GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 31 de março de 2015

Comissão de Saúde se surpreende com ótimo trabalho na UBS do Jetuba

O Presidente da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) da Saúde, Aurimar Mansano, esteve junto com o relator Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho e o membro – Petronilio Castilho dos Santos – Loro Castilho, visitando a Unidade Básica de Saúde do Jetuba, na região Norte de Caraguatatuba, na última quarta-feira. Os Vereadores tiveram a grata surpresa de ver a satisfação dos usuários do Posto de Saúde.
Ao contrário do que encontrou na maior parte das UBS, o atendimento dos profissionais no Jetuba foi digno de muitos elogios por parte dos munícipes presentes. A CAR irá elaborar um requerimento pedindo a ampliação da unidade.
“Já estivemos em quase todas as UBS do município e encontramos sérios problemas e muitas reclamações em todas elas, mas no Jetuba, tivemos a surpresa de estar na contramão das demais. Ouvimos algumas pessoas que destacaram muitos pontos positivos, principalmente em relação ao atendimento realizado pelo médico e por toda equipe do local”, falou Aurimar.
Embora a Unidade Básica de Saúde do Jetuba tenha recebido muitos elogios, as reclamações por parte da população continuaram sendo pelo atendimento no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e pela demora para marcar consultas com especialistas.
“O tempo de espera para conseguir uma consulta com algumas especialidade é praticamente unânime em todas as unidades que fomos. Seguiremos cobrando medidas para que algo seja feito nesse sentido, assim como o tempo de espera para ser atendido no UPA. É um problema que precisa ser resolvido”, afirmou o Presidente da Comissão de Saúde.
Os munícipes presentes no local e alguns funcionários lamentaram o pouco espaço físico da unidade. Aurimar disse que lutará pela ampliação. “Vamos buscar insistentemente o aumento da UBS do Jetuba. Existe uma quadra ao lado, que pode ser a extensão da UBS. Temos que conseguir essa melhoria para a região Norte, lembrando que em breve, cerca de 700 casas populares serão entregues no bairro. Aumentará muito o número de moradores na região”, alertou Aurimar.
A CAR da saúde foi criada no último ano e já fiscalizou outras unidades básicas de saúde, como as do bairro do Massaguaçu, Jaraguazinho, Tinga, Porto Novo, Morro do Algodão, Perequê-mirim e Tabatinga. A Casa de Saúde Stella Maris também recebeu os vereadores, que puderam conhecer melhor a nova gerente responsável.
Em fevereiro, os Vereadores estiveram reunidos com a Secretária de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, onde puderam questionar os problemas encontrados e relatados pelos munícipes e cobrar explicações.
O presidente da comissão, Aurimar Mansano, participou da reconciliação entre as irmãs e o Poder Executivo. No final de setembro de último ano, foi realizada uma audiência pública para tratar sobre a saúde em Caraguá, no plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: