Como você avalia os 180 dias de governo do prefeito José Pereira de Aguilar Junior

Stella Massis Congelados

Brasileirinho Delivery

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Aula de Empreendedorismo em Caraguatatuba desperta nas crianças possibilidades para o futuro

Por meio de jogos, brincadeiras, tarefas, exercícios e leituras, os alunos da rede municipal do 1º ao 5º anos são estimulados a descobrir novas oportunidades de negócios, a partir da própria realidade, dentro do Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”.

As aulas práticas possibilitam vivenciar e desenvolver habilidades empreendedoras para que, futuramente, eles estejam preparados para enfrentar o mercado profissional.

As oficinas são direcionadas de acordo com a faixa etária: 1º ano - “O mundo das Ervas Aromáticas”, 2º ano - “Temperos Naturais”, 3º ano - “Oficina de Brinquedos Ecológicos”, 4º ano - “Locadora de Produtos” e 5º ano - “Sabores e Cores”.

A professora Andrea Stapf Ribeiro, responsável pela disciplina na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, bairro Casa Branca, tem trabalhado com as crianças as características de um comportamento empreendedor; a consciência do potencial criativo para resolver situações; trabalho coletivo; planejamento entre outras propostas.

Em uma das aulas propôs aos estudantes fazer uma salada de frutas da época. Com isso trabalhou noções de higiene, alimentação saudável, ação em grupo e qualidade do produto.

A aluna Sthefany Souza Pinheiro, 8 anos, disse que entendeu o que é empreendedorismo pelo trabalho da mãe, que tem uma barraca de comida em um parque de diversões. “Lá vendemos tapioca, milho cozido e pizza. Ajudo a anotar os pedidos e entregá-los às pessoas depois de pronto”, contou.

“Para mim tem sido uma experiência desafiadora despertar o interesse e a autoestima dos alunos. O curso ministrado pelos consultores do Sebrae nos dá uma ótima base juntamente com o material fornecido. Aqui na escola também tenho total apoio da direção e assim vamos construindo o aprendizado e evolução dos alunos”, avaliou a professora Andrea.

Na EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no Rio do Ouro, a professora de Empreendedorismo, Luanda Roma de Britto, também usa da criatividade para despertar a imaginação dos pequenos.

O desafio atual é mostrar como fazer brinquedos com materiais recicláveis, como rolinhos de papelão, barbante e tampinha de garrafa plástica. Os rolinhos foram pintados e se transformaram em vagões, barbantes em engates e as tampinhas em rodinhas e chaminé e algodão em fumaça.

“É a primeira vez que ministro esse tipo de aula e tem sido um desafio gratificante. Trabalho em sala os conceitos de organização, planejamento, sonhos, alfabetização, entre outros. É muito bom perceber que essa aula faz a diferença na vida dos alunos”, disse Luanda.

O Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” é uma parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Sebrae de São José dos Campos.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moyses

Nenhum comentário:

Óticas Azucar - Caraguatatuba

Óticas Azucar - Caraguatatuba
Rua: Major Ayres, 164 - Centro / Caraguatatuba

Queens Berry

WChic - Banheiros de Luxo para Eventos

Pousada Ananas - Ilhabela

O GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

Forum

Imobiliaria Tabatinga

Pousada Costa Verde

Advocacia & Consultoria Dr. Rodrigo Fernandes Henrique de Oliveira - (12) 78980953 - Id: 54*514

Advocacia & Consultoria Dr. Rodrigo Fernandes Henrique de Oliveira - (12) 78980953 - Id: 54*514

World Brazil - Agencia

Transparência Brasil

Karambola Bar

Bar do Helio

Fragus

Natureza