GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Luciano Szafir lamenta a perda de sua irmã: A maior guerreira que conheci


Luciano Szafir,usou sua conta no Instagram, na sexta-feira, dia 4, para lamentar uma perda bem complicada, a de sua irmã Alexandra Szafir. 

Ela descobriu há 12 anos que era portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que deixa o paciente impossibilitado de falar, andar e respirar. É a mesma doença que inspirou o desafio do balde de gelo, lembra?
Na rede social ele postou uma foto em que a moça aparece sentada em uma linda paisagem e escreveu na legenda, bem emocionado:
Minha irmã Alexandra, a maior guerreira que conheci perdeu a batalha para essa doença nojenta que é a esclerose lateral amiotrofica. Ale, obrigado por tantos bons momentos na minha vida. Te amo pra sempre!!!!

Ouvidoria responde.... Agora falta realizar

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba - SP - Resposta Manifestação
 
|
Hoje, 09:39
Prezado(a) Senhor(a) Guilherme AAraújo,


Segue resposta a sua manifestação, registrada na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba - SP sob nº 160.003.378.686, em 21/10/2016:

Dados do Cadastro da Manifestação:
---------------------------------
Código:        160.003.378.686
Data:          21/10/2016
Classificação: Reclamação
Assunto:       Calçada e muros

Dados da Ocorrência do Fato:
---------------------------
Data:          21/10/2016
Unidade:       Secretaria de Serviços Públicos
Envolvidos:    Procon - SESEP

Descrição:     Prefeito de Caraguatatuba senhor Antonio Carlos da Silva espero que esta calçada seja refeita antes do fim do seu governo que se encerra no dia 31 de dezembro de 2016. Se esta calçada estivesse na frente da casa de um cidadão com certeza um fiscal da Prefeitura já teria aplicado um auto de inflação, mas como esta CALÇADA LOCALIZADA na frente do PROCON e da OUVIDORIA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA então ninguém faz nada e o munícipe se torna alvo fácil.


Dados da Resposta:
-----------------
Data:          04/11/2016
Responsável:   Maria Regina Rapoli Correa
Unidade:       Ouvidoria
Resposta:      Secretaria de Serviços Públicos Data: 04/11/16 Responsável: Denise Oliveira Cargo: AGENTE ADMINISTRATIVO Resposta: Foi gerada Ordem de Serviço n°48.648 para vistoriar real situação da calçada citada para posterior providência


Pedimos a gentileza de responder nossa “Pesquisa de Satisfação”, disponível em http://omd50.tecnologia.ws/caraguatatuba/externo/consulta.do, digitando o código da manifestação. A pesquisa encontra-se após a resposta final.

A Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba agradece a sua colaboração para a melhoria dos serviços prestados por esta instituição e coloca-se à disposição para novos contatos:


Pessoalmente ou Correspondências: Rua Luiz Passos Júnior, 50

Telefone:            0800-770-0678                
Fax:                
Site:               http://www.caraguatatuba.sp.gov.br


Atenciosamente,

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba

Caraguá reúne primeiras damas do Litoral Norte Apresentação dos trabalhos do Fundo Social de Solidariedade foi um dos principais destaques

Na tarde de quinta-feira (3/11), as futuras primeiras damas de São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela estiveram em Caraguá para conhecer os trabalhos do Fundo Social de Solidariedade do município e discutir sobre uma possível proposta de parceria entre as cidades. 

As convidadas conversaram com o prefeito Antonio Carlos e com a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Eloiza Andrade Antunes, que após o bate papo as acompanhou durante a visita aos projetos sociais.

No início do encontro, todos foram convidados a assistir o vídeo de prestação de contas de Caraguá, no gabinete do prefeito, referente às suas duas últimas gestões, e puderam observar a importância da construção das políticas públicas, que são essenciais para o desenvolvimento do município. 

A visita contou com a presença de Michelli Veneziani, primeira dama de São Sebastião; Julia Tenório, primeira dama do município de Ilhabela; Sandra Sato, primeira dama de Ubatuba, e demais assessores. Também estiveram presentes ao encontro, a secretária  adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Patrícia Botelho; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva; a representante do Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, Andréa Parleta; e, o representante do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Jefferson Froes.

Logo depois, os convidados se dirigiram à sala da Chefe de GabineteEloiza, que falou sobre a importância das políticas públicas sociais para o município. Em seguida, todos foram convidados a conhecer as sedes dos Fundos Sociais de Solidariedade nos bairros Morro do Algodão e Travessão. 

No decorrer do encontro, Eloiza explicou que a atual administração exercita a solidariedade educativa, criando programas e ações que visam o resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e emprego. 

A secretária Patrícia, explicou que o Fundo Social de Solidariedade trabalha em parceria com todas as secretarias de Caraguá e, em especial, com aquelas que apresentam maiores demandas sociais, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Secretaria de Serviços Públicos. 

Durante a visita à estrutura no bairro Travessão, Eloiza mostrou aos convidados que o Fundo Social de Solidariedade desenvolve os seguintes projetos: Campanha do Agasalho, Customização de Escola de Moda, Padaria Artesanal, Praça do Exercício do Idoso, Projeto Bazar Solidário, Projeto Kit Bebê, Projeto Atender, Projeto Geração de Renda e Pólo da Construção Civil. 
São ainda ofertadas aulas para os cursos de pedreiro, encanador e assentador de piso e azulejos

Já no Centro Comunitário do Morro do Algodão, são oferecidos cursos de Padaria Artesanal, aulas de dança e teatro, música e teclado, violão, violino, violoncelo e cavaquinho, artes plásticas, cerâmica e artesanato, manicure e estética e cabeleireiro.

No Centro Integrado de Atividades Sociais, Culturais e Esportivas (CIASC) no Perequê-Mirim, os convidados visitaram as oficinas de arte, música e dança, além do Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE), onde são oferecidos os cursos de Padaria Artesanal, aulas de violão e teclado, bateria, cabeleireiro, artes e dança. 

Os cursos são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com o Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba e Secretaria de Assistência Social.
Mais tarde, o grupo foi recebido no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) e na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
Ivy explicou que a SEPEDI surgiu para contribuir com as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos idosos. Ela apresentou aos convidados as salas de apoio aos conselhos municipais, a sala de capacitação e o salão de aulas, onde são realizadas diversas atividades, como dança, bailes e festas de aniversário. 

Já no CIAPI, os convidados conheceram a sala de descanso dos idosos, sala de cine-video, sala de leitura e aprendizagem, sala de estimulação cognitiva, sala de artesanato, sala de atividades corporais, academia adaptada, oficinas de culinária e artes. 

Na sala de reunião, a secretária mostrou aos convidados um vídeo sobre a importância do tratamento das pessoas com deficiência e idosos, a capacitação para o desenvolvimento humano funcional e o envelhecimento ativo e saudável. Ressaltou ainda que é essencial estimular a participação social e o desenvolvimento por meio de oficinas e cursos. “A transformação está nas mãos de cada um de nós, e a missão da SEPEDI é transformar o olhar de todos”, concluiu Ivy. 

Ao final do encontro, Eloiza agradeceu à participação e colaboração de todos que compareceram e puderam tomar conhecimento das estruturas das políticas públicas do município. 

Secretaria de Comunicação

PAT de Caraguá divulga vagas para esta sexta

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.

Ajudante de carga e descarga, Ajudante de cozinha, Atendente de padaria, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de pessoal, 
Confeiteiro, Controlador de entrada e saída, Cozinheira doméstica, Cozinheiro geral, Encarregado de supermercado, Faxineiro, Instalador de som e acessórios (automóvel), Mecânico de automóvel, Montador de automóveis, Nutricionista, Operador de empilhadeira, Padeiro, Pizzaiolo, Serralheiro de ferro, Vendedor e Vigilante.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.


Secretaria de Comunicaçã

Caraguá recebe semifinal da Matemática Vanguarda dia 8 A estudante Larissa venceu a Matemática Caraguá pelo segundo ano consecutivo

Na próxima terça (8/11), a aluna Larissa Nishimura Higa, 11 anos, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), representará Caraguatatuba na semifinal da Matemática Vanguarda, que reunirá estudantes das cidades de Igaratá, São José dos Campos, São Sebastião, Paraibuna e Piracaia, em uma das semifinais da Matemática Vanguarda. A partir das 14h, no Teatro Mario Covas.

O evento tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática e ampliar o raciocínio lógico. Durante a competição, os participantes enfrentarão rodadas com cinco questões para cada operação matemática - subtração, divisão, adição e multiplicação, nesta ordem.
Este ano, Larissa venceu a Matemática Caraguá pelo segundo ano consecutivo. E é o terceiro que a estudante disputa a Matemática Vanguarda e se diz confiante para enfrentar mais uma competição. Ela conta ainda com o apoio dos pais Edmo e Priscila e da irmã gêmea, Letícia, que sempre a acompanham e, também, dos colegas de escola, que prometem lotar o Teatro Mario Covas.

A outra semifinal com alunos de 11 escolas será dia 10, em Campos do Jordão. A final reunirá os quatro melhores classificados no dia 18 de novembro, em São José dos Campos. 

A Matemática Vanguarda é uma iniciativa da TV Vanguarda, em parceria com as Prefeituras Municipais da região.

Secretaria de Comunicação Social 

Campanha de Combate à Tuberculose em Caraguá começa nesta terça-feira - Cidade é premiada pela qualidade nas ações de controle à doença

Com o objetivo de informar à população sobre os sintomas e tratamento adequados em casos de tuberculose, a Prefeitura Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, participará de 1º a 14 de novembro, da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. As ações serão promovidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 
Esta é a segunda campanha contra a doença que Caraguá inicia neste ano. A primeira foi realizada no mês de março, com mais de 100 atendimentos. No mês de setembro, a cidade foi premiada no Fórum Estadual de Tuberculose, em São Paulo, pela qualidade nas ações do Controle à tuberculose no ano de 2016.
O objetivo da campanha é receber os moradores que apresentam tosse com catarro há mais de duas semanas, e encaminhá-los para a realização de exames preventivos. O trabalho de combate à doença já é feito durante todo o ano. A meta é aumentar a detecção de casos, elevar o percentual de cura e reduzir o abandono do tratamento. 

Histórico – Segundo o Ministério da Saúde, antigamente, a tuberculose era considerada mortal e criaram-se tabus a respeito da enfermidade, o que ainda dificulta o controle. Atualmente, o Brasil apresenta 73% de cura dos casos tratados e, aproximadamente, 12% de abandono do tratamento. 

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Pode afetar diferentes órgãos, mas o comprometimento pulmonar é o mais frequente. É transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, por meio da tosse ou do espirro em ambientes fechados.

Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Mas, para que haja um controle efetivo da doença, é indispensável que se detecte a tuberculose rapidamente e inicie-se o acompanhamento correto.
Este tratamento é prolongado e dura, no mínimo, seis meses. Na maioria dos casos, não é necessária a hospitalização. Após duas semanas de tratamento correto, a transmissão não ocorre mais.
Confira os endereços das UBS

UBS Centro
Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar
“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” - Tel: (12) 3897-2102

UBS Perequê-Mirim 
 Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 - Tel (12) 3885-1800

UBS Porto Novo
 Avenida José Herculano, 6.560 - Tel (12) 3887-6131

UBS Morro do Algodão
 Avenida Geraldo Lopes, 27 - Tel (12) 3887-9100

UBS Jaraguazinho
Rua Benedito Silvério Santana, 57 - Tel (12) 3883-3500

UBS Casa Branca/Olaria
Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007

UBS Jetuba
Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090

UBS Massaguaçu
Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999 

UBS TINGA
Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446

UBS TABATINGA
Rua Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga – Tel (12) 3884-5700

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS – CEM/CEO
Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200


    Secretaria de Comunicação Social