Fifa e COL apresentam slogan oficial da Copa do Mundo de 2014
"'Juntos num só ritmo' foi registrado em um escritório de patentes na Europa"

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 anunciaram oficialmente na noite desta terça-feira, a frase 'Juntos num só ritmo'' - 'All in one rhythm'', em inglês - como slogan da competição. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, ao fim de um dia de reuniões entre membros da Fifa e do COL. Nesta quarta, às 11 horas da manhã, no também na cidade carioca, será divulgada a tabela da Copa das Confederações de 2013.
Das reuniões, realizadas na sede do COL, participaram integrantes do órgão como o ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que chegou pela manhã ao País.
O lançamento do slogan foi seguido de um vídeo (''youtube.com/fifatv) produzido pela TV Globo, com 30 segundos, com imagens de pontos turísticos do Brasil, crianças jogando bola e muita alegria, ao som de samba. Ronaldo, Robinho, Neymar, e também o argentino Lionel Messi, aparecem no vídeo.
A frase também terá versões em espanhol, francês e alemão. Todas foram registradas em um escritório europeu responsável por patentes.
O slogan, criado pela agência de comunicação brasileira Aktuell, é muito mais do que um lema. Ele representa a mentalidade que está por trás de todos os aspectos da organização do torneio. Além disso, influenciará a elaboração das músicas-tema das Fan Fest e as cerimônias de abertura e de encerramento; as reuniões informativas com a equipe e os voluntários do torneio; e as campanhas da Fifa, do COL, das cidades-sede e dos governos estaduais e federal.
'O slogan oficial é o resultado de um esforço conjunto entre o Brasil e o mundo do futebol para encontrar uma mensagem unificadora que represente o toque único que o país oferecerá à Copa do Mundo'', disse Valcke ao site da Fifa. 'Com base na ideia central do 'ritmo', ele unirá as torcidas no Brasil e no exterior em torno do que será uma celebração colorida e vibrante em um ritmo exclusivamente brasileiro.''
O slogan oficial representa a essência dos cinco pilares que simbolizam o Brasil: uma sociedade coesa, o poder da inovação, uma natureza extraordinária, um futebol vibrante e a terra da felicidade.
'O slogan é um convite para que todos os brasileiros se unam e celebrem o imenso sentimento de orgulho pela posição que o nosso país ocupa no cenário global e pelo nosso papel como anfitriões da Copa do Mundo'', afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 'Também é um convite a todos, brasileiros e visitantes estrangeiros, para que, ao longo do torneio, encontrem e explorem o novo ritmo do Brasil: o ritmo da união e da diversidade, da inovação, da natureza, do futebol e da cultura brasileira.''
'O futebol é tudo para o povo brasileiro'', lembrou Ronaldo, integrante do Co nselho de Administração do COL. 'É por isso que ele tem um potencial tão grande de unir as pessoas e de ser uma influência positiva.'' 'Ele mostra a nossa criatividade, a mentalidade aberta, a maneira positiva de encarar a vida e a nossa cordialidade'', acrescentou Bebeto.