Felipão é suspenso, mas Comissão de Arbitragem pune árbitro
Felipão foi suspenso na sexta-feira por dois jogos pela expulsão na partida contra o Bahia dia 26 de julho, quando chutou a bola no último minuto como protesto pela atuação do árbitro Antônio Frederico Schneider. O prejuízo até que foi pequeno, porque ele podia pegar até seis partidas, mas o que chamou a atenção foi o fato da Comissão de Arbitragem da CBF punir também o árbitro por não ter marcado o pênalti a favor do Verdão que resultou nas queixas do treinador.
O Estado teve acesso a um documento enviado para a Federação Paulista e que foi repassado ao Palmeiras em que CBF confirma que Schneider vai passar por uma "reciclagem" após apitar o jogo deste sábado entre América-MG e Vitória para compreender melhor a regra de "bola na mão".
O documento, que é assinado pelo Ouvidor de Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares, explica: "Tendo em vista o exposto e com o fito de tentar aperfeiçoar o mencionado profissional proponho uma atualização com vistas a sua melhor interpretação acerca da falta preconizada na REGRA 12 - MÃO INTENCIONAL - por instrutor local (RJ) através da apresentação de vídeos que materializem a diferença desta para - BOLA NA MÃO."
A CBF admite que o árbitro errou ao não marcar a penalidade a favor do Palmeiras. "Após o narrado este segura a bola com as duas mãos de maneira intencional, portanto neste caso deveria ter sido marcado falta na área penal (pênalti) contra a equipe do Bahia. Foi um erro grave do árbitro do jogo!", diz o texto.
Depois daquele jogo Felipão soltou uma pérola ao comentar outro lance, em que reclamou não ter acontecido pênalti para o Bahia, mas que foi marcado por Schneider. "Se ele achou que foi pênalti, ele estava tão convicto que escorregou e sentou no chão. Que tesão para dar aquele pênalti. 'Estou satisfeito'. Deve ter sido o êxtase. Ele deve ter gozado..."
O árbitro escreveu na súmula da partida que o treinador "isolou a bola com um chute quando a mesma foi em sua direção, em claro sinal de protesto contra as decisões". Felipão já foi suspenso por um jogo no Campeonato Brasileiro por ter aplaudido ironicamente o árbitro Marcelo Aparecido de Souza na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta.
Schneider já se envolveu em uma outra polêmica este ano. No clássico entre Vasco e Fluminense pelo Carioca sua atuação foi bastante criticada pelos tricolores, por isso ele ficou algumas rodadas fora da escala.
Murtosa vai comandar a equipe nos dois próximos jogos. O Palmeiras prepara uma homenagem para Felipão com o intuito de celebrar a marca de 400 jogos dele no comando da equipe, alcançada na partida de quarta-feira contra o Botafogo. Mas vai ficar para quando ele puder voltar a ficar no banco.