GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Como sua mesa de escritório pode influenciar a sua produtividade

Listamos boas práticas para melhorar a organização da sua mesa de escritório e tornar você e, porque não, a sua equipe, mais produtiva e prática.

É desejo de todo empreendedor aumentar sua produtividade e conseguir fazer mais coisas com as 8 horas diárias de trabalho (que naturalmente muitas vezes já são ultrapassadas).
E, quando falamos em produtividade, pensamos em ferramentas, gerenciamento da rotina, criação de novos hábitos e exclusão de outros menos saudáveis. Mas, poucas pessoas pensam na organização do seu espaço de trabalho.

Porém, o seu ambiente e, especialmente a sua mesa de escritório, podem estar contribuindo (positiva ou negativamente) para os resultados que você tem obtido. Ela pode, ao mesmo tempo, tanto te distrair quanto ajudar na sua organização, facilitando processos e otimizando o seu tempo.
Por isso, resolvemos listar algumas boas práticas para melhorar a organização do seu espaço de trabalho e tornar você e, porque não, a sua equipe, mais produtiva e prática.

A influência do espaço nas suas ações

A sua mesa de escritório é, possivelmente, um dos lugares em que você mais passa tempo todos os dias. Por isso, ela pode representar tanto um lugar cansativo e monótono quanto um ambiente que contribui para o desenvolvimento do seu trabalho.
Assim, ela deve ser pensada, planejada e estruturada de modo que você consiga manter a atenção no que é realmente importante, sem que o espaço perca a sua identidade.
Muitas pessoas constatam que a mesa de trabalho é desorganizada, mas que mesmo assim conseguem “se encontrar em meio a sua própria bagunça”. Porém, essa desorganização pode refletir no seu trabalho, na impressão que as pessoas têm de você e na sua gestão pessoal e da empresa.

Hacks de organização da mesa de escritório

Siga as nossas dicas e torne o seu ambiente mais agradável para você mesmo e para as pessoas que estão ao seu redor.

Organize os fios e cabos

Muito do espaço disponível em mesas de trabalho acaba sendo ocupado por fios embolados, cabos soltos e carregadores, de celular, dos computadores, da internet e afins.
Além do espaço que eles ocupam, eles ainda contribuem para que sua mesa fique ainda mais confusa e desorganizada, e dificultam a organização do seu espaço.
Por isso, organize os fios, estejam eles em uso ou não. Deixe-os com tamanho suficiente para não prejudicar o uso dos eletrônicos, identifique exatamente quais são e, no mais, prenda e oculte de maneira otimizada todos os cabos da sua mesa.

Só deixe a vista o que você realmente precisa

Outro problema que contribui para a desorganização das mesas é o excesso de inutilidades: papéis que não serão utilizados, mais canetas do que você realmente precisa e outros objetos que sequer fazem parte da sua rotina de atividades.
É sempre ótimo ter tudo o que precisa a mão, mas se você não utilizou algum dos objetos da sua mesa de escritório nos últimos 5 dias, é um grande sinal de que ele pode ser guardado em uma gaveta.

Use notas adesivas

Embora sejam condenadas por muitos, se usadas com moderação e organização, as notas adesivas podem contribuir para a organização da sua rotina e da sua mesa.
Isso não significa lotar o seu espaço com recados e bilhetes, mas sim que você pode trocar uma pilha de papéis por algumas notas que serão descartadas após a conclusão de tarefas. Elas otimizam o espaço e te ajudarão a lembrar do que ainda precisa ser feito.

Tenha um local específico para colocar os papéis

Existem bandejas e organizadores que podem também otimizar a sua mesa de escritório, para que você não tenha mais inúmeros papéis e documentos espalhados e até mesmo para que você não perca nenhum.
Conforme os documentos forem se tornando dispensáveis em sua rotina, eles devem ter um destino certo e fácil, afinal os organizadores não tem como objetivo aumentar ainda mais o acúmulo de papelada na sua mesa, mas sim contribuir para a sua organização.

Personalize o seu espaço

Grande parte do seu dia você passará em seu ambiente de trabalho, na frente de uma tela. Por isso é importante que você se sinta confortável e encontre objetos com os quais você se identifica e te ajudam a relaxar durante os momentos de descanso.
Fotos, objetos ou organizadores que não poluem o seu ambiente e comprometem a sua produtividade são incentivados por especialistas para tornar o seu ambiente mais a sua cara, contribuindo para a criatividade, individualidade e o bem-estar.

Tenha algum objeto antiestresse

O estresse é inevitável e pode te acometer em algum momento. Por isso, é fundamental que o seu espaço contribua para a catalização desses momentos e facilite para que você consiga retornar às suas atividades.
Assim, objetos simples de alívio da tensão podem te ajudar, como bolinhas antiestresse, bolas terapêuticas, ampulhetas ou botões de pânico, que te farão pensar duas vezes e repensar alguma ação que solucione os problemas.

Cuide do seu espaço

Limpeza e zelo pelo seu espaço serão fundamentais para mantê-lo organizado a longo prazo. Eles contribuirão tanto para a sua produtividade, quanto a própria organização.
Não deixe “chegar o dia da faxina” para que a sua mesa de escritório fique limpa. Jogue no lixo o que não é útil e não deixe restos de comida ou descartáveis para “jogar fora no final do dia”.

Conclusão

Mais coisas influenciam na sua produtividade do que você imagina, e a sua mesa de trabalho é com certeza um desses locais. Elas podem tanto fazer com que você torne ainda mais focado e otimizar suas atividades, quanto podem ajudar ainda mais na sua desorganização.
Por isso, repense a sua mesa de escritório e torne-a um ambiente agradável, organizado, que facilite a sua rotina e não prejudique nem a você nem comprometa a visão das pessoas ao seu respeito. Como um líder, gestor ou referência, você tem uma responsabilidade ainda maior de se fazer um exemplo nesse quesito.
Além disso, pense em outros aspectos como a iluminação, questões associadas ao conforto e anatomia do seu espaço, para que o trabalho também não prejudique a sua saúde!

Agora, se o seu objetivo é montar um ambiente de trabalho em casa, seja de maneira definitiva ou para ocasiões esporádicas, leia o nosso conteúdo com dicas para montar organizar um Home Office.

Nenhum comentário: