GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 13 de março de 2012

Em Caraguá não será diferente...

"O NOSSO TEMPO NÃO É O TEMPO DE DEUS" A JUSTIÇA JÁ FEZ A SUA PARTE, FAÇA AGORA A SUA, DIGA NÃO!

POIS O EX-PREFEITO WR ACHA QUE VOCÊ CIDADÃO DE DUQUE DE CAXIAS É IDIOTA, BARRADO PELA LEI DA “FICHA LIMPA”, ELE PENSA EM COLOCAR O IRMÃO PARA CONTINUAR TE ENGANANDO

O deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis deverá ser o primeiro réu da decisão do STF a confirmar a vigência da Lei da Ficha Limpa nas eleições de outubro. Depois de consultar alguns juristas e até juízes e diante do fato de que teve as contas de 2003 e 2004 recusadas pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Câmara.

06ª. SESSÃO ORDINÁRIA DE 13 DE MARÇO DE 2012

ORDEM DO DIA
DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA:

VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 73/2011 VER AGOSTINHO LOBO DE OLIVEIRA Dispõe sobre o atendimento preferencial de pessoas portadoras de diabetes nos locais que especifica e dá outras providências. (MANTIDO)

VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 118/2011 Ver OMAR KAZON Altera a redação do artigo 1º da Lei Municipal nº 1295, de 04 de dezembro de 2006, que institui o Dia Municipal dos Esportistas de Caraguatatuba. (MANTIDO)

VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 125/11 – Ver AURIMAR MANSANO - Denomina de “Henrique Paulo Acir Wiczer” a Praça Pública localizada no loteamento Portal da Tabatinga. (REJEITADO)

PROJETO DE LEI Nº 109/2011 – Ver OMAR KAZON – Introduz alterações na Lei Municipal nº 1426/87, que disciplina o comércio ambulante no Município de Caraguatatuba e dá outras providências. (ADIADO)

Sete problemas causados pelo uso de roupas apertadas Solte seu corpo e previna-se de varizes, dores nas costas e até má digestão

ocê vira de costas e olha o bumbum no espelho: perfeito, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa, coxas e penas desenhadas dentro da sua calça jeans. Com ou sem strecht, o modelo ideal deve se ajustar perfeitamente ao corpo, como tivesse sido costurado nele. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.

Varizes, dificuldades de digestão, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Atente-se às dicas do dermatologista Gilvan Alves, de Brasília, da nutricionista do Minha Vida Karina Gallerani, do ginecologista Odair Albano, do Hospital Maternidade de Campinas, e do angiologista Augustus César de Araújo, de Brasília..

mulher em cima da cama tentando vestir uma calça jeans - Foto Getty Images
Circulação sob risco
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.

Oito males que mais ameaçam a saúde dos brasileiros Obesidade, DSTs, dengue, entre outras doenças, colocam a população em risco

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 59,5 milhões de brasileiros (31,3% da população no Brasil) têm alguma doença crônica - problemas que geralmente se desenvolvem de forma lenta e duram por muito tempo, como hipertensão, asma e diabetes. Quase 6% das pessoas declaram ter três ou mais desses problemas.

Em outro levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, o estudo Saúde Brasil 2008 (o mais recente divulgado), aponta quais são as doenças que mais afetam a população brasileira. Algumas delas, como obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, dengue e problemas cardiovasculares, apresentam números cada vez mais preocupantes. A seguir, veja como se proteger e passar longe desses males:

Obesidade - Getty Images
Obesidade: cerca de 43,3% das pessoas, com mais de 18 anos, que vivem nas capitais brasileiras estão com sobrepeso. "É preciso comer menos, fazer atividade física regular e fazer avaliação clínica periódica para combater a obesidade e diminuir os riscos de problemas que o sobrepeso traz para saúde", diz o cardiologista Expedito Ribeiro

Saiba diferenciar Alzheimer e envelhecimento Esquecimentos, mudança brusca de humor e falta de iniciativa pedem atenção

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e provoca a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e/ou espaço e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente até a dependência total do paciente.

Porém, os sintomas do Alzheimer vão além do simples esquecimento do dia-a-dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Problemas impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. O diagnóstico precoce é chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doença.

A Alzheimer Association, nos Estados Unidos, desenvolveu um teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer.

Sr. Marcos Pereira, presidente nacional do PRB


Mulheres que contribuem com a cultura caiçara recebem tributo da prefeitura

A noite de domingo, foi de muita emoção para as mulheres homenageadas pela Administração Municipal de São Sebastião por suas contribuições à cultura caiçara. Segundo o diretor de Cultura da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Emanuel Araújo, a mostra cultural “Mulheres do Litoral” foi uma forma de homenagear todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. “Para isto, foram selecionadas algumas personalidades de diversas expressões artísticas para que todas se sentissem representadas”, informou Araújo.
Antes de receber o tributo, cada uma das homenageadas fez uma breve apresentação dentro de seu segmento. A assessora cultural Didi Moreira interpretou um fragmento da obra Medéa. Em seguida, a homenagem foi pela literatura e quem subiu ao palco foi a poetisa e escritora, Maria Angélica de Moura, que declamou o poema “Saia de crochê”, de sua mãe, também poetisa, Beatriz Puertas.
Logo depois foi a vez de Nativa da Conceição Matos mostrar todo seu talento na música. Aos 82 anos, mesmo com baixa mobilidade, a tocadora entoou a música com perfeição e emocionou o público e seus familiares que prestigiavam o evento. Ainda no meio musical, as cantoras Elizabeth Cristina do Nascimento Rocha e Maria Izabel Ginder deram um verdadeiro show com suas vozes fascinantes. A primeira interpretou “Gostava tanto de você”, de Tim Maia, e a última cantou “Força estranha”, de Caetano Veloso.
Na contação de histórias e memórias caiçara, a professora Neide Palumbo representou todas as mulheres que se dedicam em manter viva a tradição de contar causos na região. Já nas artes visuais, quem recebeu a homenagem foi a artista plástica Edna Camargo Mattos, que expôs suas peças em aquarela no saguão do Teatro Municipal.
A coreógrafa Martine Blain, homenageada no meio da dança, levou o grupo que coordena, “Guadalquivir”, para apresentar diversas coreografias de flamenco. Para finalizar, a escritora e professora de história, Adriana Celi, que também recebeu o tributo, lançou o seu livro “Solar de Anita”.

Município participa de Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Sete delegados de Ubatuba, sendo dois adolescentes, participarão na próxima semana da 4ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Taubaté, que terá como tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios”. A Conferência visa debater a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que passou por consulta pública em 2011 e está em fase de finalização.
Ubatuba foi convidada a participar da organização do evento, sendo representada por Lúcia Helena Cosmo e Vilma Moreira Bispo, integrantes da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba). Ainda fizeram parte da comissão de organização da Conferência representantes das cidades de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Taubaté.
A 4ª Conferência Regional acontece hoje, no Sedes, a partir das 8h, e contará com a participação de 39 municípios. No mês de maio acontecerá a Conferência Estadual, em local a ser definido e em julho, Brasília sediará a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Eixos

Os eixos estratégicos a serem trabalhados na conferência são: Promoção dos Direitos de Crianças e de Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Recapeamento do trecho norte da SP-131 começa nesta semana

A obra de recapeamento do trecho norte da SP-131, em Ilhabela, começa nesta semana. Na semana passada, o prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), esteve reunido com o secretário Estadual de Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e também com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, que garantiram o início da obra.
A principal novidade é o prolongamento da obra de recapeamento que antes iria até a Ponta das Canas e agora seguirá até a Pacuíba. “Esta é realmente uma grande conquista para Ilhabela, que espera há mais de 15 anos por esta obra. Primeiro realizamos a recuperação do trecho entre o fim do asfalto e a Praia do Jabaquara, por meio do Programa Melhor Caminho. Agora, vem aí o recapeamento de todo o trecho de asfalto do norte da ilha, que irá até a Pacuíba”, comemora o prefeito Toninho Colucci.
O anúncio da obra foi feito em junho do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin durante o evento “São Paulo Governo Presente”, em São José dos Campos. Antes, o prefeito Toninho Colucci já havia se reunido com o próprio governador e também com o chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, para cobrar tal melhoria na estrada.
Desde então, a obra seguiu para licitação e no dia 9 de dezembro do ano passado foi definida a empresa vencedora: a TCL Tecnologia e Construções Ltda., que ganhou a concorrência e executará o serviço com investimento de aproximadamente R$ 9,9 milhões. “As reuniões que fizemos com o governador e as constantes cobranças deram resultado e agora teremos este investimento na recuperação da estrada, que beneficiará muito os moradores do lado norte e os turistas que visitam àquelas praias, movimentando a economia local”, destaca o prefeito de Ilhabela.
O deputado estadual Edmir Chedid destaca a conquista para a cidade. “Fico impressionado com a determinação do prefeito Toninho Colucci em oferecer melhorias à população com diversos investimentos. Não são muitos prefeitos em nosso Estado que tem esse ritmo”, conclui.

Nova empresa de ônibus conclui reformulação de horários de linhas

Trabalho foi realizado com base em pesquisa de opinião e sugestões da Prefeitura, entidades, clubes de serviços e ONGs do município

A Expresso Fênix, nova concessionária do transporte coletivo de Ilhabela, concluiu na última semana a reformulação do sistema de operação dos horários das linhas do transporte coletivo de passageiros. A reformulação ocorreu após o primeiro mês de concessão da empresa no município e esteve baseada na realização de um trabalho de pesquisa com os usuários do sistema, que também contou com a participação da Prefeitura e de uma série de sugestões enviadas por entidades, clubes de serviços e ONGs (organizações não governamentais). A intenção foi aprimorar o sistema para a comunidade. “Hoje Ilhabela tem uma das tarifas mais baixas do país, pois conseguimos reduzi-la de R$ 2,50 para R$ 2,20 e, além disso, implantamos o bilhete único, que possibilita ir de norte a sul pagando uma única passagem. A questão dos horários de linhas era questão de tempo a regularização”, salientou o prefeito.
No primeiro mês de concessão, a Expresso Fênix operou com base num sistema de linhas articuladas para atender a demanda observada entre norte e sul de Ilhabela. A partir desta reformulação, a empresa manteve como prioridade a necessidade destes usuários e, principalmente, dos estudantes das unidades das redes públicas estadual e municipal de ensino. “A empresa operou neste primeiro mês com fundamento em um processo de adaptação do sistema de transporte, respondendo efetivamente pela concessão do sistema”, disse o diretor assistente do Grupo Fênix, Victor Hugo Chedid.
Ele explicou que as reformulações do sistema de operação dos horários das linhas tiveram início após nove dias de concessão, fato considerado normal dentro do processo de implantação. “Nossos técnicos, em conjunto com o poder concedente, puderam reavaliar as necessidades da comunidade e chegar à conclusão de que o modelo anterior deveria ser mantido e aperfeiçoado. Também realizamos estudos com base na demanda de passageiros e, principalmente, na necessidade que foi observada entre os trabalhadores e estudantes do município”, completou.
O diretor assistente Victor Hugo Chedid garantiu que, desde o início, a intenção da empresa foi a de contribuir com o sistema de transporte coletivo de passageiros de Ilhabela, que se tornou uma referência não somente no município, mas em todo o litoral norte do Estado devido à tarifa de apenas R$ 2,20 – uma das menores no país – e devido à frota composta por veículos com média de 3,8 anos de utilização. Além disso, ele agradeceu o empenho da comunidade, entidades, clubes de serviços e de ONGs em apontar as dificuldades e sugerir as melhorias ao sistema.
“A empresa também se baseou no relato de usuários de linhas para propor a reformulação à prefeitura. Afinal, os usuários estão atuando como parceiros em todo esse processo, numa responsabilidade que também aparece associada ao trabalho de entidades de classe, clubes de serviço e de Organizações Não Governamentais que nos procuraram neste período de implantação para demonstrar a sua preocupação em relação à qualidade do transporte coletivo de passageiros. A opinião, a crítica de certa forma, tem contribuído para o sucesso da nossa atividade no município”, finalizou.
As sugestões e as críticas encaminhadas para a empresa são analisadas por técnicos e conselheiros do Grupo Fênix conforme a política de qualidade adotada em benefício do usuário do sistema de transporte coletivo de passageiros dos municípios em que possui operação no Estado. Neste sentido, a Expresso Fênix disponibilizou o serviço 0800 (0800 771 7899) e o portal www.bilheteunicoilhabela.com.br para que a comunidade possa apontar os problemas e sugerir as melhorias ao sistema de transporte coletivo de passageiros de Ilhabela. A partir desta semana, a Expresso Fênix distribuirá, gratuitamente aos usuários do sistema, um informativo com a tabela de horários.

Exposição de Mola marca comemorações ao Dia do Caiçara

Com o objetivo de manter as raízes caiçaras, sem perder a essência e preservar a cultura da cidade, a Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Caiçara, celebrado no dia 15 de março.
Na próxima quinta-feira, o pátio interno da secretaria será palco para a festividade que começa a partir das 18h30. Haverá farinhada, homenagens aos caiçaras, exposição de artes visuais e a apresentação da Camerata Difusa.
De acordo com a Sectur, a programação será aberta com a tradicional farinhada, a ser feita pelo mestre farinheiro Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino. Na cozinha, as mandiocas serão descascadas e raladas para depois irem direto ao forno à lenha. Assim que estiver no ponto, ela será servida para todos que estiverem no evento.
A farinha faz parte do cardápio do caiçara e acompanha quase todos os tipos de pratas, tanto os doces quanto os salgados. Ela é servida com peixe, banana, e até pura, como o típico “biju”.
Ainda na mesma noite, às 19h30, será aberta a exposição “Imagens de São Sebastião”, com obras do artista Sérgio Fernandes Cirino, o Mola. O acervo contém 11 peças que foram doadas à Sectur pelo colecionador Paulo Rogério.

O artista

Mola nasceu em São Vicente, Baixada Santista (SP), porém foi criado desde os seis anos de idade em São Sebastião. O apelido, ganhou ainda garoto, quando pulava na pedra da Praia Grande. Como demorava para decidir se caía na água ou não, ia e voltava à pedra, como uma mola, até criar coragem e mergulhar no mar. O medo passou, mas o apelido ficou.
Quando jovem, trabalhou na pesca e na área portuária até ficar desempregado e andar pelas ruas de São Sebastião. No período das ruas, pintou certa de 500 quadros. Essas obras foram espalhadas em outros países, através da bagagem de embarcados, maioria de seus clientes.
Mesmo com seus problemas alcoólicos há alguns anos, Fernandes não perdeu sua veia artística. Sensibilizado com sua vida, por iniciativa própria, o pintor decidiu se tratar. Após esta iniciativa, Mola procurou a Sectur para pedir um espaço e expor seus trabalhos, além de, diariamente, fazer suas pinturas em tela. Diante de sua história, a Prefeitura aceitou e decidiu apoiar o artista, cedendo um espaço na própria secretaria para que pintasse suas telas e as expusesse.
A maioria de seus trabalhos retrata o porto, as praias, montanhas e a região central de São Sebastião, principalmente a área do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), Transpetro e Petrobras, com seus tanques desenhados.
Curiosamente, sem nunca sobrevoar a região, os trabalhos de Mola retratam paisagens aéreas. O artista usa sua imaginação e memória de uma maneira precisa.

Obras

Com apenas o ensino primário, Mola fez sua história artística na região. Como o artista é autodidata, seus quadros não seguem regras e não estão ligados à escola ou tendência. Estas obras são conhecidas como Naif, também chamada de ingênua ou primitiva, como é mais conhecida no Brasil, que é o trabalho produzido por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, tendo por inspiração retratar temas populares tanto do campo como da cidade.
Apesar disso, na prática também existem “escolas” de artistas Naïf. O que caracteriza esta arte são as cores vivas, uma imaginação criativa, espontânea e informal.

Homenagens

Ainda durante o evento, às 20h, mestres da cultura caiçara de São Sebastião serão homenageados, entre eles, Jandira Peixoto de Oliveira, Sebastião Salomão de Oliveira, Álvaro Dória Orselli, Reinaldo Joaquim de Santana, Hilda dos Santos Leite, Benedito Moreira Galvão, Valdemar do Espírito Santo, Neide Palumbo, Nelson dos Santos, Luzia Marques, Lavínia Matos, Noemi Matos, Doralice França Pereira e Benedicta C. do Valle Pombo. Para finalizar a comemoração em grande estilo, às 20h30, o público poderá prestigiar a apresentação da Camerata Difusa.

Câmara discute comércio de ambulante e vetos às propostas no Esporte e Saúde

A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje na sessão projeto que disciplina comércio de ambulante e vetos relacionados às áreas de Esporte e Saúde.
O Vereador Lobinho (PSDB) discute Projeto de sua autoria que foi vetado pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), que dispõe sobre atendimento preferencial aos portadores de Diabetes.
O segundo Veto da noite é do projeto do Vereador Omar Kazon (PR), sobre a alteração feita na redação da lei que instituiu o Dia Municipal do Esportista na cidade.
Finalizando os Vetos a praça pública denominada Henrique Paulo Acir Wiczer, no bairro da Tabatinga, pelo Vereador Aurimar Mansano (PTB), será discutida também na sessão.
O único projeto que não trata de Veto tem a autoria do Vereador Omar Kazon e altera a lei 1426/87 que disciplina o Comércio Ambulante na cidade.

Agência da Caixa em Caraguatatuba passa a oferecer crédito por sistema de penhor

A Caixa Econômica Federal expandiu sua rede de penhor para o Litoral Norte, desde ontem. A agência Caraguatatuba foi totalmente preparada para oferecer o empréstimo, por intermédio do penhor, para seus clientes.
Com 151 anos de existência, o Penhor da Caixa continua a ser uma linha de crédito muito atrativa por suas características de facilidade de acesso, rapidez e simplicidade. Para contratar o empréstimo, não é necessário avalista e o dinheiro é liberado na hora.
A modalidade de crédito por meio do penhor tem como base, para a concessão de empréstimo, a garantia de joias, metais preciosos e objetos como relógios e canetas e se destaca pela sua rapidez e facilidade na concessão do crédito. Para contratar um empréstimo na Caixa pelo penhor, basta o cliente levar a joia que será deixada como garantia e seus documentos pessoais a uma das agências do banco que trabalham com a modalidade. A joia é avaliada na hora e o empréstimo é liberado imediatamente. Podem ser tomados créditos a partir de R$ 50. Devido à garantia do empréstimo, essa modalidade possui uma das menores taxas de juros do mercado.
Outra característica do penhor é sua rotatividade. O prazo do varia de 1 a 180 dias, podendo ser renovado a qualquer tempo. A versatilidade é outro fator relevante que se reflete na utilização do empréstimo por diversos públicos, atendendo tanto as expectativas de clientes que buscam, por exemplo, a reestruturação financeira, e encontram no empréstimo um fôlego para reorganizar seu orçamento, quanto a clientes que dependem de recursos para uma necessidade imediata.
O produto é contratado predominantemente por mulheres (75%) com idade entre 35 e 50 anos. Cerca de 35% dos clientes são autônomos ou têm seu negócio próprio e pelo menos 78% do total de clientes já utilizaram esse tipo de empréstimo mais de uma vez.
No ano de 2011, o valor total de empréstimos concedidos, por intermédio do penhor, foi de R$ 5,9 bilhões, o que significa um crescimento de 20,9% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Algumas alterações nas regras de contratação contribuíram para o crescimento dos empréstimos que tenham joias como garantia. A principal delas foi o Super Limite, que disponibiliza o limite de crédito de até 130% do valor da joia deixada como garantia. Até março deste ano, o limite era de 85% do valor do bem. A valorização do grama do ouro, no mercado mundial, também ajudou a alavancar o valor emprestado.

Como contratar

Para contratar uma operação de Penhor, basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além dos bens que servirão de garantia, que podem ser joias e outros objetos de valia, como metais nobres, diamantes e relógios ou canetas de alto valor. Para liberação do empréstimo, não é realizada pesquisa cadastral. O limite mínimo é de R$ 50,00 e o máximo de R$ 100 mil por cliente.
As 466 agências da Caixa que estão habilitadas para operar com Penhor podem ser consultadas no sítio da Caixa (http://www1.caixa.gov.br/atendimento/index.asp). Os prazos de contratação variam de um a 180 dias e podem ser renovados em qualquer uma das 2.104 agências do banco.
A Caixa possui duas modalidades de empréstimo sob Penhor: o tradicional e o Micropenhor. Nos contratos de Micropenhor, destinados a clientes com menor renda, o empréstimo é limitado a R$ 1.500,00 por cliente, com taxa de 1,95% ao mês. Os documentos exigidos, as garantias e os prazos de contratação são os mesmos previstos no Penhor tradicional.

Possível união do PT com PSDB em Caraguá está fora de cogitação, garante diretório estadual petista

O PT de Caraguatatuba resolveu acabar com qualquer tipo de boataria com relação ao posicionamento do partido durante esse ano de eleições municipais. Com o apoio de dirigentes estaduais da legenda, o diretório municipal confirmou que o PT terá candidatura própria ao Executivo municipal, com nome já aprovado nas prévias 2012.
De acordo com o secretário de finanças do diretório estadual do partido, Irineu Casemiro, não existe qualquer alteração no projeto do PT de Caraguatatuba. “Eu fui um dos dirigentes selecionados para acompanhar as prévias do partido na cidade e o que foi decidido lá tem total legitimidade e apoio do PT de São Paulo e nacional. A pré-candidatura do Professor Rodolfo foi aprovada, com a condição de sermos cabeça de chapa. Portanto, não existe qualquer possibilidade de nos aliarmos ao PSDB local, como algumas pessoas más intencionadas sugeriram”, explicou Irineu, dizendo que a própria resolução do partido para esse ano impede essa aproximação.
“O PT decidiu recentemente que não será aprovado pelo diretório nacional qualquer apoio a candidaturas de políticos do PSDB, DEM e PPS. A única chance dessa aproximação em Caraguá é com o PSDB vindo apoiar nossa candidatura e, mesmo assim, isso teria de ser avaliado pelo diretório municipal”, ressalta o membro da direção Estadual do Partido.
Irineu Casemiro ressaltou que só ocorrerá alguma mudança no projeto se o pré-candidato aprovado nas prévias retirar seu nome. “Só existirá uma mudança no processo, se o professor Rodolfo não estiver mais à disposição do PT de Caraguá, o que acho muito difícil, pois ele é um militante antigo e que vem fortalecendo a legenda na cidade, justamente, para que seja possível uma pré-candidatura majoritária à prefeitura”, completou Casemiro.

Prefeitura não chega nem na metade da meta de exames para diagnosticar tuberculose

Campanha de Combate à Tuberculose termina na sexta. Até o momento foram realizados 33 exames. A meta é mil

Nesta sexta-feira, encerra a Campanha de Combate à Tuberculose, realizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde. O exame pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 17h.
O objetivo da campanha é diagnosticar novos casos da doença no município e alertar sobre os riscos decorrentes da doença, pois Caraguá é uma das cidades com maior índice de casos do Estado de São Paulo. Até o momento, foram realizados 33 exames. A meta é realizar mil.
As pessoas que apresentarem sinais de emagrecimento, cansaço fácil, suor, febre noturna e tosse constante, há mais de três semanas, devem procurar a UBS mais próxima. A contaminação acontece pelo ar, na respiração.
O exame é rápido e gratuito e o diagnóstico é feito pelas enfermeiras. Se a doença for diagnosticada, o paciente é encaminhado para tratamento com medicação durante seis meses.

Serviço
Campanha de Combate à Tuberculose
Até dia 16 de março, das 8h às 17h
Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Motoristas enfrentam lentidão ao deixarem região pelas rodovias de acesso

O final de semana de sol e calor forte atraiu muitos turistas para o Litoral Norte e, conseqüentemente o grande número de veículos acabou congestionando alguns trechos, causando lentidão nas rodovias que dão acesso à região.
Segundo dados do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), cerca de 30 mil veículos deixaram o litoral no último domingo. Número significativamente maior comparado aos nove mil automóveis que passaram pelas rodovias dos Tamoios e Oswaldo Cruz, sentido as cidades de Ubatuba e Caraguá.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o movimento de volta para casa ficou intenso a partir do meio dia de ontem, registrando o maior índice de lentidão nos trechos de serra. O tráfego começou a fluir normalmente às 21h.
Segundo informações da Dersa (Empresa de Desenvolvimento Rodoviário S.A), passaram pela travessia da balsa Ilhabela/São Sebastião, quatro mil veículos aproximadamente. Os motoristas que deixaram para pegar a estrada no final da tarde encontraram dificuldade para cruzar os municípios, tendo de esperar por 1h30, pelas balsas que realizavam o trabalho de travessia. De acordo ainda com a Dersa, o maior índice de lentidão foi registrado entre 18h até as 21h. De acordo ainda com a Dersa, após este horário o fluxo voltou ao normal.

Secretaria Municipal de Turismo

Secretaria de Turismo - Gianni D'Angelo

Secretário: Abel Fabrício Dias Filho
A secretaria de Turismo tem por finalidade propor políticas e estratégias para o desenvolvimento das atividades e do potencial turístico no município, implementar o calendário de eventos turísticos e ainda organizar e executar planos, programas e eventos que incentivem o turismo local.

Apresenta a seguinte estrutura interna:
- Divisão de Desenvolvimento Turístico
- Divisão de Programação e Eventos
Endereço: Praça Diógenes Ribeiro de Lima, 140 – Centro
3897-7910 / 3897-7920 / 3897-7921

e-mail: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Posto de Informações Turísticas no Terminal Rodoviário de Caraguatatuba
turismocaragua@hotmail.com

Campanha de Combate à Tuberculose termina na sexta (16)

O resultado do exame é rápido e o tratamento gratuito
Nesta sexta-feira (16), encerra a Campanha de Combate à Tuberculose, realizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde. O exame pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 17h.
O objetivo da campanha é diagnosticar novos casos da doença no município e alertar sobre os riscos decorrentes da doença, pois Caraguá é uma das cidades com maior índice de casos do Estado de São Paulo. Até o momento, foram realizados 33 exames. A meta é realizar mil.
As pessoas que apresentarem sinais de emagrecimento, cansaço fácil, suor, febre noturna e tosse constante, há mais de três semanas, devem procurar a UBS mais próxima. A contaminação acontece pelo ar, na respiração.
O exame é rápido e gratuito e o diagnóstico é feito pelas enfermeiras. Se a doença for diagnosticada, o paciente é encaminhado para tratamento com medicação durante seis meses.

Serviço
Campanha de Combate à Tuberculose

Até dia 16 de março, das 8h às 17h
Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Hospital Regional não virá, afirma gestor da Casa de Saúde Stella Maris

“Se depender do Governo do Estado será feita a regionalização dos serviços de saúde no hospital já existente em Caraguatatuba ao invés de construir um novo equipamento público”. Com esta frase o gestor da Casa de Saúde Stella Maris, Amauri Toledo coloca em cheque a possibilidade da construção de um Hospital Regional em Caraguatatuba – uma das principais reivindicações dos prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
As declarações foram feitas durante uma Audiência Pública realizada no final da tarde da última sexta-feira na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Toledo chegou a esta afirmação depois de avaliar positivamente a saída do Pronto Socorro Municipal das dependências do hospital. “Temos a esperança com a possibilidade da inauguração de um novo Pronto Socorro o atendimento na Santa Casa ficará mais tranquilo. Poderemos, certamente, melhorar o atendimento de cirurgias e dedicar as atenções para outros setores da medicina”, frisou.
Um levantamento feito pela própria filantrópica apontou que somente no ano de 2011 passaram pelo Pronto Socorro mais de 120 mil pessoas. “No início tivemos uma série de conversas com a secretaria de saúde e a prefeitura e sempre pedimos ajuda para tocar o PS, porém, o entendimento foi o de retirar das nossas mãos a administração do pronto-socorro e sinceramente temos de ter esperança de que a medida de construir um novo equipamento irá melhorar o atendimento.
Se formos imaginar, somente no ano passado atendemos números equivalentes à população de Caraguatatuba com um aporte de 20 mil pessoas”, calculou.
O encontro que reuniu funcionários do hospital, sindicalistas e o deputado estadual Marcos Martins (PT-SP) – presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado serviu também para a apresentação de uma série de números e balanços de atendimento realizados anualmente pela filantrópica.
Toledo também fez questão de reforçar o déficit mensal do hospital de aproximadamente 300 mil reais fazendo comentários sobre o repasse feito pela Administração Municipal. “Os números divulgados pela Prefeitura são verdadeiros, é claro, mas, na verdade é preciso explicar e fundamentar a relação de atendimentos realizados. De fato, os recursos em 2008 eram de pouco mais de 9 milhões e em 2011 teve um salto para 19 milhões. No entanto, o número de atendimentos também aumentou consideravelmente saímos de 170.795 procedimentos realizados em 2008 para 611.292 quatro anos mais tarde”, ressaltou.

Curtas...Tamoios

Realmente não dá pra entender o motivo de o governo do Estado abrir licitação para as obras de duplicação do trecho de planalto da rodovia dos Tamoios. Há poucos meses de anunciar a empresa vencedora e finalmente cumprir a promessa feita por Mário Covas no final da década de 90, o pupilo Alckmin vem botando gente pra trabalhar na estrada, que aos poucos já vai ficando toda preparada para a duplicação. Assim, até o Paulo Preto vai querer participar da licitação, pois boa parte do trabalho já está sendo feita pelo próprio Governo.

Final do Tabuada Caraguá será nesta quinta

Nesta quinta-feira (15/03/2012) acontece a grande final do Tabuada Caraguá no Teatro Mario Covas a partir das 8h30 com a participação de 50 alunos de 26 escolas municipais. O concurso tem o objetivo de incentivar o estudo da matemática por meio das contas de multiplicação.
Os dez melhores colados disputam, com a rede estadual, uma vaga no concurso Tabuada Vanguarda, na próxima segunda-feira, 19, às 9h, no Teatro Mario Covas. 
No ano passado, o ex-aluno da Escola Antônia Antunes Arouca, Deivid Bertoldo, de Caraguá, foi campeã da Tabuada Vanguarda. Deivid venceu os representantes de 38 cidades da região. 
Para a supervisora de ensino, Marilene Mendonça Abel, a Tabuada Caraguá é uma iniciativa que mobiliza toda a comunidade escolar “Pais, professores, funcionários e alunos se juntam para estudar matemática e participar da competição. A Tabuada Caraguá é um evento que traz um movimento positivo nas escolas e incentiva o estudo da matemática de uma maneira divertida”, afirma.
Classificatórias: Nas últimas semanas, os estudantes da rede municipal participaram das etapas classificatórias da Tabuada Caraguá nas unidades escolares. 
A primeira fase foi nas próprias salas de aula. Os participantes com melhores índices seguiram para as finais das escolas, que aconteceram entre os dias 8 e 9 e reuniram alunos, professores e funcionários na torcida da seleção dos representantes para a final. 
Ao todo, 6899 alunos, de 9 a 13 anos participaram do Tabuada Caraguá 2012.

Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba

Secretaria de Educação
A responsabilidade da secretaria de Educação é formular a política de educação do município, coordenar e assessorar o sistema escolar, definir diretrizes estratégicas e assegurar o seu padrão de qualidade. Também deve oferecer atendimento em creches, inclusive conveniadas, e educação infantil e coordenar a administração dessas unidades.

Endereço
Avenida: Rio de Janeiro, 860 - Indaiá/Caraguatatuba
Telefones: (12) 3897-7000
E-mail: educacao@caraguatatuba.sp.gov.br

Afrah Modas tem novidades para você!!!! Agora com site......