GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Consumo de moluscos ainda está suspenso - Proibição será mantida enquanto houver riscos de contaminação

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba alerta comerciantes do setor alimentício do município e consumidores, sobre a proibição do comércio e consumo de Moluscos Bilvalves (mariscos, ostras, mexilhões e berbigões), provenientes do Litoral Sul e Sudeste do país, devido à contaminação por algas tóxicas (Microalgas Dinophisys Acuminata).
De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Saúde, Guilherme José Garrido, estão ocorrendo vistorias em comércios do município, como restaurantes, bares e quiosques. “Estamos fiscalizando, autuando e inutilizando os produtos que estão em desacordo, conforme publicações em diário oficial”, afirmou.
As medidas de suspensão da comercialização e do consumo serão mantidas enquanto houver riscos de contaminação pelo consumo dos Moluscos.
De acordo com a bióloga Cíntia Garcia, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a corrente está sendo monitorada juntamente com a Cetesb. “Estamos recebendo análises semanais e as mesmas ainda apontam a presença das microalgas que produzem as biotoxinas”, explicou.
Estas biotoxinas causam diarreias, vômitos e outros sintomas de intoxicação alimentar. Por isso, o consumidor deve ficar atento e não consumir estes moluscos. Assim que as correntes passarem e não houver mais riscos de contaminação pelo consumo, a população será informada pelo Governo Municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, explicou que a contaminação é temporária. “Todos podem ficar tranquilos, pois estes são animais filtradores e não são afetados permanentemente pelas toxinas. Com o tempo eles se purificam e até se fortalecem com isso”, explicou.

Nenhum comentário: