GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Caxias ganha UPA Infantil que atenderá 350 pacientes por dia


Referência como política atuante em prol da qualidade de vida para a população, a vereadora Fatinha participou hoje (dia 06/02) da inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do país voltada exclusivamente para o atendimento infantil. Estiveram presentes, o governador Sérgio Cabral; o vice-governador, Luis Fernando Pezão; e o secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, além do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, entre outras autoridades. Na ocasião, o Governo do Estado também anunciou repasse de R$ 5,4 milhões para equipar o Centro de Imagem do Hospital Municipal Dr. Moacir Rodrigues do Carmo.
Fruto da parceria dos governos federal, estadual e municipal, A UPA Pediátrica Dr. Walter Garcia Borges vai atender pacientes de zero a 13 anos e oferecer serviço de urgência em odontologia, ortopedia, serviço social, nutrição, além de exames de Raios-X e laboratoriais. A nova unidade tem capacidade para atender 350 pacientes por dia. "É gratificante para mim contemplar a concretização desse projeto. Nossas crianças devem ser atendidas com uma tecnologia de ponta. A antiga unidade de saúde infantil Ismélia da Silveira estava completamente deteriorada, conforme pude contemplar durante a minha inspeção em fevereiro do ano passado nas unidades de saúde e apresentadas ao prefeito. Tenho certeza que outras reivindicações também serão atendidas", elogiou Fatinha, que integrou a Comissão da Transparência na Câmara Municipal para apurar as denúncias sobre a precariedade do atendimento da saúde pública no município
Ao todo, são cinco leitos de cuidados intensivos, seis de repouso de lactentes, 12 de repouso pré-escolar e escolar, quatro de repouso de adolescentes e dois leitos de isolamento, além de consultórios de atendimento médico e classificação de risco, salas de hidratação, nebulização e estabilização.