GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Evitar flacidez após cirurgia bariátrica: como famosos fizeram para não ter sobra de pele?

A cirurgia bariátrica é uma alternativa para a busca de saúde por pessoas obesas que não conseguem perder peso apenas com dieta e exercícios. Ela ajuda a melhorar fatores de risco como pressão alta, diabetes, colesterol alto, dificuldade de locomoção e fadiga, além da melhora estética.

Mas a grande perda de peso, para alguns, tem como consequência o excesso de pele. Já outros, como os atores Leandro Hassum e André Marques, depois da bariátrica, transformaram a silhueta e ficaram fortes.
Mas afinal, o que fazer para não deixar o corpo flácido depois da cirurgia?

Como evitar a flacidez depois da bariátrica

A médica Ana Carolina Fernandes, cirurgiã bariátrica e metabólica da Aliança Instituto de Oncologia, explica que a flacidez é causada por diversos fatores e que é possível evitá-la simultaneamente à perda de peso. 
A dica é simples: cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, hábitos que fazem parte da rotina tanto de André Marques como de Leandro Hassum. "Quanto mais massa muscular, mais chances de diminuir a flacidez. Mas, com a perda de peso, pode haver redução de massa muscular (massa magra) e o corpo precisa recuperá-la. O objetivo é evitar ao máximo a perda da massa magra. Por isso a musculação é fundamental", afirma.

Quem faz bariátrica pode malhar?

Após um mês da realização da bariátrica, os pacientes, no geral, já estão liberados para a prática de exercícios leves, com o acompanhamento de uma nutricionista especializada e um educador físico, que irá avaliar as condições de cada um, já que, por comer menos, pode haver algum tipo de limitação em determinados exercícios. 
Mesmo quem era sedentário antes da cirurgia pode e deve passar a se exercitar. Isso acontece em muitos casos já que, após a bariátrica ocorre uma elevação da autoestima e do bem estar geral. "Depois do procedimento o paciente começa a ter prazer ao cuidar do seu corpo e de si mesmo e surge a busca por um padrão de vida mais saudável", explica.
E começar cedo é primordial, pois a maior perda de peso acontece nos primeiros meses. "Cada paciente tem seu ritmo. O organismo tem características próprias que só sabemos quando começamos a trabalhar com atividade física. Quando inicia-se logo, os resultados podem ser bem animadores", diz.

Excesso de pele ao emagrecer?

Em algumas partes do corpo, como braços, abdome e coxas, é mais difícil evitar a sobra de pele e a flacidez, mesmo com exercícios. Por isso, em alguns casos pode ser necessária a realização de um procedimento para retirada desse excesso. "É indicado quando a quantidade de pele atrapalha a higienização de algumas partes do corpo, principalmente das partes íntimas, e quando o paciente não se sente bem com esse excesso", finaliza.

Nenhum comentário: