GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Caraguatatuba realiza a 4º Semana de Prevenção às Deficiências

Como prevenir e evitar deficiências causadas por acidentes domésticos, no trânsito, quedas e outras situações

Entre os dias 22 e 26 a 4ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguá visou informar e evitar deficiências causadas por acidentes que podem ser domésticos, no trânsito, em mergulhos, por armas de fogo, falta da realização do pré-natal em gestantes e quedas em idosos.
Todos estes são exemplos de como uma deficiência pode se instalar, podendo ser física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla.
O evento teve como intuito conscientizar sobre medidas de proteção que podem ser adotadas, já que é estimado que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas.
O evento realizado por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, contou com ações em diversos espaços públicos, envolvendo exibição de vídeo de conscientização, palestras e depoimentos.
Os participantes vivenciaram como é ter uma deficiência, realizando atividades cotidianas como tomar café da manhã, mas com os olhos tampados, andando numa cadeira de rodas e outras.
As ações ocorreram nos Centros Integrados de Desenvolvimento Educacional (CIDES) da região Norte, Centro e Sul; nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS); Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).
Considera-se deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
Segundo o último Censo do IBGE, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência é de quase 24%, divididos da seguinte forma: 7% física; 5% auditiva; 17% visual e 2% intelectual.
 Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário: