GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 10 de novembro de 2013

Os cuidados contra a osteoporose depois da menopausa MEILI JATENE: “Nada de desespero e muito equilíbrio na alimentação e nos exercícios são excelentes medidas para evitar a falta de cálcio no organismo”.

Osteoporose é a perda gradual de massa óssea. Você já deve ter ouvido falar, mas o fato é que ela vem com tudo depois da menopausa. Segundo pesquisas médicas (Fundação Internacional de Osteoporose), uma em cada três mulheres acima de 50 anos tem a doença. Acredita?
Fatores de risco: histórico familiar, idade avançada, baixo peso, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio, abuso de álcool, fumo, vida sedentária, entre outros. O fato é que a osteoporose é uma doença silenciosa, por isso é muito importante a prevenção.
Antes de a osteoporose se manifestar ocorre a osteopenia, que nada mais é do que a diminuição de massa óssea, alteração que já aumenta o risco de fraturas. Os exames que detectam a osteopenia são a densitometria óssea e a tomografia computadorizada.
Tudo isso acontece principalmente pela diminuição do estrógeno, hormônio importante no estimulo à formação da massa óssea. Mulheres em pós-menopausa e que não estão fazendo reposição hormonal absorvem muito pouco cálcio. Uma dieta rica em cálcio é muito importante, pois a falta dele faz o organismo retirar dos ossos o cálcio necessário para outras funções vitais. Eu já fui premiada! Mas posso falar? Nada de desespero é só se cuidar e se alimentar com consciência. Acompanhamento médico também é importante, sempre!

Foto:Thinkstock

Nenhum comentário: