GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 29 de março de 2015

Mosaico Bocaina abre inscrições para renovação do Conselho Consultivo - O prazo de inscrição para candidatura no conselho consultivo é até 30 de abril

O Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas abre inscrições para a renovação do novo Conselho Consultivo de 2015 - 2017. As organizações interessadas devem enviar ficha de cadastro para manifestar interesse até 30 de abril, os documentos serão recebidos em Angra dos Reis, Paraty, Taubaté ou digitalizado e enviado por e-mail.

A gestão participativa do conselho consultivo do mosaico busca que a presença dos conselheiros não seja apenas representativa, mas acima de tudo, produtiva em debates promovido pelo poder público ou sociedade civil organizada. O processo convocatório sugere que a renovação do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina fortaleça a atuação da comunidade em seu território, ampliando as ações de conservação para além dos limites das Unidades de Conservação.

O conselho consultivo deve ser composto por setores governamentais e não-governamentais, como gestores das áreas protegidas, gestores órgãos públicos, sociedade civil, incluindo das terras indígenas, quilombolas, caiçaras e agricultores familiares, das prefeituras municipais, entre outras representações. As diretrizes estabelecidas pela Coordenação Colegiada do Mosaico Bocaina norteia a renovação em uma composição para 31 membros titulares e 31 suplentes.

A sociedade civil organizada que tenha interessada em participar do Conselho Gestor do Mosaico Bocaina, fortalecendo a gestão participativa de forma coletiva e democrática, deve se inscrever através do formulário e com os documentos listados no edital.

O Edital de Convocação com maiores informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Mosaico Bocaina (www.mosaicobocaina.org.br). O prazo para entrega é 30 de abril, o material deve ser enviado em cópias digitalizadas para comunicacao.mosaicobocaina@gmail.com  ou entregues nos endereços:
- SUPBIG: Av. Luigi Amêndola, 236 - Parque das Palmeiras, Angra dos Reis, RJ / CEP: 23906-825 - A/c Mariana ou Felipe
- Sede da APA Cairuçu – Rua Oito, casa 3, Portal de Paraty / RJ
- Fundação Florestal - Núcleo Taubaté - Rodovia Oswaldo Cruz – Km 14 - Registro / SP CEP: 12010-970 - A/c APA Silveiras
Sobre o Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas
O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação de âmbitos federal, estadual e municipal, bem como suas respectivas zonas de amortecimento, com vital necessidade de manutenção da sua integridade, da proteção de sua biodiversidade e dos recursos e serviços ambientais protegidos por elas. O Mosaico apresenta-se como um importante fórum regional, tendo como principal objetivo estimular a gestão integrada entre as diversas Áreas Protegidas, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais e pesqueiros, bem como para o desenvolvimento sustentado de seu território. Nas áreas do Mosaico Bocaina estão representados praticamente todos os ecossistemas associados à Mata Atlântica, de campos de altitude aos ambientes insulares e costeiros, formando paisagens de relevante apelo turístico que, somado a um rico patrimônio histórico e cultural, movimenta um fluxo de visitantes de mais de 500 mil pessoas/ano, especialmente nas cidades de Angra dos Reis e Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).
         
Muitas das Unidades de Conservação que compõem o Mosaico Bocaina apresentam algum tipo de ocupação humana em seu interior, boa parte composta por povos e comunidades tradicionais, como caiçaras, agricultores familiares, quilombolas e indígenas,  que desempenham um importante papel na conservação dos recursos naturais e dos conhecimentos tradicionais a eles associados.  O Mosaico tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UCs, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

Veja aqui como é formato o conselho atual do Mosaico


-- 
Mariana Belmont 
Assessora de Comunicação
Secretaria Executiva - Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas

Nenhum comentário: