GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

Não dá para falar de Caraguatatuba sem lembrar que a cidade é privilegiada com uma natureza exuberante, abraçada pela Mata Atlântica e abençoada com quilômetros e quilômetros de belas praias.


O Parque Estadual da Serra do Mar e a grande planície litorânea, com mar azul, compõem a vista panorâmica em todo município. O Parque foi o primeiro núcleo a ser criado no Litoral Norte em agosto de 1977. Um marco na história da preservação da Mata Atlântica, que abrange cerca de 90 mil hectares.
E para comemorar tanta beleza e preservação, a Prefeitura de Caraguatatuba programou para a próxima semana várias ações para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente comemorado em todo mundo, no dia 5 de junho.

Além disso, a cidade se prepara para implantar pela primeira vez na história de forma efetiva, o programa de Coleta Seletiva em todo município.  

Para isso, o prefeito Aguilar Junior irá contratar uma empresa para executar os serviços com ações efetivas de recolhimento porta a porta, bem como atividades de educação ambiental junto à população.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a pactuação de uma empresa para reforçar a limpeza pública, também com medidas voltadas às questões ambientais.

Audiência Pública
Uma das mais importantes ações da Semana do Meio Ambiente é a realização da audiência pública sobre o Plano de Coleta Seletiva que permitirá a implantação do programa na cidade.
O encontro acontece no próximo dia 6 de junho, às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro. (confira programação)
Durante o encontro será apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, a proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, sugestão de programas municipais (capacitação técnica e educação ambiental), além de proposta de adequação na legislação municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, destaca a importância da coleta seletiva  para a sociedade. 
Segundo ele, além da geração de renda, o custo dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo. Sem contar a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, completou o secretário.
Para o prefeito, além da questão ambiental e de limpeza pública, as medidas irão reforçar os serviços das cooperativas gerando mais emprego e renda ao cidadão.
Aguilar Junior ressalta que a ação vai reduzir em 40% a quantidade de resíduos recicláveis que vai para o aterro particular na cidade de Jambeiro, o que representa menos gasto com destinação.

Confira a programação da Semana de Meio Ambiente

05/06 – segunda
10h - Abertura da Semana com apresentação do Coral Chorus Vocalis - Praça do Caiçara (Centro)

06/06 – terça
14h - Contação de histórias - Centro de Educação Ambiental - Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)
19h – 1ª Audiência Pública – Plano de Coleta Seletiva de Caraguatatuba – Auditório do Módulo (Centro)

07/06 - quarta
11h – Dança Circular - Praça do Caiçara (Centro)

08/06 - quinta
9h e 14h - Oficina de artesanato com caixas de leite - Centro de Educação Ambiental - Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)

09/06 - sexta
9h - Contação de histórias - Centro de Educação Ambiental - Biblioteca Afonso Schmidt (Centro) - inscrições pessoalmente na FUNDACC.

10/06 - sábado
8h - Alongamento, caminhada ecológica / limpeza da praia e zumba - Praia da Cocanha (Próximo ao rancho dos pescadores)
8h - Limpeza da praia - Camaroeiro


De 5 a 9

Centro de Educação Ambiental/Biblioteca Afonso Schmidt: 9h às 16h - Sessões de vídeo com temática ambiental, exposição de fotos e livros da Mata Atlântica e atividades de alunos da rede municipal de ensino.

Praça do Caiçara: 9h às 13h - Mostra de artesanato sustentável e agricultura orgânica, troca de agasalhos (Campanha do agasalho) e óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo) por mudas de árvores nativas, estande com informações de turismo ecológico.

Nenhum comentário: