GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Caraguatatuba efetiva especialistas para ampliar em 172% atendimento da Educação Inclusiva

A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou o quadro da equipe multidisciplinar do setor de Educação Inclusiva – fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais -, visando aumentar o número de atendimentos dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Hoje são 389 atendimentos por mês e a meta é elevar esse número para 670.

Na prática, os Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Sul, Centro e Norte) no Perequê-Mirim, Tinga e Casa Branca intensificarão os atendimentos realizados às crianças de forma pluridisciplinar.

O Cries é um espaço de intervenção especializada, que engloba ações de Educação, Saúde e Assistência Social.

Tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento e a funcionalidade dos NEE que estão no ensino regular, para atendimentos com especialistas diversos e de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Esses profissionais também atuam nas unidades escolares realizando orientações à equipe escolar e também aos pais ou responsáveis pelos alunos.

Serão retomados, ainda neste semestre, o grupo de pais/mães com vivências e orientações visando auxiliar de forma pontual sobre as questões que envolvem o contexto familiar, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do aluno.

De acordo com a diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Adriana Coelho, a parceria com a Secretaria de Saúde para o atendimento nas áreas de saúde mental e especialidades médicas também é fundamental. Assim como a parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio de encaminhamentos para cadastro do Código Internacional de Funcionalidades (CIF), aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva e equoterapia.

A equipe de supervisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação atualmente é formada pela diretora Adriana Coelho, as supervisoras Josiane Alcântara e Maria Tereza Daniel e a coordenadora Juliane Ribeiro.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, com a chegada de novos profissionais, a Secretaria de Educação terá mais agilidade nas entrevistas técnicas. “Com isso, vamos identificar as necessidades educacionais e intensificar os cuidados com estes alunos”, explica.

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