GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 1 de julho de 2017

CIAPI promove ginástica funcional para marcar Dia Mundial de Prevenção de Quedas

As quedas são um problema comum entre as pessoas idosas e com consequências graves como lesões, fraturas, declínio da saúde, risco de internação prolongada e perda da independência. Para chamar a atenção para o problema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 24 de junho, como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.

Para marcar a data, a fisioterapeuta, Graziella Cândido, e os professores de Educação Física, Zaqueu Anderson Santos, Luís Eduardo Amador Bueno e Evandro Luiz Ferreira, do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), promoveram uma tarde de bate-papo e atividades com os frequentadores.
Na oportunidade, Graziella explicou a forma certa de se levantar da cama para evitar tonturas e tombos, a importância de usar um calçado confortável e com solado antiderrapante, instalar barras no box, ao lado ou na frente do vaso sanitário, utilizar um banquinho no banho caso necessário, evitar tapetes na residência, entre outras medidas.
Os idosos também participaram de um circuito de ginástica funcional, que simulou tarefas do dia-a-dia que requerem força e equilíbrio.
O casal Maria e Alfredo Doberl, com 80 e 81 anos, respectivamente, frequentam as aulas de musculação e hidroginástica no Ciapi. Ambos fizeram o percurso preparado pelos educadores físicos e fisioterapeutas.
“Não lembrava mais a maneira correta de abaixar para pegar algo no chão ou como pegar algo um pouco mais pesado. As instruções repassadas foram muito boas”, afirmou Maria.

Nenhum comentário: