GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

CONVITE - Lançamento do Programa de Coleta Seletiva


A cidade de Caraguatatuba vai poder contar com um novo serviço de coleta seletiva que irá atender todo o município. O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (23) em cerimônia que será realizada junto às cooperativas da cidade.

Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos neste novo sistema de gestão, que colocará Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente.
Hoje a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Marcel Giorgeti, isso significa que, do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado.
Além disso, conforme o secretário, todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação dos resíduos, o que encarece significativamente o serviço.
Giorgeti ressalta que com a inovação no serviço de coleta seletiva, os gastos com os serviços  diminuirá drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.
Outro ponto importante destacado por ele é que a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reciclados.
Para o prefeito Aguilar Junior, além da questão ambiental e de limpeza pública, a medida vai reforçar os serviços dos cooperados, já que todo material coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar a triagem, aumentando a eficácia do trabalho. “Sem contar a geração de renda e emprego e, principalmente o fomento social”, destacou.
O prefeito ressalta ainda que o serviço será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.
Além da Coleta Seletiva, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados e atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, bem como adequação na legislação municipal.

Nenhum comentário: