GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Caraguá promove Dia da Beleza e caminhada em menção ao Outubro Rosa Avaliação nutricional, corte de cabelo e maquiagem, coleta de preventivos e orientações estão na programação.

Durante todo mês de outubro, Caraguá intensificou as ações voltadas à Saúde da Mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município em comemoração ao Outubro Rosa. Dentro da programação, neste sábado (22), mulheres que passarem pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM/CEO), poderão desfrutar do “Dia da Beleza” com avaliação nutricional; corte de cabelo e maquiagem; coleta de preventivos e orientações sobre DSTs-AIDS e aleitamento materno.  
Na quinta-feira (27), será a vez da Caminhada do Outubro Rosa com orientações sobre saúde às 10h, em frente ao CEM/CEO. A passeata seguirá sentido Avenida da Praia com ponto de encontro na Praça da Cultura. 
Neste ano, o agendamento de mamografia às mulheres que estiverem no período de realização do exame, que já ocorre durante todo o ano, foi reforçado em todos os eventos da programação. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é alcançar, em especial, mulheres que nunca tenham feito o exame. 
A Secretaria de Saúde informa ainda que as atividades voltadas à Saúde da Mulher são realizadas nas UBS’s durante todo o ano. São palestras que abordam as formas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, oficinas de planejamento familiar e DST/AIDS. Nos meses de março e outubro, o município reforça as ações com campanhas e palestras na sala de espera.
Atualmente, a rede Municipal de Saúde de Caraguatatuba, promove tratamento a 259 mulheres com câncer de mama e 80 usuárias com câncer de colo uterino.  Estas pacientes são acolhidas no Setor de Oncologia pela equipe responsável e, posteriormente, são encaminhadas aos serviços de psicologia e nutrição do município. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ano de 2016 será encerrado com 596 mil novos casos de câncer. 
Cronograma:
CEM/CEO
22/10 – Dia da Beleza
8h às 12h e das 13h às 17h: Corte de cabelo e maquiagem 
8h às 12h: Avaliação Nutricional– Cálculo do Índice de Massa Corpórea 
8h às 12h e das 13h às 17h: Controle de Câncer de Colo de Útero: Coleta de preventivo 
8h às 16h: Orientações sobre DST-AIDS; Orientações sobre Aleitamento Materno 

27/10 – Caminhada com orientações sobre saúde
10h: Concentração no CEM/CEO, sentido a Avenida da Praia e encontro na Praça da Cultura

Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário: