GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Começa a Semana de Prevenção às Drogas em Caraguá A semana contará com apresentação teatral, gincana, vídeos, jogos e brincadeiras.

O pneumologista pediatra, João Paulo Becker Lotufo, mais conhecido como “Doutor Bartô”, abriu nesse sábado (27), a Semana de Prevenção às Drogas, no Teatro Mario Covas.
O médico é coordenador do Projeto Antitabagismo do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (HU/USP), com destaque ao trabalho voltado à prevenção do tabagismo e do álcool entre as crianças e adolescentes.
A secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, ressaltaram que o grande mal da sociedade hoje é a droga, seja em relação ao tráfico ou ao usuário e que a Semana de Prevenção busca sistematizar as ações no município no combate ao uso de substâncias ilícitas, principalmente entre os estudantes.
Durante a palestra, Dr. Bartô contou que percebeu em seu consultório o alto índice de crianças asmáticas, em decorrência dos pais e avós fumantes. Daí começou seu trabalho não só de tratar as crianças como também os responsáveis por elas.
Também apresentou estatísticas alarmantes sobre o consumo de tabaco, álcool e maconha entre a população até 17 anos. “O tabaco é a primeira causa de morte evitável no mundo e o álcool, o segundo. O cigarro é a terceira causa de morte evitável, no que diz respeito às pessoas que são fumantes passivas, ou seja, aquelas que acabam por sofrer intoxicação por conviveram diariamente com fumantes”, disse.
Com a proibição do fumo em locais fechados e da propaganda de cigarros na TV, Bartô disse que o consumo de tabaco no país caiu de 30% para 11,8%.
Outra preocupação do médico é quanto ao aumento de consumo de narguilé (espécie de cachimbo constituído de um fornilho, um tubo longo e um pequeno recipiente contendo água perfumada, para fumar tabaco aromatizado). “Fumar uma hora de narguilé corresponde a fumar 100 cigarros”, contou.
Também ressaltou o crescimento do uso de maconha entre os jovens, no mundo. “O uso de maconha mata neurônios, provoca evasão escolar e desencadeia problemas psiquiátricos. Ano passado atendi cinco casos de surto psicótico por causa de maconha”.
O pediatra foi mais categórico em relação ao consumo de álcool. “Ano passado, atendi a seis casos de coma alcoólico relativos em pacientes com até 15 anos. O consumo de álcool geralmente entre crianças e adolescentes acarreta defasagem escolar, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes no trânsito, afogamentos, entre outros problemas. O Estado deveria ter tolerância zero com o consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos”, afirmou.
A estudante Thawane Viegas, 16 anos, concorda com o pediatra. “Meu pai sempre bebeu muito e por causa disso passei minha infância assistindo brigas entre ele e minha mãe. Hoje são separados. Numa fase da minha vida comecei a beber. Mas parei porque percebi que isso me prejudicava muito e não queria a mesma vida do meu pai para mim”, declarou.
O projeto de extensão “Dr. Bartô – Doutores da Saúde”, percorrerá 17 escolas da rede municipal, durante a semana do dia 29 de agosto a 2 de setembro, com apresentação teatral, gincana, vídeos, jogos e brincadeiras que abordarão os efeitos danosos das drogas e formas de prevenção na comunidade. A Semana de Prevenção às Drogas é uma iniciativa do Governo Municipal por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania, Esportes, Saúde e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Teatro - De acordo com o líder político e espiritual Mahatma Ghandi, se os humanos continuarem a vivenciar o ditado "olho por olho, dente por dente”, o mundo acabará cego e banguela.
Esse foi o tom do monólogo “Gandhi – um líder servidor”, com o ator João Signorelli, encenado logo após a palestra do Dr. Bartô.
Na peça, Ghandi - líder hindu, político e espiritual - anuncia o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente em relação à paz mundial.
O ato propõe que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios. Convida a plateia a fazer uma longa e sensível reflexão sobre ética, liderança, a não-violência, integração, cooperativismo e amor.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: