também de Boiçucanga, e Caian Cabral, de Caraguá, completaram o pódio.

O campeão da categoria iniciante foi Alisson Batista, de São Sebastião. Gustavo Oliveira, de Roseira, ficou em 2º e Lucas Guerra de Taubaté em 3º.

Rafael Pena de São Sebastião venceu na categoria amadora. Os caraguatatubenses Marcello Castilho e Daniel Ornelas completaram o pódio.

Começam as inscrições para o Torneio Aniversário da Cidade da Categoria de Base

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba abriu inscrições para o Torneio Aniversário da Cidade da Categoria de Base. As fichas podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Departamento de Futebol da secretaria, no Jardim Britânia.

O campeonato reúne times das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.  O Congresso Técnico será no dia 21 de fevereiro, às 18h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). 

1ª, 2ª e 3ª Divisões – Os clubes já retiraram as fichas de inscrições do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol Amador das 1ª, 2ª e 3ª Divisões (5ª Copa Brahma).

Os dois campeonatos (amador e categoria de base) serão disputados no regime de eliminatórias simples (mata-mata). 

 O Conselho Arbitral ocorre no dia 14 de fevereiro, às 18h, no Cemug. O endereço é Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.

2º Torneio de Bocha Adaptada de Caraguatatuba

No último sábado (28) aconteceu o 2º Torneio de Bocha Adaptada, no salão de eventos do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso).


O evento foi organizado pelo técnico Rodrigo Brandt e pelo árbitro de bocha, Neyllor Rodrigues Martins. Participaram cerca de 20 pessoas, entre atletas, secretários e convidados. 

Estiveram presentes os secretários, Jonas Fontes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Ricardo Gaspar da Secretaria de Urbanismo; Giovana Pacelli da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Wenceslau de Souza Neto da Secretaria de Esportes e Recreação. 

O pódio ficou da seguinte forma: Edriano Lucas em primeiro lugar; Elias Lucas como vice-campeão e Elian Lucas em terceiro lugar. Todos eles já são paratletas de bocha.

O técnico do PAIEP (Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico), Rodrigo Brandt, falou do propósito deste torneio. “Nossa intenção com o torneio foi trazer um pouco mais de dificuldade para os paratletas que já praticam essa modalidade, assim, podemos avaliá-los, pois todos têm uma limitação severa de membros superiores e tiveram que competir com quem não tem nenhum comprometimento. Observamos que a técnica prevaleceu.”

Rodrigo também falou da importância da participação dos secretários. “Com a presença dos novos secretários, jogando inclusive, tivemos a oportunidade de apresentar a modalidade a eles, mostrando que é um esporte onde há muita inclusão.”

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650

PAT de Caraguá divulga novas vagas

Seguem abaixo as vagas de emprego disponibilizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba. Todas estas vagas estão cadastradas no site da Prefeitura no Serviços ao Cidadão.


O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.

Monitor de artesanato, atendente de padaria, auxiliar de limpeza, auxiliar de mecânico diesel, barman, camareiro de hotel, corretor de imóveis, eletricista, empregada doméstica, estampador de tecido, esteticista, funileiro de veículos, garçom, gerente comercial, gerente de bar e lanchonete, instalador de som e acessórios de veículos, lavador de veículos, massagista, mecânico de refrigeração doméstica, mecânico de veículos automotores a diesel, motofretista, motorista de ambulância, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, operador de caixa, pintor de veículos, pizzaiolo, professor de ensino fundamental, professor de inglês, recepcionista de hotel, reparador de aparelhos eletrodomésticos, repositor de mercadorias, sinaleiro, tratorista, técnico em manutenção de equipamentos de informática e vendedor pracista.
                                                                                                                              
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT)  tem como objetivo promover oportunidades de emprego e inserção no mercado de trabalho e não oferece informações sobre vagas por telefone, detalhes sobre as vagas somente pessoalmente no local.
Serviço:

O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A distribuição de senhas de atendimento é feita diariamente até 16h30.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Prorrogado para dia 10 o pagamento do IPTU em conta única com desconto de 10%

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, assinou um decreto prorrogando para o dia 10 de fevereiro o pagamento do IPTU em cota única para o contribuinte que queira ter desconto de 10%.

A decisão foi tomada depois que o prefeito teve conhecimento de alguns atrasos de entrega de carnês, bem como problemas identificados em instituições bancárias.

 
Os outros vencimentos continuam valendo, ou seja, dia 20 de fevereiro para pagamento em cota única com desconto de 5% e também dia 20 de fevereiro para o contribuinte que prefere pagar parcelado.

Além das Casas Lotéricas, o pagamento poderá ser feito na Caixa Econômica Federal e no Internet Banking e terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. 

Quaisquer informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3897-8170/8221/8108 (setor de Cadastro Imobiliário).

Aguilar Júnior economiza R$ 1,7 milhão com folha e nomeia 29% de efetivos em cargos comissionados

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, desde que assumiu o governo tem solicitado a sua equipe de governo a contenção de despesas e o enxugamento da máquina.
                                                            
A ideia é economizar para aumentar o poder de investimento em obras, projetos sociais, bem como a valorização do servidor.

Para se ter uma noção, dos 220 cargos comissionados nomeados pelo prefeito nesta gestão, 29% são servidores públicos de carreira.

“Nosso compromisso será valorizar o servidor. Conseguimos economizar somente no primeiro mês com folha de pagamento quase R$ 1,7 milhão. Essa economia é importante para garantir, inclusive, a reposição salarial da categoria”, disse Aguilar Júnior.

Ele ressaltou ainda que uma das suas grandes preocupações é a dívida do Caraguá Prev. O último cálculo atuarial aponta uma dívida de R$ 164 milhões. 
“Temos que devolver esse dinheiro, pois é do servidor. Ali está a garantia de aposentadoria de milhares de funcionários”, explicou.

A valorização do servidor não para por aí. Na próxima semana, com a volta dos trabalhos na Câmara, os vereadores devem votar o projeto do Executivo que concede o retorno das faltas abonadas, direito garantido da categoria e que foi retirado pela antiga gestão. 

Além disso tudo, o prefeito está criando uma comissão, com servidores e representantes da prefeitura, que visa discutir ações e reivindicações relacionadas ao funcionalismo público e aproximar o contato da gestão com seus trabalhadores.

Nadadores de Caraguatatuba conquistam 29 medalhas em prova na Martim de Sá

A 1ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas foi no último domingo (29), na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba.  A equipe da Secretaria de Esportes faturou 17 medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze. A prova contou com percursos de 1 km (Curta Distância), 2 km (Média Distância) e 4 km (Longa Distância). Cerca de 1.100 nadadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná se inscreveram para a prova. 


 Quarenta atletas representaram o município na competição. O grupo terminou em 1º lugar na classificação dos trajetos de 1 km e 4 km. Os nadadores são treinados pelos professores João Flávio Godói (João Baduca) e Rafael Sousa.   

O Circuito é formado por 10 etapas.  A classificação completa pode ser conferida no site http://www.maratonaaquatica.com.br. A 4ª etapa será realizada na Praia da Cocanha em abril. A competição integra a programação esportiva dos 160 anos de emancipação político-administrativa do município.

A 1ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas foi organizada pela Associação Aquática e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e da Speedo. 

Classificação dos atletas de Caraguatatuba na 1ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas
1 km (Curta Distância)
Petiz II Feminino: 1ª Nathalia Vitória Lobo Mesquita, 14’16’03/ 2ª Isabela Eduardo Ramos Martins, 14’22’51/ 3ª Sophia de Almeida Justino Lopes, 16’01’98 
Infantil I Feminino: 1ª Isabela Perrone Ribeiro, 13’55”82/ 2ª Fernanda Pileggi Kocis 15’55”56 
Infantil I Masculino:  Guilherme Faria Santos, 13’28”52
Infantil II Feminino:  Maria Fernanda Shimidt, 13’13”53/ 2ª Taciane de Lucas Morales, 13’46”32


Infantil II Masculino: 1º Kauan Gonçalves Vieira, 13’08”97/ 2º Henrique Villarrazo, 13’50”44/ 3º Willian Pinheiro da Rocha, 14’38”44
Juvenil I Feminino: 1ª Camily Gabriely de Aguiar, 16’15”68
Juvenil II Feminino: 1ª Rafaela Monilly de Souza, 12’40”48 
 Sênior Masculino: 1º Matheus Henrique  Bertazzoli,  10’52”51
Máster E Feminino: 3ª Juliana Valdenea Alvez Calado, 22’11”22
Máster G Feminino: 1ª Soraia Brunelli, 19’14”74
Máster H masculino: 3º Antonio Carlos Menger Sobrinho, 17’48”90                 

2 km (Média Distância)
Petiz II Feminino: 1ª Nathalia Vitória Lobo Mesquita, 37’17”34

4 km (Longa Distância)
Juvenil I Feminino: 3ª Maísa Valente Gonçalves, 1h02’04”40
Juvenil I Masculino: 1º Leonardo Gonçalves de Oliveira, 51’47”40/ 2º Pedro Henrique de Oliveira, 54’10”28 
Juvenil II Feminino: 1ª Rafaela Monilly Caradozo, 53’54”08
 Juvenil II Masculino: 1º Carlos Eduardo Aguiar, 48’51”00
Junior II Masculino: 1º Lucas Rocha Muniz, 54”55.81
Sênior Masculino: 1º Matheus Henrique Bertazolli, 48’50”01
Máster A Feminino: 2ª Elane Aparecida de Oliveira, 1h25’44”94
Máster G Feminino: 3ª Ana Lúcia Ferreira Guimarães, 1h25’49”39

Felipe Araújo se apresenta em Caraguatatuba e doa violão do irmão ao Fundo Social

Os Shows de Verão 2017 se despediram da Praça de Eventos do Porto Novo neste domingo (29), com a performance do cantor Felipe Araújo.


O sertanejo doou um violão do irmão, Cristiano Araújo (falecido em um acidente automobilístico em 2015), ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba para ser empregado nas ações do setor. 

Felipe Araújo e o pai dele, João Reis, entregaram o instrumento à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Bastos de Aguilar, e ao prefeito Aguilar Junior no camarim, minutos antes do show.

A renda adquirida com a venda do violão de Cristiano será revertida em prol dos programas apoiados pelo fundo.  

A artista animou o público com os sucessos “Um, Dois, Três”, “Bora Beber”, “Meu Crush”, “Chave Cópia”, “Amante Fiel” e “A Mala é Falsa”, além do hit da dupla, Matheus e Kauan, “Nosso Santo Bateu”, entre outros.  “Obrigado pelo carinho Caraguatatuba e região”, agradeceu. 

Praça da Cultura – A programação musical termina no próximo final de semana na Praça da Cultura, no Centro. Na sexta-feira (3), a cantora Mara Amaral agita o público dos Demônios da Garoa. O show do intervalo fica por conta do artista mirim, Guilherme Martinez.

 A poesia e a mistura de ritmos de Arnaldo Antunes tomam o palco no sábado (4). A voz e violão de Wander Peixoto antecedem o ex-Titãs.

Os Shows de Verão 2017 são uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.


Programação dos Shows de Verão 2017 – Praça da Cultura no Centro
Horário: 22h/ Artistas locais: 21h15  

Fevereiro

03/02 – Mara Amaral/ Guilherme Martinez/ Demônios da Garoa 
04/02 – Wander Peixoto/ Arnaldo Antunes