GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Caraguá fará caminhada em menção ao Outubro Rosa

Evento será no dia 27 de outubro, com orientações sobre saúde

Durante o mês de outubro, Caraguá intensificou as ações voltadas à Saúde da Mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, em comemoração ao Outubro Rosa. Na quinta-feira (27), será a vez da Caminhada do Outubro Rosa, com orientações sobre saúde às 10h, em frente ao CEM/CEO. A caminhada seguirá sentido à Avenida da Praia, com ponto de encontro na Praça da Cultura.
Neste ano, o agendamento de mamografia às mulheres que estiverem no período de realização do exame, que já ocorre durante todo o ano, foi reforçado em todos os eventos da programação. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é alcançar, em especial, mulheres que nunca tenham feito o exame.
No último sábado (22/10), a Secretaria de Saúde realizou 34 exames preventivos de controle de colo de útero e avaliações nutricionais. Também foi feito o “Dia da Beleza” que contou com a presença de cabeleireiras, maquiadoras e manicures para as mulheres que participaram das ações do Outubro Rosa.
As atividades voltadas à Saúde da Mulher são realizadas nas UBS durante todo o ano. São palestras que abordam as formas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, oficinas de planejamento familiar e DST/AIDS. Nos meses de março e outubro, o município reforça as ações com campanhas e palestras na sala de espera.
Atualmente, a rede Municipal de Saúde de Caraguatatuba promove tratamento a 259 mulheres com câncer de mama e 80 usuárias com câncer de colo uterino.
Estas pacientes são acolhidas no Setor de Oncologia pela equipe responsável e, posteriormente, são encaminhadas aos serviços de psicologia e nutrição do município.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ano de 2016 será encerrado com 596 mil novos casos de câncer. 
Cronograma:

CEM/CEO
27/10 – Caminhada com orientações sobre saúde
10h: Concentração no CEM/CEO, sentido à Avenida da Praia e encontro na Praça da Cultura

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: