GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA capacitam rede de atendimento à criança e ao adolescente

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Caraguatatuba promoveram na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação aos Conselheiros Tutelares e aos diretores de escolas municipais públicas e particulares.

A capacitação abordou o tema “A rede de educação no município, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua interface com a lei de diretrizes e bases da educação nacional, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes”.

No encontro, abordaram assuntos como legislações, normativas, atribuições e conceitos, situando o Conselho de Direitos no Sistema de Garantia. A capacitação evidenciou o papel do CMDCA nas suas relações com a rede de atendimento, detalhando os procedimentos de sua atuação.

Também teve como foco a articulação e fortalecimento da rede de profissionais que atuam diretamente com criança e adolescente. “Essa é uma oportunidade de consolidar e otimizar nosso trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.

Ele anunciou que em breve será implantado um Conselho Tutelar na região Sul da cidade e a nova equipe também participou da capacitação.

A capacitação foi oferecida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba, utilizando o recurso do Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Caraguatatuba.

O curso foi orientado por Sônia Maria Bonfanti Gonçalves – assistente social, especialista em Políticas Sociais e em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, ex-conselheira tutelar e do CMDCA em Campinas; e Reinaldo Balbino Pereira – ex-conselheiro tutelar e do CMDCA de Engenheiro Coelho, coordenador da Comissão Organizadora dos Encontros Bimestrais de Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Campinas e Macrorregião.

Nenhum comentário: